O significado da Páscoa

Perceber o significado da Páscoa foi o principal motivo para fazermos algumas atividades como fichas de Inglês, leituras sobre o assunto, caça aos ovos com pistas, retratos da família Coelho…
Comemos ovos de chocolate, coelhos de chocolate, temos interrupção letiva e juntamos a família para uma caça aos ovos e um almoço diferente mas… porquê?

Ficha de Inglês, com exercícios de texto lacunar e sopa de letras para um poema infantil inglês.

No livro de Philippe Nessmann e Nathalie Choux Todas as Respostas às Perguntas que Nunca te Fizeste, editora Kalandraka, lemos algumas respostas.

Porque é que se oferecem ovos na Páscoa?
Entre as tradições da Páscoa está a dos ovos cozidos, ovos de chocolate, ovos de maçapão, ovos de açúcar… Mas não é só isso.
Para os Cristãos a Semana Santa é, sobretudo, aquela em que se celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É, portanto, uma semana muito importante para eles.
Antigamente, durante a Quaresma (os quarenta dias que precediam a Semana Santa), os Cristãos preparavam-se fazendo jejum. A Quaresma começava com o Carnaval. Por esta ocasião toda a gente se enchia de comidas ricas em gorduras e sabor. Era necessário aproveitar a ocasião porque, a partir da Quarta-feira de Cinzas, começava o período de quarenta dias durante o qual não se podia comer nem carne nem ovos em penitência pelos pecados cometidos.
Só que as galinhas continuavam a pôr os seus ovos.
Os ovos acumulavam-se e, no fim da Quaresma, juntavam-se enormes quantidades. Uma das formas de se desfazerem deles consistia em distribuí-los pelas crianças.
Atualmente, os Cristãos apenas jejuam durante a Quaresma, mas a tradição dos ovos permanece.

À procura dos ovos escondidos:

Um ovo de chocolate escondido num candeeiro.

Um ovo de chocolate escondido dentro de um bule.

Um ovo de chocolate escondido no meio de lápis de cor.

Uma aluna tenta encontrar um ovo escondido no meio de fósseis e minerais.

Um aluno descobre um ovo dentro de um ninho colocado nos ramos de árvores de papel.

O livro supracitado aberto na página com o texto também supratranscrito e algumas pistas escritas em cartões coloridos com a forma oval.

Uma aluna encontra um ovo no lavatório.

Pistas em cima do livro supracitado. Uma das pistas diz: No meio de fósseis e minerais um ovo vais encontrar. Ao caracol gigante deverás perguntar.

Uma das pistas que diz: Elegante, gosta de ficar quentinho com água perfumada. Está na sala e é branquinho. Tira o seu chapéu e lá dentro encontras um ovinho. (O bule)

Vestir e emoldurar a família Coelho que a todos deseja uma Páscoa feliz!

Um grupo de alunos, sentados nas secretárias, com papeis coloridos e vários moldes para vestir os coelhos feitos a partir de caixas de ovos recicladas.

Uma mãe trabalha com o filho. Procuram os papeis com motivos para vestir os coelhos da sua moldura.

Um dos trabalhos quase terminado: dois coelhos dentro da sua moldura, segundo a aluna são irmãos.

Um aluno segura a sua moldura com dois coelhos bem vestidos e aprumados, também irmãos.

Um aluno a terminar o seu coelho e a escolher papeis com motivos para enfeitar.

A família Coelho: 8 molduras com coelhos feitos a partir de caixas de ovos e vestidos com roupa feita de papel com motivos. Exposição no corredor do piso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.