Histórias da biodiversidade
A Sandra e a Isa do Pavilhão do Conhecimento falaram-nos sobre a manutenção da biodiversidade através das interações essenciais entre os seres vivos. Deram-nos instrumentos para observá-los e receitas incríveis para tornar o mundo mais verde com as “bombas de sementes” e alimentar as aves com a “pinha de manteiga de amendoim”.
Vamos esperar que as aves gostem e que as sementes brotem e cresçam.
História mágica de uma corça
A Andreia do Museu Calouste Gulbenkian veio acompanhada pela Ana Sofia, uma contadora de histórias que conta histórias que ouviu contar. E como sempre acontece, quem conta um conto acrescenta um ponto “de vista”!
Ao som de um handpan, ela contou-nos a história mágica de uma corça, o único ser que conseguiu atravessar a orla espinhosa do bosque sagrado que o Rei tinha destruído.
A esta história também acrescentámos o nosso ponto de vista, que surgiu pelo caminho das nossas corças que ajudaram a reconstruir aquele bosque fazendo voltar das profundezas da terra os animais, o grande castanheiro e mesmo a primavera. A corça deixou-nos uma mensagem antes de partir “… eu sou sempre!” e as nossas corças também! 🙂
A ciência da manteiga tem história
A visita do Pavilhão do Conhecimento foi muito surpreendente e saborosa porque aprendemos, com a Sandra e a Raquel, a fazer manteiga com apenas dois ingredientes: natas frescas e uma pedrinha bem lavada!
Enchemos até meio um frasco pequeno com natas e juntámos a pequena pedra. Fechámos bem o frasco e agitámos muito, muito, muito bem… até que deixámos de ouvir a pedra a bater no vidro. Finalmente, retirámos o líquido (soro) e saboreámos a manteiga. E a pedra? Ficou no fundo do frasco. Todos ficaram pasmados. Será ciência? A nós lembrou-nos outra história!
.
Nomes da história
Depois da leitura da vida de três personalidades da nossa história (Inês de Castro, Santo António e Vasco da Gama) construímos 3 Kahoots para jogar e aprender e fizemos uma apresentação geniallY.
Lá vem história
Continuámos a contar histórias explorando e desenvolvendo a linguagem, a criatividade e a imaginação dos nossos alunos.
Uma Páscoa com muitos ovinhos!