Histórias de ontem e de hoje

Recebemos a visita virtual da mediadora cultural do Forte de São Jorge de Oitavos, Adelaide Palet, que nos contou como era o quotidiano seiscentista dos soldados nesta fortaleza, através de uma conversa entre o avô Tadeu e o seu neto Joãozinho.

Uma semana depois, observámos características e soubemos curiosidades sobre a vegetação que brota espontaneamente à volta da fortificação: a sabina-das-praias ou zimbro, a salgadeira, a perpétua-das-areias, o chorão-da-praia, a joina-das-areias e o funcho-marítimo.

A sala cheia de alunos a observarem e a ouvirem a videoconferência.

Um aluno a cheirar uma das plantas.

Uma aluna a sentir uma das plantas.

Algumas das plantas que foram observadas e estudadas.

Algumas das plantas que foram observadas e estudadas.

A Casa das Histórias Paula Rego, Bairro dos Museus de Cascais, trouxe-nos, através da Diana Silva, duas histórias de medo e de encantar. Analisámos alguns quadros da artista e demos a nossa opinião sobre eles.

Pintámos com tinta-da-china (uma aventura!) o que vimos e sentimos e, depois, com recortes, inventámos uma história: O rapaz que quer conduzir carros, O mar do tubarão, O cão fantasma no museu, Uma viagem de barco, O Piu Piu e a minha família e Uma história de amor no farol. Vejam se conseguem descobri-las!

Dois alunos a ouvirem a Diana através de videoconferência.

Visão geral da sala com alunos a assistirem e a participarem na videoconferência.

No quadro interativo, uma fotografia da artista Paula Rego a sorrir e a fazer uma careta.

Um aluno a fazer o seu trabalho com recortes de revista.

Os alunos a fazerem os seus trabalhos com recortes de revistas.

Um aluno a fazer o seu trabalho com recortes de revistas.

Um dos quadros de Paula Rego projetado no quadro interativo para ser analisado e comentado.

Trabalho final: uma gaivota no mar e uma paisagem com palmeira e barcos ao longe.

Trabalho final: desenho do interior de um museu com peças decorativas soltas e espalhadas no papel.

Trabalho final: Um tubarão, muito azul e uma menina com duas cabeças.

Trabalho final: Um carro como o centro das atenções e à sua volta um menino a escrever, paisagens de praias.

Trabalho final: um barco à vela no mar, crianças na praia e uma senhora em fato de banho.

Trabalho final: o farol de Santa Marta, um rapaz e uma rapariga, um relógio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *