Pontes para a ciência

Dança da manteiga

Ficámos muito entusiasmados com a visita da Sandra e da Mariana do Pavilhão do Conhecimento à nossa escola, pois prometeram ensinar-nos a “dança da manteiga”.

E foi fácil: enchemos um pequeno frasco com natas frescas, juntámos uma pedra, fechámos bem e agitámos muito, muito bem, o frasco como se estivéssemos a dançar, tocando maracas.

No início, ouvíamos muito a pedra a bater nas paredes do frasco, mas depois esse som parou… Abrimos o frasco, retirámos o soro da manteiga que se formou e levámos para casa a manteiga para partilhar com quem mais gostamos.

Sandra e Mariana falam com crianças e adultos

Mão a deitar natas num copo de plástico com uma pedra dentro

     Monitora a explicar como fazer a dança da manteiga    Copo com uma pedra e manteiga

Investigação forense

A investigação de um crime é algo que intriga e aguça a imaginação de todos nós. E foi este o desafio da Sandra e da Marisa do Pavilhão do Conhecimento.

Falámos dos tipos de pistas que os investigadores procuram na cena de um crime, desde as gotas de sangue, o DNA, os fios de cabelo e as impressões digitais…

Fizemos uma intensiva formação em identificação de impressões digitais (5 tipos diferentes) para obter o Certificado de Investigador e, em equipa, desvendámos um crime que ocorreu no museu: a partir das impressões digitais de 3 suspeitos recolhidas na cena do crime, conseguimos identificar quem roubou um dos valiosos módulos do Pavilhão.

Foi uma sessão inacreditável!

Criança com uma lupa e folhetos do Pavilhão do Conhecimento

Lupas e folhas com impressões digitais

Mão junto a folha com impressões digitais

Lupas e folhas com impressões digitais

Criança analisa impressões digitais com lupa azul

Folha com impressões digitais e ficha de investigador

Ornitólogos por um dia

Fizemos uma videoconferência com a Sandra e a ornitóloga Rita do Pavilhão do Conhecimento.

Estes cientistas estudam as aves e nós também o fizemos: enumerámos as suas características principais, descobrimos a diferença entre um pássaro e uma ave, observámos diferentes penas de uma ave e falámos das suas funções, constatámos que as penas são impermeáveis, descobrimos aves pelo seu canto e fizemos uma experiência onde concluímos que as aves têm bicos com características diferentes para se alimentarem e sobreviverem, adaptando-se à grande diversidade de alimentos da natureza.

Foi uma tarde surpreendente que passou a voar!

Professora junto a computador e alunos à volta de uma mesa redonda

Penas pretas de ave

Pena com gota de água

Foto com mãos em copos de plástico transparente

Criança com uma pega a pinçar uma rolha de plástico

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