A Andreia Dias e a Raquel Feliciano do Museu Calouste Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna visitaram-nos, através de videoconferência, para falar de Arte e Matemática.
Será que a Matemática e a Arte estão assim tão afastadas? Ao longo da História sempre houve cruzamentos entre ciência e arte, como pudemos verificar pela obra de alguns artistas que aplicaram a matemática ao seu trabalho plástico.
Reforçando alguns dos conteúdos abordados nos currículos escolares como, por exemplo, área, dimensão, espaço, geometria, simetria, esta sessão teórico-prática, foi uma oportunidade excecional para o cruzamento interdisciplinar e para uma outra forma de ver a matemática: lúdica, artística, em ação.
Observámos trabalhos de artistas como Anthony Gormely, Heather Hansen (visionamos um vídeo sobre a forma como esta artista trabalha e reproduzimos com os braços e mãos a sua técnica artística), José Escada, Amadeo de Souza-Cardoso, Lourdes Castro e Miguel Palma, entre outros.
O conceito de simetria foi o mais abordado e experimentado no papel.
Durante a semana seguinte, respondemos ao desafio lançado pela Andreia e pela Raquel: observámos várias reproduções de quadros de José Escada e, de seguida, criámos formas através de recortes de cartolinas coloridas. Por fim, foi dar largas à imaginação e dizer o que cada um de nós via nesses recortes: maçãs, cisnes, um casal apaixonado, touros, ampulheta, peixes, cesta com fruta, ursos, entre outros.
Celebrámos, ao ar livre, o Dia Mundial da Criança, uma iniciativa das educadoras do Serviço Educativo, que contou com a participação de todos os funcionários do Setor de Pediatria do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão.
Durante o mês de junho decorreram as sessões (uma por semana) do Projeto piloto de Leitura Assistida por Cães, dinamizado pela Cães&Livros – R.E.A.D. Portugal.
As sessões foram realizadas na modalidade online. A Cátia Lopes, instrutora e coordenadora da equipa R.E.A.D., e a sua cadela Pepper, uma Golden Retriever, replicaram o mesmo ambiente acolhedor que se verifica nas sessões presenciais.
Os alunos leram individualmente e de forma descontraída para a Pepper excertos de livros informativos e histórias completas que nos divertiram e forneceram informações bastante importantes sobre os cães. Infelizmente, trata-se de um projeto que necessita de patrocinadores que o financiem, pelo que não deverá ter continuidade no próximo ano letivo.
Lourdes Castro, artista plástica, tem explorado o mundo das sombras em toda a sua carreira, mas este não é um mundo escuro, pelo contrário: é feito de transparências, de leveza e das boas recordações das pessoas com quem convive e dos objetos naturais que sempre a apaixonaram.
A propósito da peça da artista que está patente na exposição (agora) virtual Pintura Democrática – Coleção Luísa e Manuel Pedroso de Lima, a mediadora cultural do Centro Cultural de Cascais, Mariana Pinto, convidou-nos à exploração da sobreposição de desenhos e recortes translúcidos realizados a partir do registo de sombras de folhas e flores cascalenses.
Algumas frases dos alunos sobre a memória:
Uma coisa que é lembrada.
Algo que já passou e voltámos a ver.
Um pensamento.
Um bolo cor-de-rosa.
A mãe ligou-me ontem.
Não me esquecer do meu país.
Recebemos a visita virtual da mediadora cultural Joana Barroso, dos Parques&Jardins, Bairro dos Museus de Cascais.
Observámos imagens dos lindos jardins que circundam os vários museus de Cascais e do Parque Marechal Carmona. Experimentámos a técnica de estampagem em tecido denominada Hapa Zome: com flores e folhas de buganvílias, sardinheiras e bons-dias, criámos bonitas composições de cores e cheiros, dando, assim, as boas-vindas ao solstício de verão.