Luz, Sombras e Reflexos

Caminhos de Luz

Caminhos de Luz foi a atividade dinamizada pelas duas Ritas do Museu Calouste Gulbenkian. Conhecemos duas peças do museu cuja função é iluminar: a lâmpada de mesquita em vidro e um lampadário em cerâmica pintado com flores azuis e motivos perfurados em forma de estrela.

Inspirados nestas peças e numa pintura cheia de luz de Jean-François Millet, construímos as nossas luminárias com palavras que evocam os nossos desejos e motivos florais em pastel. Ficaram lindíssimas!

Crianças sentadas numa mesa com lápis de cera, folhas de papel com palavras e motivos florais     Crianças sentadas numa mesa com lápis de cera, folhas de papel com palavras e motivos florais

Crianças sentadas numa mesa com lápis de cera e cilindros translúcidos pintados     Crianças sentadas numa mesa com lápis de cera e cilindros translúcidos pintados

Sombras coloridas

Para fazer um teatro de sombras, aprendemos a fazer marionetas de sombra colorida com a Joana e o Rafael do Museu da Marioneta.

Precisámos de material colorido e transparente, cola, tesoura e umas varas. Depois, montámos a tela, ligámos a luz e, com as sombras coloridas que construímos, apresentámos as nossas personagens e até contámos uma história.

Aprendemos que, apesar de vestirmos roupas coloridas, a nossa sombra não é colorida porque nós não somos transparentes.

Crianças com folhas com silhuetas de animais e quadradinhos de material colorido transparente

Crianças colam quadradinhos de material colorido transparente em folhas com silhuetas de animais

Silhuetas de animais com pau de gelado colado preenchidas com quadradinhos de material colorido transparente

Crianças assistem a teatro de sombras com dragão

Crianças assistem a teatro de sombras coloridas com animais coloridos

Espelho meu, Reflexo nosso

Do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, vieram as Ritas e a Andreia com uma proposta de atividade intitulada Espelho meu, Reflexo nosso

As imensas possibilidades fornecidas pelos espelhos foram a inspiração de artistas como Amadeu de Souza Cardoso, José Pedro Croft e Fernanda Fragateiro para conseguirmos entrar nas obras de arte. Assim, à semelhança destes artistas, cada um de nós construiu uma escultura com os reflexos desejados e, no final, fizemos uma composição artística super refletora com os trabalhos de todos.

Animadoras mostram uma pintura       Crianças criam escultura de cartão sob o olhar atento de animadora

Canetas de feltro e escultura de cartão

Canetas de feltro, lápis de cera e escultura de cartão

Esculturas de cartão e material reflector

Esculturas de cartão e material reflector

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *