Navegando por outubro

Exposição “Desenhar Contigo na Pediatria”

No passado dia 24 de outubro foi inaugurada a exposição Desenhar contigo na pediatria, no átrio da estação de metro da Praça de Espanha. Esta exposição conta com desenhos originais de crianças que se encontram em tratamento no IPOLFG. Estes desenhos foram realizados por alguns dos nossos alunos, no âmbito do atelier orientado por Teresa Ruivo com o apoio dos Urban Sketchers.

Cartazes da exposição na estação de metro

Alunos e professoras junto à exposição

Alunos, professoras e mães junto à exposição

Professoras e profissionais do IPO com mascotes do metro

TeleAula “Língua Portuguesa no Mundo”

No dia 26 de outubro, no âmbito do Projeto TeleAula com os alunos da Escola do HSM, foi possível explorar o mapa mundo e descobrir os países onde se fala a língua portuguesa.

E para relembrar a ortografia e algumas regras desta língua tão rica, os alunos jogaram o jogo Acorda para o acordo! Este jogo possibilitou trabalhar algumas competências essenciais na vida escolar dos nossos alunos.

Teleaula por telemóvel

Mapa mundo com bandeiras

Alunos do IPO em TeleAula

Halloween

E para acabar o mês em festa, no Serviço de Pediatria comemorou-se o Halloween em grande folia!!

Mesa com cobertura laranja, morcegos e chapéus de bruxa

Professoras do IPO e outros profissionais com coroas de Halloween

Um novo ano!!!

A Escola como fundamento do conhecimento

No início deste ano letivo conhecemos muitas caras novas! É sempre bom saber que a escola tem um papel importante e que, apesar de um contexto difícil, a escola consegue mobilizar as crianças e as famílias num sentido de vida positivo.

Uma das primeiras atividades que realizámos foi proposta pela escola de um dos nossos alunos. 

Pedra pintada de vermelho com toques de amarelo e verde

Entendendo a Escola como a pedra basilar do conhecimento, pintámos uma pedra como símbolo do que a Escola e o conhecimento representam no nosso quotidiano. 

A implantação da República

No âmbito da comemoração da implantação da República e considerando que temos muitos alunos que, por motivos de saúde, chegaram há pouco tempo a Portugal, realizámos diferentes atividades para dar a conhecer um pouco da nossa história recente e dos símbolos que representam a nossa Pátria.

Aluno escolhe lápis de cor para pintar bandeira portuguesa Aluno pinta a bandeira portuguesa Página com bandeira portuguesa e poema

Viver o Património

Chegámos ao fim de mais um ano letivo!!!

Um ano enriquecedor, cheio de novas descobertas onde a vontade de aprender esteve sempre presente.

No que respeita ao trabalho transversal, o tema deste ano, Viver o património, foi o mote para diferentes atividades que nos permitiram aprofundar conhecimentos sobre os valores da nossa civilização, a dinâmica da cultura portuguesa e as especificidades locais, indo ao encontro dos diferentes  projetos desenvolvidos na nossa escola: Projeto TeleAula, Projeto Mitologia e Projeto Academia Código Júnior.

Este tema revelou-se pertinente e com grande potencialidade, permitindo trabalhar o encontro de culturas e o sentimento identitário. Os nossos alunos colaboram ativamente nas atividades desenvolvidas neste âmbito trocando experiências e conhecimentos num trabalho colaborativo.

Não podemos deixar de valorizar o empenho dos alunos e das famílias que apesar de todas as dificuldades tomaram a escola como uma prioridade e alcançaram com sucesso os seus objetivos escolares.

Deixámos algumas notas que os pais nos escreveram:

“Os primeiros dias são assustadores, confusos, tudo parece ser um problema. Na realidade porque tudo nos é totalmente desconhecido. De repente lembramo-nos que alguém nos disse a determinada altura que até ao final do ano a nossa filha não voltaria mais à escola. Pronto. Pânico total! E perde o ano? E os colegas amigos? Como vai ser?”

“Direi que depois da saúde, para nós, pais da XXX, vem a educação, é o que de melhor podemos dar à nossa filha para que possa tornar-se naquilo que quiser por ter-se aplicado muito ao longo dos anos e ter assim cumprido todo o percurso académico. “

“… mais uma vez o IPO surpreendeu-nos porque é “top”! Agora sim, a todos os níveis! Tem uma escola…”

“Recebem na escola vários meninos de várias idades e diferentes níveis de conhecimento, ensinam verdadeiramente, (não se limitam a entretê-los com desenhos e brincadeiras – não durante aquele momento de aulas!), cumprem os programas escolares com rigor,  vão aos quartos angariar voluntários que queiram aprender, e ainda ensinam individualmente os que estão no isolamento! Extraordinário!”

“… aqueles momentos na escolinha ajudam a passar o tempo, como ajudam a manter os conhecimentos em dia, como ajudam a exercitar o raciocínio, a mostrar que são uns guerreiros cheios de força e sobretudo permitem que todas as crianças sintam a rotina das suas vidas ali dentro. Afinal, nem tudo mudou!

“Melhor que tudo, permitem que o tempo não pare e em breve cada um regresse à sua escola e prossiga o caminho sem mais interrupções, ao lado dos colegas amigos tal como era antes. É fantástico!”

“Haverá pior do que depois de viver/superar esta aventura depararem-se com uma nova turma, e a repetição do ano escolar? Não…chega de desafios…o problema não é mesmo os tais 1, 2 ou 3 anos mas sim o que pode representar nas emoções de cada um. “

Em busca do Património Cultural

Raízes da nossa cultura – A fundação de Roma

Eneias protagoniza a ligação do mundo grego e romano e as suas aventuras fazem parte do nosso património cultural.

Mais uma vez, os nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer as raízes da nossa cultura através do projeto Mitologia que lhes tem permitido conhecer importantes aspetos da Cultura Clássica de uma forma lúdica e divertida.

Mãos sobre imagens de personagens da mitologia clássica

Uma visita muito animada!

A EBI da Bobadela fez-nos uma agradável surpresa! Um grupo de alunos e os seus professores de Educação Tecnológica vieram visitar-nos.

A fábrica da loiça de Sacavém foi o mote para diferentes atividades. Os alunos da Bobadela trouxeram-nos muitas informações sobre esta antiga e importante indústria com imagens dos seus produtos. Conseguimos identificar peças que encontramos em casa das nossas avós…

Com imagens alusivas à fábrica, trouxeram-nos diferentes tangram com os quais foi possível fazermos construções, algumas bem complexas…Tangram concluído com a imagem de um prato Peças de tangram e algumas formas possíveis

Descobrir Lisboa

Lisboa é linda…

Devíamos conhecer melhor esta cidade que tantos turistas atrai.

Praça do Comércio, Marquês de Pombal, Aqueduto das Águas Livres, Castelo de S. Jorge… Cada viagem é uma descoberta!

Os nossos alunos que não conhecem Lisboa ficaram curiosos e entusiasmados.

Dia da Europa

A Europa, berço da cultura “Ocidental”, é, por vezes, desconhecida dos nossos alunos. A propósito do Dia da Europa realizámos várias atividades que nos permitiram conhecer um pouco melhor a Europa e, sobretudo,  os países da União Europeia (UE).

Interpretámos a lenda da Europa e analisámos o mapa da Europa assinalando os países da UE.

A partir dos conhecimentos dos alunos fomos descobrindo imagens dos diferentes países e caraterísticas da sua cultura.

Foi uma viagem que nos deixou com vontade de conhecer mais…

Monumentos europeus

Mapas da europa com símbolos e monumentos dos países

Património das Mitologias Clássicas

Durante este período, exploramos o património das mitologias clássicas!

Navegamos pelas aventuras de Jasão e os Argonautas e descobrimos diversos mitos em que pessoas são transformadas em animais ou em plantas.

Jasão e os Argonautas

Jasão era filho do rei Éson e irmão de Éson. Éson usurpou o trono ao irmão e obrigou-o juntamente com a sua mãe a fugirem da cidade de Lolco.

Passados anos, Jasão voltou a Lolco e reivindicou o trono de seu pai. Pélias concordou, desde que Jasão fosse buscar o velo de ouro, que estava escondido numa árvore na Cólquida.

Jasão construiu então um navio, a que chamou Argos, e reuniu uma tripulação de 50 homens que partiram para a Cólquida. Entre os tripulantes estavam Peleu, pai de Aquiles, o médico Asclépio e o poeta Orfeu.

Durante a viagem, Jasão e os argonautas enfrentaram muitos perigos.

Para entrar no Mar Negro, precisavam de passar pelas simplégades, enormes pedras que se fechavam se um navio tentasse passar por elas. Para vencer esse obstáculo, Jasão soltou uma pomba, que passou rapidamente pelas simplégades. No momento em que as simplégades recuavam, o Argos conseguiu passar rapidamente.

Para chegar até o bosque onde estava a árvore com o velo de ouro, Jasão deveria matar um dragão e semear um campo com os dentes do dragão. Quando os dentes fossem semeados, de cada um deles sairia um soldado armado. Com a ajuda da bruxa Medeia, Jasão tornou-se invulnerável ao fogo do dragão. Matou-o e semeou os dentes. Quando os soldados surgiram da terra, Jasão escondeu-se e atirou uma pedra a um deles. Sem saberem de onde a pedra tinha saído, os soldados engalfinharam-se e mataram-se uns aos outros.

Cumprindo a promessa, Jasão casou-se com Medeia e apoderou-se do velo de ouro. Na viagem de volta, os argonautas precisaram de atravessar a região onde viviam as sereias, criaturas metade mulher e metade peixe que atraíam os marinheiros para a morte com o seu belo canto. No entanto, o canto de Orfeu era mais belo e, graças à arte do grande poeta, os argonautas conseguiram resistir às sereias e voltar a Tessália.

Metamorfoses

Nas diversas Mitologias Clássicas são diversos os mitos em que pessoas são transformadas em animais ou, mais frequentemente, em plantas. Apesar de uma tal mudança ser ainda impossível no mundo de hoje, o seu propósito literário é simples.

A criação destes mitos assenta na necessidade da humanidade em compreender e aceitar o mundo que a rodeia. Assim, a existência de diversos animais, bem como plantas e fenómenos terrenos, era justificada através desses mitos, possibilitando aos Antigos uma fácil compreensão de todas essas realidades.

Um dos mitos mais apreciado pelos nossos alunos foi o mito de Narciso e de Eco.  Narciso e Eco foram punidos pelos deuses. Narciso viria a ser transformado na flor a que hoje dá o nome. Eco teve uma estranha condenação: jamais teria a oportunidade de falar em primeiro lugar, mas teria sempre a última palavra.

Navegando pelo projeto TeleAula

No mundo da construção

No dia 28 de fevereiro, com os alunos da EBI da Bobadela, os nossos alunos construíram um cesto de basquetebol. Foi uma atividade que provocou muitos sorrisos, principalmente para os nossos alunos mais habilidosos!

Muitos cestos foram marcados!!!

Materiais para construção de cesto de basquete Construção do cesto de basqueteCesto de basquete de mesa - resultado final

Explorando construções antigas

No dia 7 de março, em parceria com os alunos da escola do Hospital de Santa Maria, viajámos pelos mais belos castelos de Portugal:

  • Castelo de Guimarães
  • Castelo de Santa Maria da Feira
  • Castelo de Tomar
  • Castelo de Almourol
  • Castelo de Porto de Mós
  • Castelo de Lisboa
  • Castelo de Marvão
  • Castelo de Silves

Uma descoberta do nosso património que nos deixou com muita  vontade de viajar no nosso país.

Alunos à volta da mesa na escolinha Mapa de Portugal com imagens dos castelos

Navegando por diversos mundos…

Academia de Código Júnior

Iniciámos uma parceria com a Academia de Código com a finalidade dos nossos alunos adquirirem competências no âmbito da linguagem criativa que se esconde por detrás das interfaces dos brinquedos tecnológicos.

Ao trabalhar com a Academia do Código, queremos ajudar os nossos alunos a  a aprender a programar e que, através das atividades de programação, estruturem as suas formas de pensar e aprendam a resolver novos problemas.

Apresentação da Academia do Código

Atividades de código no computador

Projeto Mitologia

Aproveitando o Dia dos Namorados, explorámos a temática da amizade partindo de diversas histórias da mitologia grega sobre os amores e os desamores dos deuses caprichosos!!!

Esta sessão teve um sabor especial, na medida em que foi partilhada com os alunos da escola do HSM, que estiveram presentes por videoconferência.

Alunos e professoras em videoconferência

Durante este mês, os nossos alunos, numa outra sessão, também exploraram as peripécias das viagens de Eneias.

Alunos explorando o mapa Imagens das viagens de Eneias

Carnaval

Este ano, o Serviço de Pediatria comemorou o Carnaval com muitas brincadeiras e piratarias!!

Professoras e educadoras mascaradas de piratas

As nossas mais recentes viagens!

VIAJANDO COM OS REIS MAGOS

Para comemorar o Dia de Reis, os nossos alunos construíram coroas e exploraram as tradições que existem em Portugal relacionadas com esta festividade.

Alunos criam coroas

Uma coroa já completa

VIAJANDO COM ULISSES!

Capa do livro Ulisses de Maria Alberta Menéres

No âmbito da parceria estabelecida com a Faculdade de Letras, os nossos alunos descobriram as aventuras de Ulisses, com a ajuda do livro de Maria Alberta Menéres.

Ulisses, conhecido pela sua valentia e inteligência, casado com Penépole e pai de Telémaco, era rei da ilha de Ítaca.

Um dia, apesar de contrariado, teve de embarcar para Tróia porque o Príncipe troiano Páris, ao raptar a rainha grega de nome Helena, provocou uma guerra entre os troianos e os gregos.

Esta guerra durou cerca de dez anos e Ulisses, que sentia muitas saudades do seu reino, teve uma brilhante ideia. Mandou construir um cavalo de madeira onde ele e alguns soldados se esconderam e, assim, conseguiram entrar dentro das muralhas de Tróia e resgatar a rainha Helena.

No regresso a casa, Ulisses deparou-se com muitas peripécias:  o confronto com um ciclope muito violento, a transformação dos marinheiros em porcos, o canto das sereias e o perigo em que se encontrava o seu reino.

Apesar de tantos contratempos, Ulisses conseguiu recuperar o seu reino e família.

Explorando o património!

À descoberta da nossa herança grega

Os gregos deixaram-nos muita história e muitas histórias… Os nossos alunos puderam descobrir  os caprichos e  as extraordinárias capacidades dos deuses e heróis gregos. Ao mesmo tempo, também aprenderam as fragilidades de todos, sem deixar passar o famoso calcanhar de Aquiles.

As peripécias da Guerra de Tróia encantaram os mais novos.

Alunos à volta da mesa com imagens dos deuses e heróis gregosActividade de colagem com deuses e heróis gregos Folha com imagens dos deuses e heróis gregos

Descobrindo os mistérios da calçada portuguesa

Os nossos alunos com os alunos do Hospital de Santa Maria, no âmbito do Projeto Teleaula, exploraram várias figuras planas: triângulos, quadrados, hexágonos, pentágonos,  retângulos… e descobriram os segredos da pavimentação, inclusive, a pavimentação da calçada portuguesa.

Uma teleaula muito divertida e interessante!!!

Alunos calceteiros realizam actividade com formas geométricas Foto com formas geométricas no computador Alunos calceteiros realizam actividade com formas geométricas Actividade com formas geométricas

Uma visita especial ao Museu do Azulejo

Existem muitas formas de se visitar um museu. Foi com muita alegria que os nossos alunos receberam a equipa do Serviço Educativo do Museu do Azulejo.

Nesta primeira visita, tivemos a oportunidade de explorar o barro com diferentes técnicas e cada criança pode construir um presépio para levar consigo.

Esta atividade aguçou-nos a curiosidade para as próximas visitas!!

Presépio de barro Presépio de barro Presépio de barro Presépio de barro Presépio de barro

E chegou a época natalícia!!!!

Presépio de feltro Boneco de gengibre Postal com árvore de Natal

Árvore de Natal 

Pormenor de árvore de Natal - estrela

Explorando o fundo do mar!

Projeto “O Mar no Hospital”

Este ano, com a ajuda das madrinhas do Hospital de Santa Maria, iniciámos um novo projeto na Escola do Serviço de Pediatria, o projeto O Mar no Hospital, com  o oceanógrafo Dr. Francisco Silva.

Foi com muito gosto que os nossos alunos receberam este projeto que pretende explorar o fundo do mar de uma forma dinâmica e divertida!

Na primeira sessão percebemos como surgem as ondas e explorámos em pormenor as tão famosas ondas da Nazaré!

Com muita admiração, os nossos alunos aperceberam-se que no fundo do mar da Nazaré existe um canhão!!

Halloween

Para a noite do famoso doçura ou travessura, os meninos e as meninas internados no Serviço de Pediatria enfeitaram os sacos para angariarem os desejados doces!

Foi um doçura ou travessura muito doce!!