Era uma vez um Oceano em perigo
Muitas são as notícias que nos chegam sobre um oceano em perigo, sobre marés e ilhas de plástico, microplásticos encontrados nos cadáveres de diferentes espécies marinhas e no próprio ser humano. Infelizmente não são histórias, mas uma dura realidade.
Esta é uma história que se pretende com um final feliz, a história de um oceano em perigo e que depende de cada um de nós, parar e reverter esta situação.
Integrado no Projeto Marinheiros da Esperança, e na década do Desenvolvimento Sustentável dos Oceanos da Agenda 2030 das Nações Unidas, os nossos alunos mais velhos dedicaram algum do seu tempo a pesquisar o tipo de detritos mais encontrados nos oceanos, plásticos e não plásticos, e o tempo que demora a sua decomposição.
Posteriormente, foi feita a recolha de alguns detritos nas praias da Ponta do Mato e da Ponto dos Corvos, lavados, secos ao sol e devidamente desinfetados para servirem de testemunho vivo desta história.
Esta é uma responsabilidade de todos nós, e as nossas atitudes são o que poderá vir a fazer a diferença num planeta em sofrimento!
Histórias com Animais
As obras de Rafael Bordalo Pinheiro têm na natureza uma importante fonte de inspiração, e claro, os animais são elementos fundamentais.
O que é uma fábula? Para que serve? Que fábulas estão escondidas no Mundo de Bordalo? Este foi o mote para uma atividade bem divertida proporcionada pela Inês e pela Francesca que vieram do Museu Bordalo Pinheiro.
Foi lançado um dado gigante, cujas faces representam desafios: desenho, escrita criativa, modelagem, dramatização e caricatura.
E como no Mundo das fábulas tudo é possível, foi só deixar fluir a imaginação e novos histórias divertidas surgiram.
Marionetas com história
Recebemos o Museu da Marioneta que nos apresentou várias personagens, várias histórias e diferentes possibilidades de as mostrar e de as contar.
A proposta do Pedro e da Joana foi criar uma marioneta de luva feita em esponja.
E neste mundo imaginário das marionetas, todas as personagens são permitidas.
Caricaturas do Bordalo
Entre o imaginário e a ficção, o Museu Bordalo Pinheiro dá-nos a conhecer lugares e liberta-nos para a descoberta e a invenção de outos. E como não podemos ir ao Museu, o Museu vem até nós com a Inês e a Francesca, e desafia-nos através do desenho a seguir a boa disposição de Bordalo.
Por isso, estão proibidas pessoas que não gostam de inventar ou de rir, e mesmo de rir de si próprias.
E assim fomos descobrir as histórias que habitam em nós, de forma criativa e bem-humorada, à maneira de Bordalo, com elaboração da nossa caricatura e a descoberta do nosso super-poder.
Marinheiros da Esperança
Continuamos a navegar a bordo dos Marinheiros da Esperança, um projeto que envolve crianças e jovens internados em Pediatrias de Portugal, Espanha e Itália.
E assim surgiu a mascote do Hospital Dona Estefânia, a estrela-do-mar Estefânia que se vai juntar à baleia Ondinha da Pediatria do Hospital Garcia de Orta e do cavalo-marinho Xavier da Pediatria do Hospital de São Francisco Xavier.
Vai, Estefânia, e leva as mensagens das crianças e jovens do Hospital Dona Estefânia, a favor da preservação dos nossos Oceanos!