Para a Paz no planeta

Pesca sustentável

A Sandra e a Cristina do Pavilhão do Conhecimento ajudaram-nos a perceber o que é uma pesca sustentável, respeitando os ecossistemas marinhos e a biodiversidade.
Identificámos espécies do nosso mar; fizemos uma pescaria utilizando diferentes técnicas de pesca e avaliando quais as mais ou menos sustentáveis; respeitámos os tamanhos mínimos permitidos devolvendo ao  mar as espécies menos desenvolvidas para que a espécie não se extinga; e, finalmente, concluímos que também é importante variar a nossa alimentação comendo de todas as espécies.

  

A vida na terra

Dos Jardins da Gulbenkian vieram, a Andrei e a Ana, mostrar-nos a importância das abelhas (e não só!) para a vida na Terra.
Aprendemos muito sobre estas nossas “amigas”: o seu ciclo de vida, a sua forma de viver, os locais onde as encontramos, as colmeias. Usámos lupas para observarmos tudo em pormenor!
Para além das abelhas percebemos a importância de outros pequenos animais na vida da Terra.
Por fim, plantámos alecrim, tomilho ou alfazema em pequenos vasos que ficarão como recordação desta espetacular atividade.

 

Fantoches de papel

Desta vez, o Pedro e a Antónia trouxeram um dinossauro marioneta e outros personagens divertidos do Museu da Marioneta. Depois ensinaram-nos a fazer fantoches com um saco de papel. Aproveitámos cartolinas coloridas e, mais uma vez, com muita criatividade, construímos fantoches espetaculares!

 

 

A fuga das formigas

Conhecemos o incrível mundo das formigas com o mirmecólogo Tomás e a Sandra do Pavilhão do Conhecimento.

Primeiro, moldámos  uma formiga em plasticina, tal como a imaginámos, depois, o Tomás desenhou-nos todas as partes do seu corpo (cabeça, tórax, abdómen, patas, antenas e  mandíbulas). Em seguida, observámos como constroem os seus formigueiros, como organizam as suas colónias e como comunicam entre elas formando uma grande equipa. Identificámos a rainha que põe os ovos, as amas que tratam e protegem os ovos, as que procuram os alimentos e as que limpam o formigueiro.

Saímos da atividade com vontade de observar melhor estes seres tão pequeninos e aprender mais sobre eles.

 

Uma Páscoa Feliz para todos!

   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *