Mosquitos, robots e o dia de S. Valentim

Aviões construídos pelos alunos

Com a Sandra do Pavilhão do Conhecimento fizemos, na Escola do HSM, o nosso primeiro modelo de avião – o mosquito!

Videoconferência com a Sandra do Pavilhão do Conhecimento

Primeiros passos da construção do avião

Construção do avião com instruções a partir do Pavilhão do Conhecimento

A Sandra orientou-nos e explicou-nos como funcionam e para que servem as diferentes partes do avião.

Mas, mais divertido, foi lançar os nossos mosquitos aqui na nossa escola e ver qual voava mais longe!

Aviões construídos pelos alunos

Teste de voo dos aviões

Recomeçámos as nossas sessões de O robot Ajuda! com o professor Paulo Torcato. Trouxe-nos o robot DOC e programámo-lo para cumprir várias tarefas.

Alunas e professoras com o Robot DOC

Interacção com o Robot DOC

Prof. Paulo Torcato explica o roboto DOC ao público atento

Interacção com o Robot DOC

Interacção com o Robot DOC

Tivemos TeleAula com a Escola do IPO. Apesar das peripécias informáticas gostámos muito de conhecer as histórias por trás do Cupido e do dia de S. Valentim.

Foi uma teleaula com muita alma, amor e… teimosia 🙂

Alunos em videoconferência com o IPO

Alunos em videoconferência com o IPO

Actividade da videoconferência com o IPO

Tradições, ciência e tecnologia

Nas vésperas de Natal, a Evelina e a Catarina do Pavilhão do Conhecimento propuseram-nos a construção de figuras natalícias. Os nossos criadores construíram uma rena nervosinha e pais natais irrequietos!

Alunos constroem renas e Pais-Natal

Rena e Pais-Natal construídos pelos alunos

Pais-Natal construídos pelos alunos

As professoras e as educadoras  do Departamento de Pediatria do HSM, iniciaram o novo ano cantando as janeiras pelos pisos  e desejando a todos um Bom Ano 2018.

Professoras e educadoras com coroas

Professoras e educadoras cantam as Janeiras

Do Pavilhão do Conhecimento, a Sandra trouxe-nos experiências muito interessantes. Falámos de vácuo, pressão atmosférica e da sua influência sobre alguns materiais. Fizemos também algumas experiências com água que mais pareciam magia…

Experiências científicas com técnica do Pavilhão do Conhecimento

Experiências científicas com técnica do Pavilhão do Conhecimento

Experiências científicas com técnica do Pavilhão do Conhecimento

Experiências científicas com técnica do Pavilhão do Conhecimento

Experiências científicas com técnica do Pavilhão do Conhecimento

Aproveitamos para divulgar as 24.ªs Jornadas de Pediatria, subordinadas ao tema #criança24.0, que decorrerão nos próximos dias 7, 8 e 9 de fevereiro no grande auditório do Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Salientamos o curso Educar com novas tecnologias – crianças especiais, orientado pelo professor Rui Fernandes do CANTIC/CRTIC Amadora e dirigido a todos os profissionais da área da educação, saúde, pais e estudantes.

Poderão consultar o programa no site https://www.jornadaspediatriahsm.pt/

Partilhar, preservar e descobrir

Para lembrar a lenda de S. Martinho, as educadoras e as professoras do Departamento de Pediatria do HSM fizeram a sua dramatização por todos os serviços e deixaram um pequeno desafio para não esquecerem esta lenda.


Com o Pavilhão do Conhecimento, tivemos uma aula sobre centro de massa. A Sandra proporcionou-nos várias experiências onde explorámos os centros de massa de vários objetos. No final levámos connosco tucanos equilibristas 🙂

A Sandra e a Rita, também do Pavilhão do Conhecimento, trouxeram-nos minhocas. Pudemos pegar nelas, observá-las em pormenor e aprendemos imensas curiosidades… Imaginem que podem ter até 15 corações e que, apesar de terem cabeça, não têm olhos mas têm células fotossensíveis por todo o corpo! Também aprendemos a distinguir minhocas de lagartas!

A escola do HSM fez a sua primeira TeleAula do presente ano letivo com a escola do IPO. Explorámos vários tipos de pavimentações: com polígonos e com figuras da natureza, tal como o Escher fez. Foi um grande desafio!
Falámos também de pavimentos nossos conhecidos, da calçada portuguesa e ficámos a conhecer a arte dos nossos mestres calceteiros 🙂

Ainda dinamizámos na sala polivalente uma nova atividade com alunos e os monitores José e Ana do CAF S. Vicente.
Fizemos um jogo de apresentação com balões. Escrevemos os nossos nomes, desenhámos um colega, registámos o nosso ídolo e o nosso prato favorito e ainda partilhámos os nossos medos. No final rebentámos os balões. Pum, pum, pum… foi uma festa!

Programação, experimentação e preservação!

Já recomeçámos as atividades do Robot Ajuda! O professor Paulo Torcato trouxe-nos uma novidade: um pequeno robot DOC que não para de interagir connosco. Temos que o programar para que ele possa responder aos vários desafios que nos são colocados.

 

 A partir do Pavilhão do Conhecimento, a Sandra deu-nos uma aula de densidades e tensão superficial. Foi uma aula bem divertida em que pusemos alguns sólidos e vários líquidos à prova. Graças às diferentes características da água e do óleo construímos ainda um lavalamp bem colorido.

A Sandra também nos visitou e levou-nos a fazer uma viagem pelo Oceano Global. Percebemos a pouca quantidade de água que temos disponível para beber, fizemos uma pescaria sustentável (mais do que a quantidade, o que importa é o tamanho!), limpámos uma praia e observámos na lupa um creme exfoliante onde encontrámos plásticos. Com as escolhas certas, todos podemos ajudar a preservar a água do nosso planeta!

Descobrir os minós… máquinas e mecanismos

Com recurso a materiais manipuláveis, descobrimos combinações possíveis para a formação de dominós, triminós, tetraminós e pentaminós.

Reproduzimos figuras com os pentaminós e com os blocos tridimensionais do tangraminó.

Não foi fácil, mas gostámos do desafio!

Também começámos as nossas sessões com o Pavilhão do Conhecimento e recebemos a visita da Evelina e da Sílvia. Descobrimos que existem máquinas e mecanismos de todas as espécies e feitios cuja função é tornar o trabalho mais fácil. Falámos das máquinas mais simples, como a alavanca, até mecanismos como as engrenagens e as cremalheiras.

Mas bom mesmo foi pôr as máquinas em ação!

20.º Encontro TeleAula

Mais uma vez, a comunidade TeleAula dos hospitais reuniu na  Escola EB 2,3 José Cardoso Pires com o objetivo de refletir e partilhar  as atividades desenvolvidas no ano que agora findou.

Falámos das pequenas e das grandes viagens, científicas e robóticas numa mala que não se esgotou de surpresas todas elas cheias de entusiasmo e aprendizagens. Também as dificuldades e os condicionalismos foram aqui ponderados de  forma a cooperarmos nesta tarefa desafiante que enfrentamos todos os dias.

     

Para o próximo ano letivo,  definimos  linhas orientadoras  com base no Ano Europeu do Património Cultural. Vamos celebrar a diversidade e a riqueza do nosso património num projeto comum a todas as escolas :”Viver o património”. Prometemos um ano com vivências fortes, passando pelos nossos monumentos e museus,  pelas nossas práticas tradicionais e formas de arte contemporâneas.

Foi um dia cheio de tudo o que nos move no dia a dia:  afetos, disponibilidade, interesse e uma vontade imensa de fazer mais e melhor. As expectativas foram superadas.