No âmbito do projeto O museu vai ao hospital, recebemos a visita virtual do Museu Calouste Gulbenkian/Centro de Arte Moderna para mais uma sessão de experiências e de observação de obras artísticas.
A partir da audição de uma composição musical de Richard Wagner e da observação e interpretação de duas pinturas de William Turner, o Ricardo Mendes e a Rita Luiz convidaram-nos a representar em desenho o mar agitado e o mar calmo, assim como as nossas emoções e sensações do que escutámos e vimos, utilizando para isso várias técnicas: o marcador, a aguarela, o pincel, água e pigmentos naturais como especiarias e café.
Foi uma tarde bem passada e houve quem pedisse pausa para a videoconferência, porque tinha que se ausentar e não queria perder pitada.
Na visita seguinte, o Ricardo e a Rita dinamizaram a atividade a partir da observação e interpretação da fotografia de uma pintura rupestre nas rochas Tadrart Acacus, na Líbia, na pintura A Garça, de Ferdinand Heilbutt, feita com aguarela e no desenho elaborado com pedra negra de Jean-Francois Millet, intitulado Paisagem.
Tendo em conta que nestes trabalhos artísticos a Natureza é uma presença (fauna e flora) e que foram utilizados materiais diversificados para os conceber, nós, artistas ainda não consagrados, criámos também algumas obras de arte desde pintura, desenho e escultura.
Obrigado, Gulbenkian, pelo profissionalismo, sensibilidade e simpatia. Queremos continuar esta parceria, no próximo ano letivo.
Celebrámos o Dia Mundial do Chocolate no Serviço de Pediatria com uma festa realizada nos jardins do Alcoitão que contou com jogos lúdico-didáticos, a presença dos doutores da Operação Nariz Vermelho, música, dança e muito chocolate.
Na exposição Do Poder da Arte e da Comunidade, realizada no Espaço Capela do Centro Cultural de Cascais, estiveram presentes os nossos minijardins de suculentas elaborados, no âmbito do projeto O Museu vai ao Hospital, com os Parques & Jardins.
Visionámos o vídeo com a representação de uma peça de teatro, em flanelógrafo, baseada na obra Ké iz tuk?, de Carson Ellis, realizada pelas professoras Diana e Sara e por uma colega do Hospital de Santa Maria.
Agradecemos a partilha, pois gostámos muito de ouvir e ver uma outra versão da história.
A Joana Barroso, mediadora cultural dos Parques & Jardins, Bairro dos Museus, levou-nos a conhecer os jardins que circundam o Museu do Mar e a Casa das Histórias Paula Rego. Depois, convidou-nos a criar, com barro, folhas, flores e frutos secos, guardiões para protegerem estes espaços verdes. Foi uma tarde divertida! Muito obrigado, Joana!
Na próxima semana, vamos fazer a leitura de dois livros pop-up: Na Floresta da Preguiça e Popville que abordam a temática da desflorestação.
E assim terminamos mais um ano letivo que foi pleno de conhecimentos, de arte e de partilha. Até pró ano!