As nutricionistas Andreia Passos e Paula Bryant trouxeram-nos o seu projeto de Educação Alimentar recheado de amor, conhecimento e boa disposição: Clara e a Ideia Leguminosa.
A importância das leguminosas no nosso plano alimentar foi o ponto forte da atividade, por isso esperamos que os alunos nunca mais confundam legumes com leguminosas, assim como percebam a sua função na nossa dieta, as suas propriedades e as diferentes texturas que apresentam.
Quem avisa é amigo, por isso nunca se esqueçam de colocar este superalimento em água durante um tempo antes de o cozinharem, porque correm o risco de partir os dentes como aconteceu ao rei da história, o pai da Clara. E, já agora, toca a comer leguminosas!
Tendo em conta que o tema comum escolhido pelos professores que dinamizam o projeto TeleAula na rede de hospitais foi Plantar o Futuro, o encontro desta semana com a médica e ativista, Dra. Sandra Duarte Cardoso, da SOS Animal, foi de um inegável interesse científico e educativo no sentido de prepararmos a próxima geração para um mundo mais consciente, mais humanizado e mais ativista.
A Dra. Sandra falou-nos da sua viagem à Tailândia para visitar o Elephant Nature Park, um centro de resgate e reabilitação de elefantes vítimas de maus tratos, que conta com a dedicação de uma “mãe” extraordinária, a Lek. Visionámos um dos episódios da série “À descoberta com…” que documenta a visita da Dra. Sandra e da Inês Castel-Branco ao santuário. Aprendemos a reconhecer algumas características fisionómicas e comportamentais dos elefantes e ficamos a saber que são explorados pelos humanos para fazerem trabalhos forçados, para serem enviados para jardins zoológicos e circos e, ainda, como atração turística.
A verdade é que se não tivermos respeito e compaixão por todos os seres vivos, nunca poderemos construir o nosso futuro de forma saudável e em paz. Foi esta a lição que tirámos de uma tarde bem passada e na melhor companhia.
No fim da sessão, a Dra. Sandra deu-nos dicas para vivermos de forma mais sustentável.
No âmbito do projeto O museu vai ao hospital, no dia 3, o Museu da Música Portuguesa/Casa Verdades de Faria ofereceu-nos um maravilhoso concerto comentado.
Esta sessão de música ao vivo orientada para a descoberta da música, através de diversos géneros musicais e de vários períodos da história da música, foi apresentada por um quarteto de cordas (dois violinos, uma violeta e um violoncelo) da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e foi conduzida pelo maestro Nikolai Lalov.
Fizemos também um pequeno vídeo da interpretação da peça essencial do filme Os Piratas das Caraíbas.
As tarefas de Natal já começaram e este ano estamos a fazer livros-presépio em miniatura para oferecer aos vários departamentos da Pediatria.