Fizemos de conta que a nossa casa era em Inglaterra.
O Ruben leu uma história em inglês The Mixed-up Chameleon de Eric Carle que nos conta a vida de um camaleão que queria ser como os outros animais, porque não gostava de si próprio. Assim, vai mudando a sua aparência física, pois os seus desejos são sempre satisfeitos. Muda tanto que deixa de ser ele, ao ponto de não conseguir alimentar-se. Perde a sua personalidade, por isso fica triste e percebe que errou. Pede então o seu último desejo: ser ele mesmo de novo. O desejo é cumprido e fica feliz.
Construímos com papel esponja um camaleão com as partes de outros animais: pernas de flamingo, cabeça de elefante, pescoço de girafa, cauda de raposa. Demos-lhe o nome de camaleão baralhado.
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Ruben leu o conto em inglês |
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A mesa recheada de alimentos bons |
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O camaleão com partes de outros animais |
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Cada aluno ia ao quadro colocar uma peça do camaleão |
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A cara do elefante foi a mais divertida |
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A colocar a cauda da raposa |
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O camaleão mais baralhado |
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Outro camaleão menos baralhado |
A tarde foi bem passada e teve direito a um lanche à maneira inglesa, um verdadeiro tea
time ou afternoon tea: scones, panquecas e compotas de várias cores.
Dois alunos fizeram de conta que eram médicos nutricionistas e, como o conto fala das cores do arco-íris, resolveram ensinar-nos a importância das cores na nossa alimentação, bem como algumas curiosidades sobre alguns alimentos.
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Os scones e afins à nossa espera |
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Mirtilos, medronhos, amoras e framboesas |
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Coco, quivi, goiaba, anona, manga, papaia, goiabada |
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As panquecas |
As professoras trouxeram comida diferente e desconhecida de muitos como, por exemplo, coco, flores de perpétua roxa (ótimo para a rouquidão), chá de flores de calêndula, bolachas de alfazema, sal dos Himalaias, papaia, pera goiaba e a respetiva goiabada (o Samuel adorou esta) e tantas outras.
Degustámos uns saborosos frutos silvestres: mirtilos, framboesas, amoras e até medronhos experimentámos!
O projeto Troca de correspondência com uma escola de Santo Tirso vai de vento em popa. Aqui fica um registo do momento da receção das primeiras cartas. Entretanto, já respondemos e esperamos agora ansiosos pelas próximas cartas.
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A ler a sua carta |
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Tantas, as nossas cartas! |
Construímos uns sinos a partir da planificação de sólidos com as figuras dos Reis Magos para colocar na árvore do Serviço de Pediatria e uns presentes para enfeitar o jornal de parede.
Vamos aprender a fazer uns postais com pop-ups de árvores de Natal para oferecer.
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A fazer um presente a partir da planificação do quadrado |
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O presente |
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Elaboração de árvores de Natal para os postais |
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Árvores feitas |
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Elaboração de postais pop-up |
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Postal da Letícia |
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Postal da Mariana |
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Postal da Carolina |
No ano 2016, publicaremos mais alguns postais.
Desejamos a todos um feliz Natal!
Muito interessante. Um camaleão que dá que pensar!
Relativamente à educação alimentar, partilho um projecto que conheci hoje e que parece valer muito a pena – http://www.almocovirtual.pt
As escolas podem pedir a visita de um autocarro-refeitório muito especial. Neste refeitório, os alunos podem servir-se de "comida" à vontade. Ao "pagar" recebem informação sobre as suas escolhas.
Votos de Feliz Natal aceites, agradecidos e retribuídos!
Muito bem, gostei muito da atividade do Camaleão e das atividades de Natal.
Fiquei curiosa com a sugestão do Rui e fui fazer uma pesquisa sobre o Almoço Virtual. É mesmo um projeto muito interessante. No site tem um jogo que vale a pena experimentar.
A todos, um Bom Natal!
A todos, um Bom Natal!
Que seja um Bom Natal para todos nós!
Beijinhos
Filomena
Obrigada, Rui e Filomena. Muito obrigada. Vou pesquisar com atenção nesta interrupção letiva.
Beijinhos e bom Natal!
Sónia