Dia Mundial da Hipertensão
O Dia Mundial da Hipertensão foi assinalado em colaboração com o Núcleo de Nefrologia do HDE que nos lançou esse desafio.
Falámos nas causas e consequências da doença e mais importante ainda, como preveni-la e foram ainda realizados alguns trabalhos no âmbito da disciplina de Ciências Naturais – 6º ano.
Projeto Museu Visita o Hospital
Fundação Calouste Gulbenkian
Se não podemos ir visitar o Museu vem o Museu visitar-nos e mostrar-nos as suas belíssimas obras de arte.
Numa primeira parte, conhecemos o nosso anfitrião e os museus, o clássico e o moderno.
Explorámos algumas obras de arte de artistas conhecidos como Sara Affonsoh, Carla Filipe, René Lalique, Sonia Delaunay, Faik Hassan e Amadeo de Souza Cardoso.
Numa segunda sessão, no âmbito da Arte e Matemática, explorámos as obras de Lourdes Castro, Victor Vasarely, Amadeo de Souza Cardoso, Miguel Palma e José Escada.
Depois, com o foco no conceito de simetria de reflexão, visualizámos simetrias na natureza.
E realizámos algumas atividades bem divertidas!
Museu da Marioneta
A partir do reportório do teatro itinerante Dom Roberto: O Barbeiro, A Tourado e o Castelo Fantasma, recreámos os personagens destas histórias hilariantes.
Construímos teatrinhos de papel e as respetivas marionetas de vara.
Aqui ficam os nossos teatrinhos!
Noutra sessão, inspirados no reportório dos espetáculos de marionetas do grande bonecreiro português Manuel Rosado, brincámos com a História e demos vidas a personagens emblemáticas da História Portugal, a partir de um simples utensílio de cozinha, a colher de pau.





Museu de Lisboa
Com o Museu de Lisboa, também trabalhámos a Arte e Matemática com simetrias e padrões da época na coleção de azulejos do Palácio Pimenta.
Fizemos a visita virtual ao Palácio Pimenta e observámos os seus painéis de azulejos nas cores azul e branco.
Seguiu-se a atividade em que desenhámos os nossos próprios azulejos, usando as técnicas de carimbo e desenho.
Ainda Arte e Matemática…
Desafiámos os nossos alunos a observar o chão que pisamos nas diferentes cidades de Portugal. A calçada portuguesa tem o rigor da Matemática mas também tem a criatividade da Arte.
Também fizemos pesquisa de alguns dos padrões mais comuns da cultura portuguesa e “brincámos” com eles com rotações, translações e simetrias de reflexão.
O aranhiço regressou
Uma vez mais, o Clube Tecnológico da EBI da Bobadela propôs-nos como atividade a criação de um brinquedo tendo por base o Princípio de Pascal que ajudou a incrementar a nossa “tecnologia de ponta”, pondo o nosso elevador a funcionar e dando uma utilização mais simpática às seringas que tão bem conhecemos.
E como nos divertimos!
Aqui fica o link para poderem ver os nossos aranhiços em ação.
https://photos.app.goo.gl/LDYUw6JVyG4tSrmX9
Hora do Jogo
Durante o 3º Período, conseguimos ter tempo e mais alguma liberdade para fazer esta hora acontecer com mais frequência.
Aqui ficam registos de alguns desses momentos!








Trabalho Curricular
Além dos momentos lúdicos e das atividades, o trabalho curricular continuou a ser a nossa prioridade.
Criança Sempre…
Dia Mundial da Criança
Com todas as contingências, conseguimos assinalar este dia com uma sessão de cinema com direito a pipocas e tudo.
Também fomos visitados pelos nossos amigos Drs. Palhaços da Operação Nariz Vermelho, a Drª. Camomila e o Dr. Custódio que deixaram de estar no ‘quadradinho’ do pc ou tablet e passaram finalmente, a estar ‘ao vivo e a cores’.
Reportagem SIC – Escola do HDE/Apoio Escolar 2º/3º Ciclo e Secundário
No âmbito do Dia Mundial da Criança, foi apresentada no canal SIC uma reportagem sobre a Escola no Hospital Dª. Estefânia da responsabilidade da jornalista Francisca Ferreira Marques. Deixamos o link para quem tiver interesse em assistir.
E assim chegámos ao final e não queremos acabar sem deixar uma mensagem a todos os que tornaram possível mais um Ano Letivo em Pandemia.
Esta mensagem é para todos vós: parceiros, amigos, pais/encarregados de educação, colegas da educação, profissionais de saúde, administração e gestão do hospital, sem o vosso apoio nada disto seria possível.
E aos nossos Queridos Alunos que continuaram a sê-lo mesmo em situação de doença
O nosso MUITO OBRIGADA!