Nós, Abelhas e Flores
Recebemos a visita do Serviço Educativo do Jardim da Gulbenkian para nos falar das relações de cooperação que se estabelecem na natureza, entre animais, plantas, fazendo depois a ponte com os humanos, claro!
A Ana Manta e a Andreia Dias trouxeram-nos o complexo mundo das abelhas e falaram-nos da importância das abelhas para a existência da vida no Planeta Terra. Vimos abelhas e minhocas e tomámos consciência da importância destes animais minúsculos.
Por fim, plantámos algumas plantinhas, como alecrim, alfazema e tomilho que levámos connosco para recordarmos a importância de estarmos todos ligados nesta bonita rede de interdependência!
Bordalo e a Liberdade
A aproximar-se o início da Primavera e o mês em que se comemoram os 50 anos da Liberdade, em Portugal, a Teresa, do Museu Bordalo, veio falar-nos de como Bordalo foi um homem livre que criticava a falta de liberdade da época em que viveu.
É por isso que as andorinhas de Bordalo continuam a ser um dos animais que o simboliza, quer no Museu, quer fora dele, porque também simbolizam a Liberdade.
Foi-nos proposta então a atividade de desenhar a nossa árvore da liberdade para demonstrar a nossa gratidão pela liberdade que temos hoje e aproveitar para falar sobre este tema.
Claro que, num hospital, a liberdade remete-nos para as emoções e para simples desejos como ir para casa, voltar para o meu país, estar com os meus irmãos, comer a minha comida favorita…
Que nunca esqueçamos a importância da conquista da nossa liberdade!
Lobos e Primavera
Quisemos assinalar o Dia da Árvore/Floresta com a visita do nosso querido Signatus.
O Grupo Lobo tem a missão muito importante da conservação do lobo e do seu ecossistema em Portugal e fomentar o interesse pelo lobo e por tudo o que lhe diz respeito.
O lobo sempre foi um animal que fez parte do nosso imaginário quer pelas histórias infantis, quer pela mística que o envolve e, como era esperado, todos adoraram recebê-lo!
Esta foi a nossa forma de passar a mensagem da necessidade de proteger os animais, os seus habitats e o Planeta Terra em geral!
E o nosso Signatus visitou todo o hospital e fez as delícias dos pequenos, mas também dos mais graúdos.
Uma ponte para a Páscoa
E assim terminou mais um período letivo que foi muito rico em aprendizagens, amizades e emoções.
Refletimos com os nossos jovens sobre a importância e o simbolismo da Páscoa nos dias de hoje, a entrada em novos ciclos de criação e de renovação da natureza, mas também a Páscoa como símbolo da liberdade.
A palavra Páscoa, de origem hebraica, Pesach, significa passagem e, antes do Cristianismo, era comemorada como um dia de liberdade, pois simbolizava o fim da escravidão do povo judeu no Egito.
Segundo o calendário cristão, a Páscoa celebra a ressurreição de Jesus e o primeiro aparecimento aos seus discípulos.
A Páscoa, independentemente das crenças religiosas, é hoje uma festa/tradição comemorada em grande parte do mundo.