Diferentes formas de contar histórias

Iniciámos o projeto Teatros de papel com a redação autónoma e espontânea de um texto narrativo que, mais tarde, transformámos numa espécie de texto dramático. Depois, construímos os cenários e as personagens, gravámos no programa Audacity as falas de cada personagem assim como a do narrador (sim, foi mesmo necessária a sua presença) e as músicas que embelezaram a peça e deram tempo para mudar os cenários. Por fim, apresentámos ao público constituído pelos nossos colegas (os que não participaram no trabalho), pelos pais e pelas educadoras do CMRA.
Apresentámos também uma peça de teatro subordinada ao tema A origem e evolução do teatro, trabalhada na disciplina de Português com a professora Sónia e a Carolina que frequenta o 9.º ano de escolaridade.

Uma visão geral da apresentação das peças de teatro com os espetadores a assistirem. A apresentação de uma das peças de teatro: uma caixa de madeira iluminada com cenários e personagens de papel.

O teatro de papel a ser manipulado pelas alunas com a ajuda das professoras. Uma aluna e a professora explicam como foi construído o teatro de papel.

Um dos cenários em construção mostrado por uma aluna: um castelo em pop-up num fundo verde com árvores à distância. A Torre Eiffel a ser desenhada, recortada e colada num dos cenários. As personagens feitas em papel a serem coladas em pequenos paus de madeira. Pormenor do castelo. Numa das janelas da torre vê-se uma bruxa a espreitar com ar alegre.

Podem ouvir a peça de teatro “Era uma vez…”

 

Para comemorar o Dia Mundial do Animal, lemos o livro A minha mãe é um bicho, de Jeanne Sterkers e Victor Le Foll, editora Orfeu Negro, que nos conta de forma divertida como um filho vê a sua mãe transformar-se em vários animais ao longo de um dia. A partir da observação pormenorizada das ilustrações do livro e de três obras do pintor Júlio Pomar, criámos o animal que há em nós. Afinal humanos e animais são indissociáveis. Ainda tivemos o feedback dos autores do livro que nos disseram, na nossa página de Instagram, que adoraram os nossos trabalhos!

A professora conta a história para os seus alunos. O trabalho de uma aluna que representa um canário desenhado sobre um fundo pintado de verde e decorado com tecidos. Ao lado encontra-se o livro que deu mote a este trabalho.

Um dos trabalhos dos alunos representa um cão desenhado sobre um fundo pintado de azul e decorado com tecidos coloridos. Um dos trabalhos dos alunos representa um gato desenhado sobre um fundo pintado de verde e decorado com tecidos coloridos. Um dos trabalhos dos alunos representa um pássaro desenhado sobre um fundo pintado de verde e decorado com tecidos coloridos. Um dos trabalhos dos alunos representa um elefante desenhado sobre um fundo pintado de azul e decorado com tecidos coloridos.Uma aluna a pintar com rolo a sua folha.Um aluno a pintar a sua folha.

No âmbito de uma parceria com a  professora bibliotecária, Carmen Sheehan, da Biblioteca do Agrupamento de Escolas Ibn Mucana, a artista ilustradora Andrea Ebert visitou-nos para dinamizar uma oficina de gravura com materiais reciclados. Que tarde divertida e plena de surpresas artísticas!

A artista Andrea Ebert a ensinar e a ajudar um aluno a fazer a sua impressão. Um aluno a construir a sua figura com a ajuda da professora.Uma aluna a fazer a impressão com rolo e tinta. Um aluno assina o seu trabalho.

Dois alunos recortam as figuras que pretendem gravar. Uma visão geral dos trabalhos de gravura. O jornal de parede da escola com a exposição dos trabalhos de gravura.Uma criança mostra o seu trabalho de gravura.

Participámos nas comemorações do Dia Mundial da Música dinamizadas pelo Serviço Educativo da Pediatria com a realização de um trabalho de pesquisa na internet sobre os instrumentos musicais nos vários cantos do mundo. A exposição dos instrumentos pintados e decorados por nós esteve patente no átrio do auditório do CMRA onde também recebemos a banda da GNR de Sintra.

Uma aluna pinta o desenho de uma guitarra portuguesa. Os trabalhos expostos junto ao Auditório do CMRA.

Uma aluna pinta o seu instrumento musical: taiko. A banda da GNR a atuar no palco do Auditório do CMRA.

Para comemorar a noite mais assustadora do ano, ouvimos contar as histórias da família Cuquedo, desde a sua infância louca até casar e ter filhos, e criámos histórias individuais de meter medo ao susto que colocámos dentro de uma caixa enfeitada com imagens aterrorizantes. Uma tarde terrível!

Os três livros sobre a família Cuquedo e os materiais das caixas de história preparados para serem montados. A professora explica aos alunos como têm de escrever a sua história numa tira de papel.

Uma aluna enfeita a sua caixa de histórias. Nesta caixa de histórias feita com uma tira de papel que corre em duas palhinhas encaixadas na pequena caixa, lê-se "Era uma vez uma aranha..."

Numa mesa encontram-se várias história feitas em tiras de papel e outras já colocadas na s suas caixas. Uma caixa com história e decorada com um morcego.Um aluno retira autocolantes para decorar a sua história. Uma caixa de histórias concluída.

Mostramos ainda os trabalhos que fizemos para enfeitar a porta da nossa escola e celebrar o Halloween.

A porta da escola decorada com dois fantasmas feitos com caixas de ovos, morcegos e um caldeirão.

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