Abril chegou e retomámos as atividades com os nossos parceiros habituais, mas neste mundo do imediato, também é muito importante parar um pouco e refletir e foi isso que fizemos, refletindo sobre os Direitos e Deveres das Crianças, sobre a Defesa e Proteção dos Oceanos, sobre aqueles que lutaram pela Liberdade e de como é Importante Defendê-la e “Regá-la”.
Começando pelas fantásticas atividades proporcionadas pelos nossos amigos e parceiros do Museu da Marioneta, Museu da Fundação Calouste GulbenKian, Museu Bordalo Pinheiro e Museu da Presidência.
Museu da Marioneta
O Pedro, a Joana e a Andreia trouxeram-nos, uma vez mais, um pouco do seu Mundo maravilhoso, através das marionetas de fio e de luva, que todos pudemos experimentar.
A atividade proposta foi a construção do fantoche de dedo ou dedoche, onde cada um escolheu o herói que iria realizar.
Digam lá que os nossos heróis não estão o máximo?!
Clube Tecnológico da Bobadela
As nossas amigas do Clube Tecnológico da Escola da Bobadela, a Beatriz, a Lara e a Carlota, propuseram-nos a montagem de um mecanismo, o homem corredor.
O objetivo foi por um lado, a representação do movimento através de um mecanismo usando um operador mecânico, por outro lado, pretendia chamar-se à atenção para a importância do movimento, qualquer que ele seja, na saúde física e mental de uma pessoa.
Foi uma atividade muito divertida!
Vejam como os nosso atletas correm!
Fundação Calouste Gulbenkian
Espelho Meu, foi a proposta de atividade trazida pela Rita Luiz, Rita Pinto e Carlota, do Centro de Arte Moderna CAM.
Partindo da exploração das obras de Amadeu Sousa Cardoso, José Pedro Craft e Fernanda Fragateiro, e inspirados por elas, cada um dos nossos pequenos artistas começou por construir a sua própria escultura, uma escultura espelho.
O resultado final foi a construção de uma escultura coletiva, tendo por base as esculturas individuais, onde cada um pôde rever numa grande superfície refletora, a imagem do seu trabalho individual e a imagem de todos os trabalhos.
A estrutura ficou espetacular. Que grandes artistas que temos!
Museu Bordalo Pinheiro
Esta vez, as nossas amigas do Museu Bordalo Pinheiro, a Francesca e a Inês, proporcionaram-nos a atividade de pintura em azulejo, usando a técnica da picotagem.
Depois de escolhermos o motivo/desenho bem bordaliano, passámo-lo para o papel vegetal.
De seguida, iniciámos a picotagem do mesmo.
Depois, passámos a imagem já picotada para o azulejo, usando uma “boneca de carvão”.
Por fim, fomos colorir a imagem do azulejo, com uma tinta especial.
Ficámos todos ansiosos para saber qual seria o resultado final das nossas pinturas, depois da Francesca ter levado os azulejos a cozer.
O resultado foi surpreendente!
Digam lá se os nosso azulejos não ficaram tão mimosos?!
Museu da Presidência
Na semana em que se celebra 50 anos de Democracia em Portugal, o Museu da Presidência da República veio ao hospital.
Em primeiro lugar, deram-nos a conhecer a morada oficial do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, o Palácio de Belém, as suas salas, os seus jardins e até a bandeira da Presidência, que quando está hasteada, significa que o Presidente se encontra no palácio.
Os nossos jovens foram depois convidados, a pensar uma bandeira para o caso de serem eles os Presidentes da República, e o entusiasmo e a criatividade não faltaram.
As suas bandeiras tornaram-se azulejos bem coloridos.
Ainda houve oportunidade para tirar umas fotografias com a bandeira de Portugal como fundo e até de enviar um presente muito especial ao Senhor Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, um cravo dos 50 anos de Abril.
Hora do Conto
Num mês tão cheio de atividades e emoções, houve ainda tempo para descontrair com uma história bem louca e divertida “O porquinho mau e os três lobinhos”, trazida pelos nossos amigos voluntários do Banco de Portugal.