O projeto TeleAula tem como génese e principal motivação manter a ligação do aluno internado à sua escola de origem, dando-lhe a possibilidade de um contacto direto e constante com os professores do Conselho de Turma e colegas, quer através da partilha de materiais (fichas informativas, testes, email), quer através de videoconferências.
Esta ligação, quando realizada através de videoconferência, oferece ao aluno a continuação da escolaridade da forma mais próxima possível de uma vivência normal de escola facilitando, deste modo, o retorno à sua vida quotidiana.
Neste trabalho, salienta-se, além da importância da tecnologia, a importância do trabalho em rede e o espírito de entreajuda.
Por esse motivo, segue um agradecimento especial aos professores e alunos do Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, em Tomar, que se disponibilizaram no sentido de proporcionar um momento único à sua aluna e respetiva encarregada de educação.
A partir da leitura do livro de Arianna Papini, Queridos Extintos, da editora Kalandraka, escutámos a voz de vinte animais que estão em vias de extinção ou já não existem e iniciámos um projeto de trabalho que abordou várias disciplinas como Ciências Naturais, Português, História, Geografia, TIC e Educação Visual.
Cada texto desta magnífica obra é uma narrativa poética em que cada animal descreve a sua fisionomia, os seus costumes e habitat e interpela os seus leitores com reflexões sobre as causas da sua extinção.
O trabalho culminou com uma pesquisa atenta na internet de fotografias, vídeos e pinturas de alguns destes animais.
Deixamos aqui algumas mensagens que os alunos redigiram aos seus animais.
Tigre-da-Tasmânia, envia uma mensagem aos teus amigos animais que ainda vivem na terra para fazerem uma armadilha grande para os caçadores serem presos para perceberem o que vocês sofreram.
Golfinho-branco, eu sei que eras fofo e bonito! Eu sei que os caçadores queriam caçar-te mas, se tinhas família, devias ter lutado ou fugido. Desculpa pelos caçadores da China te terem caçado e acabado com a tua família!
Gosto mesmo muito de tigres! Eles são o meu animal preferido! Tigre-de-Java, tu eras um animal bom e os homens maus mataram-te. Tenho muita pena! Tenho esperança que todos os teus primos e amigos tenham uma vida mais longa do que a tua!
Iniciámos o trabalho no projeto ubbu – Literacia de Código, que tem a missão social de preparar todos os alunos para uma nova sociedade digital através do ensino da Ciência da Computação e Programação.
Foram realizadas as primeiras inscrições na plataforma online e as primeiras aulas cujos conteúdos se encontram alinhados com as matérias de outras disciplinas como Matemática, Ciências ou Português e, ainda, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Os alunos estão a adorar. Por isso, todas as semanas reservamos uma hora para desenvolver atividades de forma autónoma, individual ou em grupo, nesta plataforma.
A obra Ir e vir de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho serviu de mote para uma reflexão sobre a nossa pegada ecológica assim como para conhecer as migrações de alguns animais.
Na Terra não somos os únicos a percorrer grandes distâncias. Tal como nós, a andorinha-do-mar-ártica, a baleia-cinzenta, a borboleta-monarca, o gnu e o atum, entre outros, deslocam-se centenas de quilómetros em busca de alimento e de um lugar aprazível para ter as suas crias. E há algo no modo como estes animais viajam que nos deve levar a abrandar e a refletir sobre a nossa forma de estar pouco equilibrada no Planeta Terra.
Visionámos alguns documentários sobre a migração destes animais e uma pequena animação sobre os famosos patinhos de borracha à deriva no mar desde 1992.
Por fim, jogámos um jogo em que tínhamos que imitar o movimento de um animal e reproduzimos a técnica usada na ilustração do livro fazendo colagens sobrepostas com papel de seda sobre formas de animais.