O valor de um sorriso…

Viagem à pintura de Jhieronimus Bosch – Museu Nacional de Arte Antiga

Partimos à descoberta da pintura As tentações de Santo Antão, com 500 anos, do famoso pintor holandês. Explorámos alguns pormenores desta famosa pintura como a sua técnica e as figuras que tão bem retratam a sociedade da época.

Irina mostra o tríptico As tentações de Santo Antão aos alunos e professores

Alunos e professores

Concluímos a atividade observando Homem Árvoreum desenho do mesmo artista. A cada um foi proposto pintar esse desenho sem esquecer a mensagem de Bosch de que “A floresta está-nos sempre a ver”!

Alunos a desenhar

Obrigada, Irina, por nos teres proporcionado esta Belíssima Viagem!

Gira-Flor – Clube EducaçãoTecnológica da E. B. I. da Bobadela

Ao vivo e a cores recebemos os nossos amigos do CET da E.B.I. da Bobadela. Com as explicações e apoio preciosos dos jovens alunos e professores, montámos um gira-flor.

Alunos e professores do CET Bobadela ensinam a fazer um gira flor aos alunos do hospital

 

 

Aluno constroi um gira flor

 

 

 

 

 

 

Digam lá se não ficou o máximo?!

Aluno constroi um gira flor          Aluno constroi um gira flor          Aluno mostra o gira flor em funcionamento

Agradecemos aos professores Carlos e Vitor e aos alunos Derry, Yasmin, Beatriz, Bruna e Daniela esta tarde tão divertida e colorida!

Aluna mostra o gira flor em funcionamento

Linguagem Código 2 – Academia Código Júnior

Nesta sessão aprendemos que através da programação desencadeamos ações – os eventos. Aprendemos a programar/atribuir funcionalidade a algumas teclas, por forma a criarmos um código personalizado para permitir à nossa bolinha e à nave espacial teimosa atravessarem um labirinto.

Alunos, animadora e professoras com tablets

Jogo no ecrã da sala

Não foi fácil, mas conseguimos. VIVA!!!! Estamos todos de parabéns!

Obrigada, Sofia e Isabella, por nos proporcionarem mais esta sessão!

Jogo da Glória  – Teleaula Escola Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão

Finalmente realizámos o jogo da Glória de Cultura Geral por videoconferência com a escola do CMRA. Partilhando o “tabuleiro no ecrã”, lá fomos avançando jogo fora, tentando acertar no Quiz de Questões e no Quiz de Imagens sobre Portugal, que nos iam calhando.  O jogo foi renhido e divertido com avanços e recuos de parte a parte acabando os nossos amigos de Alcoitão por levar a melhor, estando por isso de parabéns. Aproveitámos ainda o momento para conversar um pouco e rever antigos amigos.

Slide com perguntas

Ecrã com o jogo da Glória

Semana da Criança

Entrada do Hsopital com balões e jornal de parede com mensagens

Ser Criança comemorou-se no HDE numa semana muito intensa de atividades, visitas amigas, muita magia e animação. De 27 de maio a 01 de junho, os núcleos educativos do hospital organizaram, com o apoio dos parceiros de sempre, uma semana com atividades que fizeram a delícia das crianças mas também dos adolescentes e dos adultos.

Começámos com uma animada aula de culinária com o Chef Louis que veio do Museu da Criança falar-nos de alimentação saudável. E foi também com a sua saudável loucura que nós aprendemos e rimos, rimos muito!

Cozinheiro com mesa de alimentos             Alunos           Alunos e cozinheiro      

Foi com grande entusiasmo que recebemos a proposta da atividade Histórias Animadas trazida pelo nosso parceiro, o Departamento de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian. Observámos animais fantásticos existentes em peças do Museu, imaginámos e desenhámos o nosso próprio animal com base nos sons que ouvíamos e com ele criámos uma história que resultou numa pequena animação. Foi muito divertido ver o produto final do nosso trabalho, um filme!

Animador mostra imagem com animal                   Alunos criam os seus animais                 Animadora faz sons com materiais                             Animais no retroprojector

Viajámos também pela História  na Minha Aventura pela História de Portugal que nos proporcionou o Museu da Criança e de forma divertida percorremos as diferentes Dinastias e falámos das personagens mais importantes de cada uma delas. E houve torneios e lutas, bailes, viagens de caravela e tudo o que a imaginação nos permitiu.

Alunos observam personagens vestidas como nobres               Alunos observam personagens vestidas como nobres e crianças             

O Museu da Marioneta trouxe-nos a proposta de realizar um fantoche de espuma e claro que ninguém se negou ao desafio, pusemos mãos-à-obra e os resultados estão à vista! Ufa, trabalheira boa e divertida!

                Alunos criam um fantoche              Alunos com os seus fantoches

Recebemos a visita da mascote da Brisa, o Brisinha, que nos veio falar de segurança e prevenção rodoviária e que nos ensinou uma canção… sim, porque a cantar também se aprende!

  Mascote Brisinha        Animadora da Brisa com os alunos a observar

E por falar em cantar… cantar e dançar foi a proposta das Histórias de Musear do grupo KAÔ, trazido pela  Fundação Calouste Gulbenkian, com os poemas de Eugénio de Andrade em “Aquela nuvem e outras”. Que bom foi relembrar canções que ouvíamos às nossas avós e que se perderam no tempo e que, quando começamos a cantar, como por um passe de magia, regressam à memória!

                 Animadora do Kaô interage com aluno               Alunos e animadoras do Kaô

 Animadora do Kaô com adufe e aluno                            

Os alunos da Casa Pia de Lisboa, apresentaram uma peça de fantoches As cores do arco-íris, que nos contou uma história muito interessante sobre o que nos faz diferentes mas, no fundo, iguais. Presentearam-nos também com a surpresa de pinturas faciais e assim apareceram umas caritas transformadas em Homens-aranha, piratas, leões e até a Hello Kitty.

  Alunos da Casa Pia e do Hospital               Alunos da Casa Pia e do Hospital              Alunos da Casa Pia no palco e alunos do Hospital

 

Do Museu de Lisboa a proposta foi em Azul e Branco. Carimbámos e pintámos azulejos seguindo o modelo dos muitos que podemos encontrar em diferentes palácios de Lisboa, como no Palácio Pimenta.

Alunos fazem carimbos azuis Desenhos de azulejos criados pelos alunos

 

 

 

 

 

Para fechar a semana em grande, recebemos a visita da Mascote do Pirilampo Mágico trazida pela FENACERCI que nos veio oferecer o seu livro Voar com o Pirilampo Mágico com uma linda dedicatória do autor, Rogério Cação, e que espalhou magia por onde passou.

Mascote do Pirilampo Mágico com aluno        Mascote do Pirilampo Mágico com aluno     Mascote do Pirilampo Mágico com aluno com livro

Mascote do Pirilampo Mágico com aluno e livro

Mascote do Pirilampo Mágico com aluno no corredor

 

 

 

 

Chegámos assim, ao fim de mais um ano letivo. Como tudo passou tão rápido! Resta-nos agradecer publicamente a todos os nossos Amigos e Parceiros e outros com quem nos cruzámos, que tão gentilmente nos apoiaram e enriqueceram o nosso trabalho. Sem eles não teria sido possível animar os nossos QUERIDOS ALUNOS!

Obrigada, AMIGOS, e até para o ano!

Academia Código Júnior / Brisa / Casa Pia de Lisboa / CET da E. B. I. da Bobadela  / Fenacerci – Pirilampo Mágico / Fundação Calouste Gulbenkian / Museu da Criança / Museu de Lisboa / Museu Nacional de Arte Antiga / Museu da Marioneta


Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *