Nova visita aos Namban-Jin – Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA)
Através de um exercício de observação pormenorizado dos famosos Biombos Namban, dos pintores Kamo Naizen e Kano Domi, e com a ajuda da Rita Gonçalves do MNAA, revisitámos a chegada das naus portuguesas a esse país longínquo que é o Japão, ao porto de Nagasáqui, no séc XVI. Nesta viagem levámos novos viajantes a descobrir quem eram e como se vestiam os vários intervenientes desta aventura, como eram as naus, qual a sua valiosa carga, entre outras curiosidades. Aproveitámos o balanço e espreitámos um pouco mais da cultura japonesa dos nossos dias.
Aqui deixamos registado algum do vocabulário resultante desta sessão para conhecimento de todos:
Namban-Jin = Bárbaros que vêm do sul
Bombachas = Calças curtas e largas
Kurafuné = Barco Negro
Samurai = Guerreiro japonês
Karpa = Peixe da Boa Sorte
Momidje = Árvores que dão flor de cor amarela e vermelha típicas do Japão
Sushi = Um prato da culinária japonesa que possui origem numa antiga técnica de conservação da carne e de peixe em arroz avinagrado
HelloKitti = Desenho animado criado no Japão
Mangá ou manga = Banda desenhada no estilo japonês (várias mangas dão origem a animes)
E ainda palavras japonesas que fazem parte do português:
Biombo = Byobu
Quimono = Kimono = Veste típica do Japão
Judo = Judo
Caratê – Karate
Mais uma vez agradecemos à Rita ter-nos proporcionado uma manhã tão interessante e curiosa através das histórias dos Namban-Jin!
Clube de Educação Tecnológica da EBI da Bobadela já é nosso património
Como já é da tradição no 3º período, desta vez o encontro TeleAula foi ao vivo…
Partindo da história da Fábrica de Porcelana de Sacavém, os nossos alunos montaram painéis representativos dos famosos padrões usados nas pinturas das porcelanas, utilizando para isso as sete peças do Tangram. Para o sucesso desta atividade, contámos com a preciosa ajuda do grupo de alunos e professores do Clube de Educação Tecnológica da Escola Básica Integrada da Bobadela (C.E.T.), que previamente prepararam todo o material necessário e dinamizaram a sessão.
Sucederam-se ainda mais atividades, que passaram pela composição do tangram com imagens alusivas às louças de Sacavém e a resolução de desafios matemáticos e figuras usando as sete peças do tangram.
Foi uma TeleAula ao vivo Muito Dinâmica e Divertida!
MUITOS PARABÉNS a todos os elementos do C.E.T. que tanto contribuíram para que tal fosse possível!
Dia Mundial da Criança
O final de ano letivo não seria o mesmo se não se comemorasse este dia.
O núcleo pedagógico do Hospital de Dona Estefânia sugeriu atividades para esta comemoração, por solicitação do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central. O Serviço de Apoio Escolar ao 2º/3º ciclos e secundário propôs cinema. Esta atividade iria complementar as outras atividades do programa. Desenvolvemos duas sessões, a primeira como aperitivo, logo no dia 30 de maio, e a segunda sessão no próprio dia 1 de junho. O filme foi votado e escolhido pelos espetadores.
Pois é, ele foi cineminha, um jogo de tabuleiro dinamizado pelo núcleo educacional do Museu da Cidade de Lisboa, pinturas faciais e teatro trazidas pelos alunos do 1º e 2º anos do Curso de Apoio à Família e Comunidade da Casa Pia de Lisboa. A brincar e de forma bem divertida este grupo conseguiu apelar à reciclagem do lixo, contribuindo para a consciencialização de que, através de pequenos gestos como esse, todos somos responsáveis por mantermos/conservarmos e lutarmos por um PLANETA MELHOR e MAIS LIMPO.