Explorando o comportamento da luz

Iniciámos o ano letivo a explorar o comportamento da luz e a descobrir porque não vemos os objetos no escuro. Muitas observações foram realizadas e as conclusões registadas.


Também reproduzimos o arco-íris com uma lanterna e um copo de água, fazendo com que a luz branca se separasse nas suas 7 cores e construímos o disco de Newton que nos permitiu observar o efeito da soma das cores.


A mala da Ciência voltou à escola do Hospital.
Nesta primeira visita explorámos os comportamentos da luz: a formação do arco-íris, a propagação da luz e como atravessa alguns materiais. Por fim construímos um vitral com materiais translúcidos, transparentes e opacos.



Ainda realizámos a nossa primeira TeleAula com a Evelina do Pavilhão do Conhecimento. Explorámos a propagação da luz através de diversos materiais e observámos e experimentámos a formação de imagens em diferentes tipos de espelhos: planos, côncavos e convexos. Por fim, construímos um espelho para fazermos as nossas experiências.

2 comentários em “Explorando o comportamento da luz”

  1. Boas experiências e com elas é que se aprende bem! Deram-me uma ótima ideia para terminar o trabalho sobre a luz e o seu espectro: construção de vitrais… Bom trabalho e parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *