À velocidade da LUZ!

A LUZ VEM DAS ESTRELAS!!

Decorreu no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa, nos dias 14 e 15 de novembro, a 1ª Conferência de Professores EspAciais organizada pela ESERO Portugal (European Space Education Resource Office).
O projeto ESERO é um programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA) que usa o espaço como contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tecnologias e matemática.
Muitos e importantes temas foram tratados, desde a importância da exploração espacial à vida a bordo da ISS (International Space Station), ao contacto (via Skype) com um engenheiro português que trabalha no CERN (European Laboratory for Particle Physics) …enfim dois dias com muitas estrelas e claro….muita LUZ!
Aqui fica o registo de alguns locais virtuais onde podemos viajar com os nossos alunos e partir para muitas “missões engraçadas”:

REFLEXOS DE MUITA COR

E como comunicamos com LUZ (invisível)!, ligámos no passado dia 12 aos nossos parceiros da EBI da Bobadela e fizemos a construção de um caleidoscópio! Foi uma tarde muito atarefada mas com excelentes resultados!

O material necessário, tão preciosamente preparado pelo
Clube de Educação Tecnológica da EBI da Bobadela
A montagem do prisma triangular espelhado para o interior

Os nossos instrutores do Clube de Educação
Tecnológica da EBI da Bobadela
Quatro mãos não foram demais
A colagem foi fundamental para o resultado final
Os nossos instrutores acompanharam-nos até ao final,
monitorizando sempre a nossa execução
O caleidoscópio concluído
O amoroso caleidoscópio da Bruna
Para quem se interessa pelos magníficos fenómenos da LUZ aqui fica a indicação de um local onde podem ler um resumo, muito simplificado, sobre o tema Fenómenos da luz.

E A LUZ, POR CÁ, ESTÁ EM TODO O LADO!!

Uma das nossas alunas da Unidade de Hemodiálise está trabalhar a Unidade 1 de Química – 10º ano – Das estrelas ao átomo. Com ela, estamos a explorar um vídeo muito interessante do National Geographic Channel. Por isso, aqui fica a referência para que seja visto por muito jovens que se interessam por temas do Universo.

2 comentários em “À velocidade da LUZ!”

  1. Parabéns pelo vosso trabalho! Adoro caleidoscópios, pois são uns objetos muito bonitos. Obrigada pelas sugestões que são sempre tão úteis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *