Pontes para partilhar de tudo um pouco

Será que a poesia se ensina? E a poesia de Fernando Pessoa? De que modo pode ser a poesia de Pessoa cativante para um aluno do 12.º ano?
Às voltas com o currículo de 12.º ano da disciplina de Português, surgiu este paralelo entre a dicotomia sentir e pensar presente na temática poética de Pessoa ortónimo e o cartoon de Elena Ospina, O equilibrista.

Segue a apreciação crítica elaborada por um dos alunos internados que, durante o primeiro trimestre, se revelou um ser humano resiliente, com uma força de vontade extraordinária para reaprender e readquirir o que estava perdido.

O equilibrista, um cartoon entusiasmante

O cartoon “O equilibrista”, elaborado por Elena Maria Ospina Mejia, nascida em 1963, na Colômbia, apresenta uma situação assustadora e simultaneamente curiosa, algo que é comum nas obras da pintora, ilustradora e cartoonista reconhecida mundialmente.
A imagem apresenta uma pessoa a pedalar um monociclo sobre uma corda bamba que liga dois espaços distintos: no lado esquerdo, vemos um cérebro, que simboliza a razão, e, do lado direito, um coração que simboliza o sentimento. Entre estes dois símbolos está um grande e escuro abismo o que transmite a ideia de que a figura humana se encontra numa situação perigosa.
Do mesmo modo, a poesia de Pessoa ortónimo aborda a temática do fingimento artístico que consiste nessa luta entre o sentimento e a razão, no entanto, enquanto Pessoa para criar um poema utiliza o intelecto como um filtro das emoções valorizando assim a mente, no cartoon parece que a figura humana caminha em direção ao coração.
Em suma, se o fingimento artístico representa uma sobreposição “do conhecimento racional ao afetivo” também o ser humano luta diariamente com esta escolha. Faz parte da condição humana. Será que Fernando Pessoa lutava contra o coração e seria feliz desta forma?

Recebemos a visita dos nossos amigos da Ludoteca TorreGuia de Alcoitão para uma divertida tarde de jogos de tabuleiro e bate-papo. No final, trocámos estes presentes:

Presépio feito com a técnica de quilling dentro de uma caixa.

Trabalho feito por meio de fios entrelaçados que forma uma espécie de papagaio. Um pendente para uma árvore de Natal ou uma porta.

A educadora Sónia explica aos alunos os jogos que trouxe para jogarmos.

A sala dividiu-se em pequenos grupos que jogaram o seu jogo de tabuleiro escolhido.

Um alunos constrói o seu jogo de empilhamento.

Construímos presépios, utilizando a técnica de quilling, para oferecer aos vários departamentos do piso de pediatria do CMRA.

Fitas coloridas e algumas figuras construídas segundo a técnica de quilling.

As figuras de José, Maria e Menino Jesus construídas segundo a técnica de quilling prontas para figurar nos presépios.

Os presépios construídos e terminados, prontos para se oferecerem.

Um close-up de um presépio.

A todos desejamos um Feliz Natal e um fantástico Ano Novo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *