Expressão é comunicação

Ao depararmo-nos com dois jovens com internamentos de longa duração, com a mesma idade (14 anos), oriundos do mesmo país (Angola) sem qualquer vínculo a escolas em Portugal ou ao currículo português, surge a questão: o que fazer com estes jovens?

Foi com base nesta dúvida que resolvemos potenciar uma amizade a distância baseada no trabalho das paixões de cada um deles (um que adora desenhar e outro que adora escrever poemas). E assim surgiram estas páginas de um livro que ainda está em construção… tal como a amizade 🙂

Poema e ilustração (jovem dá algo a um pedinte) sobre a bondade Poema e ilustração (uma mulher de cabelo curto) sobre a mulher Poema e ilustração (homem e mulher que se abraçam) sobre o amor Poema e ilustração (criança brinca com nariz de adulto que a segura ) sobre a criança Poema e ilustração (homens e mulher jogam voleibol de praia - o mar e o sol em fundo) sobre o mar Poema e ilustração (pessoas de mão dada) sobre amizade verdadeira Poema e ilustração (jovem na cama dorme e há uma mochila e livros e uma bola pelo chão ) sobre sonhar

Para além do apoio escolar dado diariamente aos vários jovens internados no Hospital de Santa Maria, a escola continuou a receber a visita de vários parceiros.

A Evelina e o Filipe trouxeram-nos do Pavilhão do Conhecimento o fascinante mundo das metamorfoses. Analisámos algumas borboletas e com a lupa estereoscópica vimos pormenores impossíveis de observar a olho nu… como a espirotromba! Construímos um modelo das metamorfoses da borboleta, não esquecendo os ovos, a lagarta, a pupa e, claro, a borboleta! Foi uma tarde espetacular.

Evelina e o Filipe do Pavilhão do Conhecimento com alunos e professoras

Borboletas em caixas redondas transparentes

Alunos pintam as suas borboletas

Borboletas recortadas e pintadas

Numa videochamada, a Evelina ensinou-nos a construir um animal especial. Escolhemos o animal e conseguimos pô-lo a mexer e iluminámos o seu nariz… tudo com a ajuda de um motor, led e pilhas. Foi muito divertido!

Professora Diana com alunas e Evelina no computador

Professora Diana com alunas e Evelina no computador

Professora Diana com alunas e Evelina no computador - animais quase concluídos

Animais concluídos - Panda, porco e gato com ventoinha e nariz vermelho aceso

O professor Paulo Torcato veio acompanhado com o André e estivemos a programar os robos BOTs . Foi uma sessão muito animada, principalmente quando os programámos para os levar a passear tal como fazemos com os cães. Sim, e estes também ladravam!

Porf Paulo Torcato e alunos com BOT e tablets

Também tivemos a visita da Andreia, do Ricardo e do Rui que vieram do Museu Calouste Gulbenkian com uma proposta de atividade de outros tempos – Diz que disse!. O Ricardo, como nunca viu elefantes, desenhou um baseado nas nossas descrições. Depois foi a nossa vez de descrever e de desenhar. Por fim, com base na descrição de Fernão Mendes Pinto, desenhámos todos um “caquesseitão”… Tentem vocês também! Foi uma manhã muito bem passada 🙂

Ricardo e Rui do Museu Calouste Gulbenkian, professoras e alunos

Ricardo e Rui mostram um elefante desenhado com nariz de pessoa

Alunas a desenhar e a ver imagens

Alunos e adultos desenham e pintam as suas criações

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *