No passado dia 3 de julho, na Casa das Histórias Paula Rego, decorreu o Encontro Anual para Professores, Escolas e Instituições, promovido pelo Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus, que visa fazer um balanço das atividades culturais e educativas dos vários espaços que compõem este novo conceito de cultura em Cascais.
Foi também feita a apresentação do programa ENVOLVE-TE para o ano letivo de 2019/2020 e dos Laboratórios de Experimentação, atividades destinadas a docentes da comunidade educativa, que decorreram durante a segunda semana do mês de julho.
A escola de hospital do CMRA agradece a disponibilidade e o profissionalismo dos intervenientes na parceria que tem sido estabelecida ao longo de três anos com o projeto TeleAula – Hospitais na dinamização da atividade O museu vai ao hospital.
Espera-se a sua continuidade no próximo ano letivo!
Recebemos, ainda a visita da Joana Barroso e da Isabel, dos Parques e Jardins do Bairro dos Museus de Cascais, que nos trouxeram restos da natureza do Parque Marechal Carmona e dos jardins que circundam os vários espaços museológicos, para dentro da escola de hospital.
A sala ficou recheada de cheiros diferentes e de cascas de eucaliptos que pintámos com lápis de pastel a óleo.
A animação e a imaginação dominaram aquela hora que culminou com a construção de guardiões da floresta feitos com barro, paus, folhas, flores e sementes.
Na semana seguinte voltaram a visitar-nos e levaram, uma vez mais, elementos da natureza para podermos brincar e criar uma paisagem individual.
Foi um momento de alegria e de relaxamento que contou com a presença de dois músicos do projeto Música nos Hospitais que tornaram o momento ainda mais mágico.
O ciclo de atividades dinamizado pelo Bairro dos Museus, no âmbito da parceria entre os projetos ENVOLVE-TE e TELEAULA-HOSPITAIS, fechou o seu ciclo com a participação do Centro Cultural de Cascais (CCC), representado pelas mediadoras culturais, Mariana Pinto e Tânia Furtado.
Aprendemos o significado de natureza morta, através da análise e interpretação de alguns quadros de pintores famosos numa viagem no tempo desde o século I até ao século XXI.
A partir de uma natureza morta de Rafael Canogar, que se encontra em exposição no CCC, elaborámos as nossas naturezas mortas com papel rasgado, dobrado e colado, lápis de cera, lápis de cor e canetas de feltro, utilizando sempre uma única cor à nossa escolha.
A vontade de utilizar outras cores era enorme, mas não podia ser! A verdade é que as nossas obras de arte monocromáticas ficaram muito bonitas!
A exposição subordinada ao tema Plasticus maritimus, inspirada no livro homónimo da bióloga Ana Pêgo, ficará até ao início do próximo ano letivo no jornal de parede da escola do CMRA.
Após a atividade anteriormente publicada, continuámos a abordar o assunto com a criação de slogans, escolha de fotografias impactantes na internet (sempre devidamente identificadas quando são de autor) e a construção de um dos objetos mais poluentes dos Oceanos, as beatas dos cigarros. Como seria extremamente perigoso apanhar as beatas do chão (porque há imensas!) e trazê-las para o nosso jornal, fizemos com massa fimo imitações que depois pintámos e colámos.
Queremos deixar a todos os que nos visitam um apelo para que se tornem ativistas na luta contra o plástico.
A todos desejamos uma boas férias conscientes e saudáveis!