Escola Básica de Alcabideche

Ao abrigo de um acordo entre a Administração do Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão e a antiga Direção Regional de Educação de Lisboa, a Escola Básica de Alcabideche, representada pelo Diretor do Agrupamento de Escolas de Alcabideche, professor António Gomes, compromete-se, todos os anos letivos, a assegurar, preferencialmente, a lecionação das disciplinas de Matemática e de Ciências Naturais aos alunos dos 2º e 3º ciclos que se encontram em regime de internamento.

A Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Alcabideche foi criada pela Portaria nº 907/83 de 1 de Outubro e entrou em funcionamento no dia 1 de Outubro de 1983. Situa-se na Freguesia do mesmo nome, Concelho de Cascais e a sua localização permite um fácil acesso por meios rodoviários.

Na escola são lecionados os 5º, 6º, 7º, 8º e 9º anos de escolaridade do Ensino Básico – incluindo alguns jovens temporariamente internados no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão – e os Cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA), a funcionar no Estabelecimento Prisional do Linhó e com protocolo com o Centro Protocolar de Justiça. Funciona ainda na escola o Programa de Integração, Educação e Formação (PIEF). Existem também turmas de Percursos Curriculares Alternativos.

As atividades escolares decorrem entre as 8.40h e as 17.45h. Decorrem também na escola sede, atividades ligadas ao Desporto Escolar, de segunda a sexta-feira entre as 16.45h e as 18.15h.