Perceber o significado da Páscoa foi o principal motivo para fazermos algumas atividades como fichas de Inglês, leituras sobre o assunto, caça aos ovos com pistas, retratos da família Coelho…
Comemos ovos de chocolate, coelhos de chocolate, temos interrupção letiva e juntamos a família para uma caça aos ovos e um almoço diferente mas… porquê?
No livro de Philippe Nessmann e Nathalie Choux Todas as Respostas às Perguntas que Nunca te Fizeste, editora Kalandraka, lemos algumas respostas.
Porque é que se oferecem ovos na Páscoa?
Entre as tradições da Páscoa está a dos ovos cozidos, ovos de chocolate, ovos de maçapão, ovos de açúcar… Mas não é só isso.
Para os Cristãos a Semana Santa é, sobretudo, aquela em que se celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo. É, portanto, uma semana muito importante para eles.
Antigamente, durante a Quaresma (os quarenta dias que precediam a Semana Santa), os Cristãos preparavam-se fazendo jejum. A Quaresma começava com o Carnaval. Por esta ocasião toda a gente se enchia de comidas ricas em gorduras e sabor. Era necessário aproveitar a ocasião porque, a partir da Quarta-feira de Cinzas, começava o período de quarenta dias durante o qual não se podia comer nem carne nem ovos em penitência pelos pecados cometidos.
Só que as galinhas continuavam a pôr os seus ovos.
Os ovos acumulavam-se e, no fim da Quaresma, juntavam-se enormes quantidades. Uma das formas de se desfazerem deles consistia em distribuí-los pelas crianças.
Atualmente, os Cristãos apenas jejuam durante a Quaresma, mas a tradição dos ovos permanece.
À procura dos ovos escondidos:
Vestir e emoldurar a família Coelho que a todos deseja uma Páscoa feliz!