Aprender a tecer com plantas fibrosas em teares feitos de ramos de árvores foi a proposta que o Luís Simões, da Pano Palha, trouxe à escola de Alcoitão.
De onde vêm os teares? Que árvores nos ofereceram os seus ramos e folhas para podermos com eles criar um objeto? foram algumas das perguntas que nos fizeram refletir e compreender que, ao nosso redor, dispomos de matéria prima disponível para elaborar trabalhos criativos e que é nossa obrigação viver em harmonia com o grande organismo vivo que é o Planeta Terra.
Cada um de nós começou a tecer uma pequena peça que não conseguiu terminar na primeira sessão. Por isso, o Luís ofereceu-se para vir à escola fazer uma segunda sessão.
Durante uma semana, os alunos que tiveram alta levaram os seus tecidos para casa para deles fazerem o que a sua imaginação ditasse: pulseiras, quadros, capas de livros. Nós, os que ficámos, optámos por fazer capas de livros miniatura. Para isso, retirámos os tecidos do tear, cortámos papel para fazer folhas à medida da capa (tecida com fibra vegetal), atámos com cordel e enfeitámos ao nosso gosto.
Foi uma atividade muito enriquecedora, pois aprendemos que podemos construir objetos com elementos que a Natureza nos ofereceu, sem a magoar ou destruir.
Pais, educadoras e uma médica estiveram presentes pelo que foi fantástico observar a interajuda, o interesse e a participação de todos os intervenientes.