Caminhos de Luz
Caminhos de Luz foi a atividade dinamizada pelas duas Ritas do Museu Calouste Gulbenkian. Conhecemos duas peças do museu cuja função é iluminar: a lâmpada de mesquita em vidro e um lampadário em cerâmica pintado com flores azuis e motivos perfurados em forma de estrela.
Inspirados nestas peças e numa pintura cheia de luz de Jean-François Millet, construímos as nossas luminárias com palavras que evocam os nossos desejos e motivos florais em pastel. Ficaram lindíssimas!
 
     
 
     
Sombras coloridas
Para fazer um teatro de sombras, aprendemos a fazer marionetas de sombra colorida com a Joana e o Rafael do Museu da Marioneta.
Precisámos de material colorido e transparente, cola, tesoura e umas varas. Depois, montámos a tela, ligámos a luz e, com as sombras coloridas que construímos, apresentámos as nossas personagens e até contámos uma história.
Aprendemos que, apesar de vestirmos roupas coloridas, a nossa sombra não é colorida porque nós não somos transparentes.





Espelho meu, Reflexo nosso
Do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, vieram as Ritas e a Andreia com uma proposta de atividade intitulada Espelho meu, Reflexo nosso.
As imensas possibilidades fornecidas pelos espelhos foram a inspiração de artistas como Amadeu de Souza Cardoso, José Pedro Croft e Fernanda Fragateiro para conseguirmos entrar nas obras de arte. Assim, à semelhança destes artistas, cada um de nós construiu uma escultura com os reflexos desejados e, no final, fizemos uma composição artística super refletora com os trabalhos de todos.
 
       



