As histórias que nos contam

O Farol Museu de Santa Marta visitou-nos para nos contar histórias de navegadores, piratas e faroleiros. Ficámos a saber como funciona um farol, para que serve e como evoluiu ao longo dos tempos. Ouvimos curiosidades de hoje e de outros tempos como, por exemplo, o funcionamento das gigantes lâmpadas de Fresnel.

Depois reproduzimos o bonito Farol de Santa Marta, utilizando a técnica mista de colagem e pintura. Foram duas tardes plenas de criatividade, conhecimento e cor, sobretudo de cor azul.

Visão panorâmica da sala de aula: os alunos visionam um filme sobre o Farol Museu de Santa Marta.

O filme sobre o Farol de Santa Marta mostra-nos a fantástica vista que se tem do cimo da torre.

Uma aluna pinta com a ajuda de uma tala o seu farol. Uma aluna a pintar o seu farol. Uma aluna a pintar o seu farol. Alguns dos faróis elaborados pelos alunos sobre tela. Um farol reproduzido por uma aluna. Um farol reproduzido por um aluno, à noite: o céu está com estrelas, lua cheia e o mar tenebroso. O farol reproduzido por um aluno. Um farol reproduzido por uma aluna: à noite com a Lua no céu e o mar agitado.

O projeto O museu vai ao hospital trocou as voltas para, desta feita, serem os jovens e crianças a visitarem, a convite da Dra. Inês Fialho Brandão, do Museu Calouste Gulbenkian, este maravilhoso espaço museológico. Durante aproximadamente três horas, o museu foi só nosso e ouvimos falar de histórias de reis, rainhas e outras pessoas que se encontram nos quadros expostos.

Visão panorâmica do grupo à chegada ao museu a ser recebido pela mediadora cultural Inês Brandão e pelo diretor do museu.

Durante a visita, em frente a um dos quadros. Durante a visita, em frente a um dos quadros que representa o retrato de Luís XIV. O mediador cultural Ricardo explica pormenores aos alunos. Um dos trabalhos efetuados sobre um dos retratos. O retrato pintado do rei Luís XIV. Um dos retratos analisados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *