O essencial é invisível aos olhos
A Madalena, a Maria, o Martin e o Vicente do Colégio Pedro Arrupe vieram tornar a nossa tarde muito especial.
Começámos por fazer as nossas apresentações e ficámos a saber mais uns sobre os outros; fizemos um jogo de equipas em que, através de desenhos, a outra equipa adivinhava as personagens de desenhos animados.
Entre estas personagens havia em comum laços de amizade e esse foi o mote para a leitura e análise de um excerto do Principezinho.
Por fim, conversámos e partilhámos as nossas ideias sobre a importância da amizade e concluímos que, realmente, “o essencial é invisível aos olhos”. Saímos mais ricos desta sessão e gostámos muito de conhecer estes nossos novos amigos.
Livro infinito
A Andreia, do projeto Gulbenkian no Hospital, trouxe-nos a Ana Pêgo do Serviço Educativo do Jardim Gulbenkian para dinamizar uma atividade intitulada Livro infinito.
Assim, inspirados nos lindos jardins Gulbenkian e tomando como ponto de partida os ciclos de vida dos seres vivos, construímos um livro educativo que mostra a constante transformação e renovação da natureza infinita – uma rã, uma libelinha, uma rosa, uma raia, um pinguim…
A Ana, autora do livro Plasticus Maritimus: uma espécie invasora, alertou-nos para o problema do plástico para a saúde do planeta e, consequentemente, para a nossa também.
Adorámos este encontro!
Incrível mundo das rochas
O Incrível mundo das rochas foi o tema que explorámos com o geólogo Rodrigo que veio à nossa escola com a Sandra do Pavilhão do Conhecimento.
Tudo foi novo para nós, mas os complexos nomes que o Rodrigo foi dando a cada tipo de rocha foi o que mais nos surpreendeu e entusiasmou: as rochas sedimentares agrupadas de acordo com a origem dos sedimentos – quimiogénicas, biogénicas e detríticas – e que podem conter diferentes fósseis – somatofósseis (ossos), microfósseis (pegadas) e coprólitos (fezes); as rochas metamórficas como o xisto; e as rochas magmáticas intrusivas como o granito e as extrusivas como o basalto e a pedra pomes.
Observámos e discutimos as propriedades que as distinguem (cor, brilho, efervescência aos ácidos, peso…) e limpámos a areia da praia (rocha sedimentar detrítica) de agentes poluidores.
Uau, foi fantástico!
Juntos à mesa
A Andreia e a Rita do Museu Calouste Gulbenkian trouxeram-nos Naturezas Mortas pintadas por dois artistas franceses: Henri Fantin-Latour e Claude Monet.
Este tipo de pintura, normalmente, possui elementos da natureza sem vida, como frutos, flores, louças ou mesmo talheres, dispostos sobre uma mesa, pelo autor, de uma forma organizada.
Assim, “juntos à mesa”, pintámos os nossos pratos e talheres e criámos as nossas naturezas mortas inspirados em alimentos ou em pratos especiais para nós. Também a importância da partilha foi explorada na travessa com alimentos de todos nós.
Atelier de meteorologia
Acabamos mais um ano letivo, e da melhor forma, com um atelier de meteorologia em inglês, já que era a língua mais fácil para os nossos alunos.
What’s the forecast for tomorrow? Will it rain or be sunny?
Para obtermos a previsão do tempo, é necessário que os cientistas recolham informações sobre a temperatura, a humidade, a velocidade e a direção do vento…
Então, a Sandra e o Zé do Pavilhão do Conhecimento realizaram connosco um conjunto de experiências que nos permitiram compreender conceitos como a temperatura e a pressão atmosférica; responder a questões sobre a rotação dos tornados e dos furacões (Como giram? Em que parte do hemisfério acontecem?) e sobre as correntes de ar frias e quentes (Qual o ar que sobe e qual o que desce?); e ainda descobrimos como se formam as nuvens.
Foi uma tarde de muitas emoções!
ATÉ PARA O ANO!