A diversidade na/da comunicação

A escola do HSM saiu do hospital e foi a duas escolas de Salvaterra de Magos falar do trabalho que se faz numa escola de hospital.

Professora Sara fala para plateia de alunos

Professora Sara com agentes da Escola Segura e professora mostra postais

E viemos de lá mais ricos 🙂 com os postais enviados para os nossos alunos.

Aluno do Hospital vê postais entregues

Mão de aluno com cateter e postal

A Evelina e a Ana do Pavilhão do Conhecimento, trouxeram-nos elementos da natureza dos quais extraímos pigmentos de várias cores para “fabricar” tintas. Juntámos água, pegámos nos pincéis e pintámos em telas de tecido. Adorámos a experiência e as pinturas ficaram espetaculares!

Animadoras do Pavilhão do Conhecimento com alunos do Hospital

Mãos de aluna a coar pasta vegetal verde

Mãos de aluno a misturar água em pasta azul

Almofariz com pasta e corante roxo

Alunos pintam com as tintas fabricadas

Mãos de aluno com pincel e dois quadros pintados com as tintas fabricadas

Quador pintado com as tintas fabricadas

Quadro pintado com as tintas fabricadas

Também tivemos a visita virtual da nossa amiga Evelina em que falámos sobre circuitos elétricos e construímos postais pop-up com sapos de sorrisos luminosos!

Evelina (videoconferência), professora Sara a mostra um sapo em cartão e alunos

Alkuna com led verde, componentes electrónicos e postal quase pronto

Alunos colam fita de cobre no postal

Sapo de papel com a boca aberta iluminada

O professor Paulo Torcato trouxe-nos dois robots e estivemos a “ensiná-los” a fazer várias habilidades!

Professor Paulo Torcato, robot e alunos

Alunos programam em tablet

Professoras Diana e Sara, robots e alunos

A aprender a comunicar

A Carla e a Ana do Pavilhão do Conhecimento vieram à Escola do Departamento de Pediatria do HSM. Trouxeram-nos algas e ensinaram-nos o que podemos fazer com algumas delas e em que tipo de alimentos as podemos encontrar. Observámos alguns rótulos de alimentos e imaginem que, até no leite com chocolate, encontrámos algas! Fizemos gelatina de frutas e ficámos surpreendidos, pois percebemos que a cozinha é realmente um laboratório 🙂

Um aluno com a Carla e Ana do Pavilhão do Conhecimento e uma mesa cheia de materiais  Diferentes tipos de algas Aluno verte líquido vermelho em formas de congelação

Gelatina vermelha em forma de estrelas do mar

A Evelina do Pavilhão do Conhecimento fez uma sessão de videoconferência connosco e lançou-nos um grande desafio: o que há de comum entre o peixe cozido, a gelatina e o leite com chocolate? Nós também achámos estranha a questão mas, no final, lá percebemos tudo! E a resposta é o mar.

Alunos e professora em videoconferência     Aluno e professora retiram líquido vermelho com uma serinhaAluno espreme líquido vermelho através de um tubo para recipiente com gelo

O professor Paulo Torcato também nos visitou com o projeto O Robot Ajuda! Fizemos duas sessões de programação em Scratch. Numa ensinámos o nosso amigo sapo a fazer perguntas e a dar respostas. Noutra, ensinámo-lo a fazer um jogo e os nossos alunos divertiram-se a percorrer os labirintos.

Alunos e professor programam em Scratch Alunos e professora programam em Scratch Alunos e professores programam em Scratch Aluna e professora programam em ScratchAlunos programam em Scratch

O Tiago do Museu da Água ajudou-nos a aprofundar o nosso conhecimento sobre o Ciclo da Água. O que mais nos surpreendeu foi saber que a água que existe hoje é a mesma água que existia no tempo dos dinossauros!

Tiago, professora, alunos e pais

Alunos montam puzzle do ciclo da águaPuzzle do ciclo da água completo

A Filipa e a Matilde do Museu da Marioneta trouxeram-nos distintas marionetas oriundas de diferentes partes do mundo e com diversas formas de manipulação: marionetas de luva, de vara, de fios e de sombra. Nós criámos personagens com meias e outros materiais e as nossas marionetas ficaram bem divertidas!

Filipa, Matilde, alunos, pais e professora e teatrinho de marionetas Filipa, Matilde, alunos, professora e materiais para marionetas Marioneta de meia Marioneta de meia Aluno no teatrinho com marioneta

De surpresa em surpresa

No final do período passado, os alunos da escola do HSM tiveram muitas surpresas!

O que seria um breve teste de ligação, câmara e micro para começarmos a fazer ligações à escola EB1/JI da Portela, concretizou-se numa TeleAula em que assistimos a um teatro de fantoches sobre a Maria Castanha e os duendes. Adorámos a surpresa! Obrigada à professora Cláudia Meireles e à turma do 4.º A. Ficamos à espera de mais momentos destes.

Aluna assiste ao teatro de fantoches por videoconferência  Alunos com o teatro de fantoches

Alunos que realizaram o teatro de fantoches

Alunos e professoras do teatro de fantoches - no hospital e no ecrã do computador

O Tiago, do Museu da Água, veio com o amigo Fernando, o grande criador e apresentador do Circo de Pulgas da Nônô. O Fernando treina pulgas de todo o mundo: a pulga trapezista e a equilibrista, a pulga bala e muitas mais. E foi com muito orgulho que nos apresentou este circo fantástico.  Foi um espetáculo muito divertido e aplaudido!

Alunos assistem ao circo de pulgas

Fernando, o amestrador de pulgas

Alunos assistem ao circo de pulgas

Alunos assistem ao circo de pulgas

A Evelina e a Catarina trouxeram-nos do Pavilhão do Conhecimento uma atividade natalícia. Construímos pais natais muito agitados e iluminados… ficaram lindos! Foi uma forma excelente de terminarmos as atividades desse período letivo.

Alunos, pais, animadores e professores com mesa de materiais

Mesa com materiais e pai natal quase concluído, com circuito eléctrico à vista

Animadora ajuda aluna a construir o pai natal

Pai natal concluído com nariz vermelho aceso

Viagens pelo mundo

Na escola do Departamento de Pediatria do HSM, tivemos uma sessão com a Sandra do Pavilhão do Conhecimento para falar de aviões e do que lhes permite voar. Fizemos algumas experiências e construímos um “mosquito” com todas essas características especiais!

Mesa com aviões e Sandra no monitor do computador com um avião

Alunos ajudam-se mutuamente a construir aviões

Alunos constroem aviões com educadora

Mesa com aviões tipo Mosquito

Alunos experimentam os aviões

Também estivemos em TeleAula com a Escola do IPO a viajar pelo mundo… Percorremos os países onde a língua oficial é o mandarim, o inglês, o castelhano, o árabe e o português, que são as línguas mais faladas pelo mundo. Foi uma manhã cheia de curiosidades e novidades!

Aluna trabalha sobre o mapa-mundi

Aluna trabalha sobre o mapa-mundi em TeleAula com o IPO

Aluna trabalha sobre o mapa-mundi em TeleAula com o IPO

Aluna trabalha sobre o mapa-mundi

O professor Paulo trouxe-nos mais uma sessão de robótica… Ensinámos o nosso amigo robot a “ver”, a “sentir”, a desviar-se de obstáculos e a reconhecer cores. Foi uma tarde espetacular!

Professor Paulo explica funcionamento dos sensores do robot a aluna

Aluna programa o robot

Aluna programa robot

Comunicação e Ciência

A escola do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria teve a primeira visita, deste ano letivo, do professor Paulo Torcato. Programámos os robots, ensinámo-los a fazer um quadrado, a desenhar o número 2 e a desviar-se de obstáculos. Também tivemos a surpresa de experimentar a realidade aumentada a partir do telemóvel.

Alunos a utilizar robots e tablet com a professora Sara e o prof Paulo Torcato

Alunos com robot e tablet

Alunos com robots e tablets

Telemóveis com aplicação de realidade aumentada

A nossa primeira TeleAula com a escola do IPO foi sobre a Língua Portuguesa no Mundo. Ficámos a saber que somos cerca de 280 milhões de falantes em todo o mundo e assinalámos no planisfério os países de língua oficial portuguesa. Depois jogámos ao jogo Acorda para o acordo onde recordámos as regras do acordo ortográfico.

Aluna com mapa mundo - TeleAula com IPO

Aluna com mapa mundo - TeleAula com IPO

Aluna a jogar Acorda para o acordo

Com a Sandra do Pavilhão do Conhecimento fizemos uma videoconferência em que estudámos a ciência que está por trás das catapultas, a influência do centro de massa e experimentámos vários materiais em construções à prova de terramotos! Foi uma tarde beeeemmmmmm divertida e interessante.

Sandra em videoconferência com alunos e professora Sara

Professora Sara e alunos com catapulta

Alunos com catapultas artesanais

Jogo físico Angry birds

A Sandra e a Ana também nos trouxeram do Pavilhão do Conhecimento uma mão cheia de experiências. Viajámos com a matemática, a física e a química. A estrela da tarde foi o gelo seco e a reação que ele provocou.

Alunos, professoras e educadoras com visitantes do Pavilhão do conhecimento

Técnicas do Pavilhão do Conhecimento, aluno e prof Diana - passar por dentro de uma folha

Alunos realizam experiência

Experiência com latas de refrigerante

Experiência com latas de refrigerante

Experiência - encher um balão no gargalo de uma garrafa

Experiência com gelo seco

Comunicar é preciso!

Balões de fala sem texto e um balão com "Comunicar é preciso!"

O tema condutor deste ano letivo, Comunicar é preciso!, surgiu de um dos temas propostos pelas Nações Unidas para o ano de 2019, Ano Internacional das Línguas Indígenas.

Alguns dos nossos alunos comunicaram quem são, através de jogos de palavras que agora estão expostos na Escola do Departamento de Pediatria do HSM.

Balões de fala contendo trabalhos dos alunos

Balões de fala contendo trabalhos dos alunos

Balões de fala contendo trabalhos dos alunos

Balão de fala com acróstico da Rafaela

Balão de fala com acróstico do Lucas

Balão de fala com acrósticos de Avelina Felicidade

Reiniciámos também as nossas atividades com o Pavilhão do Conhecimento. A Sandra trouxe-nos, entre outras coisas, um novo amigo, o MIO, que programámos para “caminhar” e “desenhar” 🙂 Foi bastante divertido!

Sandra do Pavilhão do Conhecimento com alunos e professora

Alunos fazem actividade com bolas cor de laranja

Sandra com alunos e o robot MIO

Folha de planeamento da deslocação do robot MIO

Viver o património com os oceanos, robots, azulejos e muito mais

Na escola do HSM recebemos a visita do nosso amigo oceanógrafo Francisco Silva que nos trouxe o mar ao nosso hospital. Falámos de mares, marés, correntes, ondas e ficámos a perceber melhor o fenómeno das ondas gigantes da Nazaré.

Oceanógrafo Francisco Silva fala aos alunos

Oceanógrafo Francisco Silva mostra imagem do relevo marinho aos alunos

Tivemos mais uma tarde bem passada na companhia do professor Paulo Torcato que nos trouxe os Mbots: programámo-los para andar, desviar de obstáculos, desenhar um quadrado e o número dois. Não foi fácil mas um desafio é sempre benvindo!

Professor Paulo Torcato fala sobre Mbots Mbots em funcionamento

Também tivemos a visita do Museu do Azulejo e percebemos um pouco do trabalho que está por trás dos painéis de azulejos do nosso património. Cada um de nós pintou um que entretanto ainda foi para o museu para cozer a 1000º num forno mágico. Foi uma tarde diferente e espetacular!

Pintura de azulejos com professoras, alunos e educadoras Pintura de azulejos com professoras, alunos e educadoras Pintura de azulejos com professoras, alunos e educadoras Azulejos pintados pelos alunos

Com a Sandra do Pavilhão do Conhecimento fizemos uma videoconferência em que, além de outras experiências, explorámos várias propriedades da água. Mas a estrela da tarde foi a película de sabão!!!!

Videoconferência com a Sandra do Pavilhão do Conhecimento e dispositivo para fazer películas de sabão Dispositivo para fazer películas de sabão Exploração de dispositivo para fazer películas de sabão Exploração de dispositivo para fazer películas de sabão

Numa sessão presencial, trouxe-nos um grande desafio com LED e circuitos e fizemos postais pop-up bastante iluminados!

Sandra do Pavilhão do Conhecimento mostra a construção de postais com LED Criação de um postal com sapo, moscas e LED Postal com um morcego e um LED Postal com um sapo e uma mosca com LED aceso

Como o ano letivo está quase a terminar, deixamos uma quadra para vos animar.

Cartão com circuito integrado em forma de manjerico e a quadra: Do Pavilhão do Conhecimento/Vem a Sandra nos ensinar/E para acabar este ano/Com os LEDs vamos celebrar

Património ao loooooongo dos tempos

A Escola do Departamento de Pediatria do HSM realizou mais uma TeleAula com a Escola do IPO. Viajámos por Lisboa e ficámos a conhecer alguns dos seus principais monumentos a partir de pequenas curiosidades e desafios. Foi uma sessão cheia de novidades, já que a maioria chegou há pouco tempo de outro país e ainda não conhece a nossa capital.

Professora Diana com aluna a realizar exercícios em TeleAula com IPO

Professora Diana com aluna a realizar exercícios em TeleAula com IPO

Alunos do IPO mostram trabalhos em TeleAula

Professora e aluna com os alunos do IPO em TeleAula

O professor Paulo Torcato visitou-nos novamente… já tínhamos saudades! Tivemos uma sessão num quarto de isolamento em que se fez programação com Scratch. Foi uma sessão alegre, ativa e cheia de empenho e trabalho. No final, a nossa aluna jogou um jogo construído por ela.

Aluna e professor programam em Scratch

Aluna programa em Scratch

Aluna programa em Scratch

Numa outra sessão, o professor trouxe-nos mBots para programar. Conseguimos ensinar estes robots simpáticos a andar, a parar e a “ver” obstáculos 🙂 Alunos de 5 países tiveram a oportunidade de programar um robot pela primeira vez.

Professores e alunos exploram os mbots

Professores e alunos programam os mbots

Professores e alunos brincam com os mbots

A Sandra e a Catarina vieram com a grande especialista em DINOSSAURIUS, a Inês, falar sobre estes animais já extintos.

Ficámos a saber que atualmente ainda existem animais que coabitaram o nosso planeta com eles (por exemplo, as formigas, tartarugas e tubarões) e outros que são seus descendentes (as aves!).

Alunos, professoras e monitoras com dinossauros e fósseis

Aluno explora fósseis com lupa

Trouxeram-nos, do Pavilhão do Conhecimento, várias réplicas de fósseis, crânios e dentes e nós também fizemos um molde de réplica.

Alunos exploram fósseis de dinossauro de brincar

Dinossauros em moldes

Dinossauros e lupa

Água e ar também são património

No dia mundial da ÁGUA, que se celebra anualmente a 22 de março, a Escola do Departamento de Pediatria do HSM realizou uma videoconferência com a Evelina do Pavilhão do Conhecimento para nos falar deste bem tão precioso.

Falámos sobre a importância da água como património a proteger, realizámos várias experiências, respondemos a um quiz sobre o tema e demos algumas sugestões para poupar água.

Alunos em videoconferência fazem experiências com água

Alunos em videoconferência fazem experiências com água

Alunos fazem experiências com água

A Sandra e o Tiago trouxeram do Pavilhão do Conhecimento um conjunto de experiências com o AR.  Falámos sobre pressão e gravidade e a sua influência… no nosso planeta e também fora dele!

Monitores do Pavilhão do Conhecimento e aluna fazem experiências com o ar

Monitores do Pavilhão do Conhecimento e aluna fazem experiências com o ar

Monitores do Pavilhão do Conhecimento e aluna fazem experiências com o ar

Visitas de estudo pelo património

Na Escola do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria, para além do trabalho escolar realizado com cada um dos nossos alunos,  continuamos a ter umas “visitas de estudo” bem interessantes.

Claro que nestas visitas, ao contrário do que acontece nas escolas regulares, nós não nos deslocamos, abrimos as portas da nossa sala e do nosso computador a quem gosta de nos visitar.

A Sandra, em mais uma sessão do Projeto Ciência faz bem à Saúde,  trouxe-nos do Pavilhão do Conhecimento uma mala cheia de experiências: construímos máquinas de rabiscos, fizemos explosões de cores, vimos foguetões e submarinos em funcionamento, alterámos a nossa percepção com lentes prismáticas e até fizemos uma espetada de balões! Foi uma tarde muito bem passada 🙂

Sandra, do Pavilhão do Conhecimento, com a sua mesa de materiais

Alunos do HSM a fazerem espetadas de balões Aluno com lentes prismáticas

Num outro dia, a Sandra fez uma videoconferência connosco a partir do Pavilhão do Conhecimento com uma proposta de gastronomia molecular.

Dedicámos a nossa sessão a fazer caviar azul, verde e vermelho 🙂 Foi bastante divertido!

Alunos e professora em videoconferência com a Sandra

Aluno deita gotas de corante num copo

Alunos deitam gotas de corante num copo

Copos com corante vermelho, verde e azul e colher com bolinhas de diferentes cores

Também visitámos, em TeleAula com a escola do IPO, alguns castelos de Portugal. Percebemos quais as suas funções e descobrimos curiosidades muito interessantes sobre alguns deles:

  • Existem castelos roqueiros… que nada têm a ver com Rock and Roll!;
  • Martim Moniz sacrificou a própria vida ficando “entalado” na porta do castelo de Lisboa
  • D. Fuas Roupinho era o nome de um alcaide no Castelo de Porto de Mós.

Foi uma bela aula de história que nos deu um roteiro interessante para visitar!

Aluno com mapa e questões em TeleAula com o IPO

Aluno lê um pequeno texto em TeleAula com o IPO

Aluno com mapa e questões em TeleAula com o IPO

Aluno em TeleAula com o IPO