O Mar no Hospital

Oceanógrafo Francisco Silva

O mar sempre teve um papel preponderante na minha vida. Esse fascínio foi-se mantendo ao longo do tempo, fazendo com que decidisse dedicar a minha vida a tentar perceber alguns dos seus mistérios e ajudando quem partilha comigo esta paixão. Acabei por me tornar oceanógrafo, foquei-me com particular interesse em estudar as ondas e actualmente sou um dos responsáveis pelas previsões de agitação para as duas maiores empresas do mundo dedicadas às previsões para o surf, a Magicseaweed e a Surfline.

Se hoje em dia me sinto plenamente realizado no meu trabalho, essa realização pessoal é da total responsabilidade da minha paixão pelo mar. Ainda olho para as ondas a rebentar na areia com o mesmo entusiasmo que o fazia quando tinha 10 anos e corria em direcção à praia. Imaginar-me longe do mar assusta-me e sabendo que este meu fascínio é partilhado por muitas crianças, pensei que seria fantástico levar um bocadinho do mar a quem por alguma infelicidade da vida está no hospital.

E assim nasceu O Mar no Hospital, um projecto que leva um pouco do mar às crianças internadas, sob a forma de uma conversa sobre ciência, respondendo às dúvidas das crianças acerca do mar e aguçando a sua curiosidade relativamente aos mecanismos que geram as ondas ou as marés, por que razão o mar é azul ou de onde vem a areia da praia.

Pode ler os artigos sobre algumas das actividades que incluíram a participação do oceanógrafo Francisco Silva.