Marinheiros da Esperança
Continuamos a nossa participação nos Marinheiros da Esperança.
Está a ser preparado um livro, a propósito da comemoração dos 500 anos da circum-navegação da armada de Fernão de Magalhães, para ser apresentado até ao final do ano e seguir depois, a bordo do Navio-Escola Sagres numa volta ao Mundo.
Foi lançado o desafio de reproduzir em desenho, a fotografia de dois locais:
- Baía de Guanabara, local onde a armada de Fernão de Magalhães chegou ao Brasil, em 1519;
- Canoas da Ilha dos Ladrões, a primeira ilha no Pacífico que a armada encontrou depois de passar o Estreito de Magalhães.
Hoje deixamo-vos o desenho da nossa aluna Liduina.
Para um Mundo mais sustentável
Trabalhar o currículo está na ordem do dia… a propósito de currículo e em particular como resultado do trabalho desenvolvido com um aluno na disciplina de Economia, o tema da sustentabilidade: a poluição dos oceanos, o uso racional de recursos, entre outros aspetos, conduziu-nos a um debate/reflexão muito interessante com outros jovens presentes.
Visionámos várias curtas metragens, das quais destacamos uma sobre o ciclo da vida de uma T-shirt – The life cycle of a T-shirt – e outra com a finalidade de sensibilizar para o uso racional do bem precioso que é a água – Aquametragem. É de realçar que esta última, da portuguesa Marina Lobo, venceu o Festival de Filmes da ODSs em Ação, na categoria Protegendo o nosso planeta.
Deixamos ambos os links, vale a pena ver!
Ainda a sustentabilidade
Ajudando a complementar a reflexão sobre este tema tão importante, recebemos a visita do nosso amigo oceanógrafo Francisco, que nos veio falar sobre a poluição dos oceanos pela “praga dos plásticos” e do impacto dos mesmos nos ecossistemas.
No final da sessão ficou bem presente em todos nós a ideia de que os pequenos gestos de cada um são muito importantes e que é Urgente alterar comportamentos e ajudar a Salvar o nosso Planeta.