Pontes para um mundo melhor

O essencial é invisível aos olhos

A Madalena, a Maria, o Martin e o Vicente do Colégio Pedro Arrupe vieram tornar a nossa tarde muito especial.

Jovens mostram um cartaz branco com palavras a azul às crianças do hospital

Começámos por fazer as nossas apresentações e ficámos a saber mais uns sobre os outros; fizemos um jogo de equipas em que, através de desenhos, a outra equipa adivinhava as personagens de desenhos animados.

Jovens com uma criança no hospital a escrever          Jovem distribui desenhos às crianças no hospital

Entre estas personagens havia em comum laços de amizade e esse foi o mote para a leitura e análise de um excerto do Principezinho.

Três jovens representam para as crianças no hospital          Três jovens representam para as crianças no hospital

Por fim, conversámos e partilhámos as nossas ideias sobre a importância da amizade e concluímos que, realmente, “o essencial é invisível aos olhos”. Saímos mais ricos desta sessão e gostámos muito de conhecer estes nossos novos amigos.

Criança escreve num quadro branco com palavras

Livro infinito

A Andreia, do projeto Gulbenkian no Hospital, trouxe-nos a Ana Pêgo do Serviço Educativo do Jardim Gulbenkian para dinamizar uma atividade intitulada Livro infinito.

Animadora mostra livro às crianças          Animadora mostra livro às crianças

Lápis de cor, papel e outros materiais sobre uma mesa          Criança abre um livro infinito

Assim, inspirados nos lindos jardins Gulbenkian e tomando como ponto de partida os ciclos de vida dos seres vivos, construímos um livro educativo que mostra a constante transformação e renovação da natureza infinita – uma rã, uma libelinha, uma rosa, uma raia, um pinguim…

Livro infinito com dois pinguins          Livro infinito com pinguim

Livro infinito com pinguim  sair do ovo          Livro infinito com pinguim

A Ana, autora do livro Plasticus Maritimus: uma espécie invasora, alertou-nos para o problema do plástico para a saúde do planeta e, consequentemente, para a nossa também.

Adorámos este encontro!

Incrível mundo das rochas

O Incrível mundo das rochas foi o tema que explorámos com o geólogo Rodrigo que veio à nossa escola com a Sandra do Pavilhão do Conhecimento.

Animadores com crianças

Tudo foi novo para nós, mas os complexos nomes que o Rodrigo foi dando a cada tipo de rocha foi o que mais nos surpreendeu e entusiasmou: as rochas sedimentares agrupadas de acordo com a origem dos sedimentos – quimiogénicas, biogénicas e detríticas – e que podem conter diferentes fósseis – somatofósseis (ossos), microfósseis (pegadas) e coprólitos (fezes); as rochas metamórficas como o xisto; e as rochas magmáticas intrusivas como o granito e as extrusivas como o basalto e a pedra pomes.

Observámos e discutimos as propriedades que as distinguem (cor, brilho, efervescência aos ácidos, peso…) e limpámos a areia da praia (rocha sedimentar detrítica) de agentes poluidores.

Crianças observam rochas         Crianças observam rochas

Crianças observam rochas         Crianças observam rochas

Uau, foi fantástico!

Juntos à mesa

A Andreia e a Rita do Museu Calouste Gulbenkian trouxeram-nos Naturezas Mortas pintadas por  dois artistas franceses: Henri Fantin-Latour e Claude Monet.

Natureza morta "Mesa guarnecida" de Henri Fantin Latour com frutos e hortênsias       Criança segura uma tela com pintura de Claude Monet Flores e Frutos numa Mesa

Este tipo de pintura, normalmente, possui elementos da natureza sem vida, como frutos, flores, louças ou mesmo talheres, dispostos sobre uma mesa, pelo autor, de uma forma organizada.

Assim, “juntos à mesa”, pintámos os nossos pratos e talheres e criámos as nossas naturezas mortas inspirados em alimentos ou em pratos especiais para nós. Também a importância da partilha foi explorada na travessa com alimentos de todos nós.

Recortes de papel de diversas cores com formas de comida e talher e prato          Recortes de papel de diversas cores com formas de comida e talher e prato

Recortes de papel de diversas cores com formas de comida e talher e prato          Recortes de papel de diversas cores com formas de comida e talher e prato

Recortes de papel de diversas cores com formas de comida e talher e prato

Atelier de meteorologia

Acabamos mais um ano letivo, e da melhor forma, com um atelier de meteorologia em inglês, já que era a língua mais fácil para os nossos alunos.

What’s the forecast for tomorrow? Will it rain or be sunny?

Para obtermos a previsão do tempo, é necessário que os cientistas recolham informações sobre a temperatura, a humidade, a velocidade e a direção do vento…

Então, a Sandra e o Zé do Pavilhão do Conhecimento realizaram connosco um conjunto de experiências que nos permitiram compreender conceitos como a temperatura e a pressão atmosférica;  responder a questões sobre a rotação dos tornados e dos furacões (Como giram? Em que parte do hemisfério acontecem?) e sobre  as correntes de ar frias e quentes (Qual o ar que sobe e qual o que desce?); e ainda descobrimos como se formam as nuvens.

Foi uma tarde de muitas emoções!

Monitores com alunos, globo terrestre e anemómetro          Monitores com alunos, anemómetro e ventosa

Alunos com caixa de materiais         Animadores e aluno

ATÉ PARA O ANO!

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