Um fevereiro muito animado!!!

No âmbito do projeto À descoberta da Mitologia tivemos  uma sessão que versou as metamorfoses. As atividades desenvolvidas neste dia foram muito interessantes e, como sempre, os alunos aderiram  com entusiasmo a este projeto.

Alunos e computador

Ainda neste âmbito, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, os nossos alunos tiveram oportunidade de participar no espetáculo  Mitomóvel, no pavilhão Lions.  A artista Vera Alvelos contou-nos quatro mitos: Dibutada e Polemon, Deméter e Perséfone, Europa e Narciso. Estes mitos fizeram a delícia das crianças e jovens e dos seus  pais.

Vera Alvelos ajoelhada no chão com um animal branco na mão

Vera Alvelos na sala Lions

Através do projeto Academia Código Júnior, os nossos alunos continuaram a explorar o mundo da programação com uma equipa muito disponível  e simpática.

Equipa da Academia do Código - dois jovens ladeiam duas jovens

A visita do Dr. Tiago Vieira, do Museu da Água, trouxe aos nossos alunos a oportunidade de explorar o ciclo da água através da visualização de uma apresentação e de um filme. No final, os nossos alunos construíram um puzzle.

Dr. Tiago Vieira e alunos a ver apresentação no computador

Puzzle do Ciclo da Água

Em parceria com a Educadora Maria Miranda dinamizámos o Carnaval no Serviço de Pediatria. Neste projeto, como é habitual,  escolhemos um tema, pesquisámos sobre o mesmo e confecionámos os fatos para os vários profissionais.  O tema escolhido, como pode ver-se nas fotos, foi os Pinguins.

Composição fotográfica com alunos, professoras, educadoras ,etc vestidos de pinguins

As nossas parcerias… de anos!

As nossas parcerias…

Neste post queremos salientar a importância de estabelecer parcerias duráveis com entidades externas que nos podem ajudar a desenvolver competências transversais nos nossos alunos, tanto na ciência e tecnologia como na arte e na cultura.

Ao longo destes anos, temos desenvolvido parcerias muito produtivas com a <Academia de Código_> e com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Os colaboradores de ambos os projetos têm conseguido adaptar as atividades planeadas ao nosso contexto específico. Sempre com simpatia e responsabilidade, têm desenvolvido um trabalho excecional, de continuidade e de proximidade com os alunos.

<Academia de Código_>

Segundo os autores do projeto, a <Academia de Código_> nasceu com a missão social  de preparar as crianças para uma sociedade digital através do ensino das ciências da computação.

Assumem que pretendem contribuir para que Portugal esteja na vanguarda no que respeita ao desenvolvimento do pensamento computacional e ao ensino da programação aos mais jovens.

Por isso, é com muito agrado que a Escola do Serviço de Pediatria acolhe este projeto. Os colaboradores da <Academia de Código_> conseguem sempre preparar atividades de forma a incluir todos os nossos alunos.  Ao longo das atividades desenvolvidas, os alunos demonstram empenho e interesse, ficando sempre na expetativa da próxima visita.

Aluno com computador e animadores da Academia de Código Aluno com computador e animadores da Academia de Código

À descoberta da Mitologia

O projeto À descoberta da Mitologia já nos acompanha há vários anos e tem sido muito acarinhado pelos nossos alunos.

Através deste projeto, tem sido possível conhecer aspetos da  cultura grega e romana de uma forma lúdica e divertida. As histórias da mitologia que são contadas e analisadas nestas sessões permitem-nos viajar na História ao mesmo tempo que, de uma forma simples, nos elucidam acerca de alguns aspetos da nossa própria cultura ocidental.

Professores responsáveis pelo Projeto Mitologia

Em festa, com alegria e muitos projetos

O fim e o reinício: contas feitas e projetos novos

O ano de 2018 terminou cheio de animação e com atividades muito variadas.

Procurámos promover momentos alegres e com atividades diferentes para os nossos alunos no momento das quadras festivas do Natal e Ano Novo. Não pudemos, contudo, evitar as preocupações de alguns deles com a azáfama e incerteza das avaliações…

A Guerra de Tróia

Talvez  uma das histórias mais empolgantes do mundo antigo, pelo menos para os nossos alunos, a Guerra de Tróia é sempre o ponto alto do desenvolvimento do Projeto que traz os mitos clássicos ao IPO.

A partir daqui , os nomes e as caraterísticas de diversas personagens começam a ser mais familiares.

Mais uma vez a mitologia grega arrebatou corações com a história da bela Helena!

Programar: uma linguagem a dominar

No final de ano contámos novamente com a presença da Academia de Código Júnior para nos levar no divertido caminho da programação.

Os nossos alunos adoram!

Circo é festa

E se no Natal as crianças não podem ir ao circo… o circo vai até elas! Em formato mais pequeno, claro!

O Circo das Pulgas veio ao IPO! E que habilidades faziam!

Domador do Circo de Pulgas mostra um cartaz Domador do Circo de Pulgas e públicoDomador do Circo de Pulgas com o seu circo

Festa de Natal

Finalmente, o grande dia da Festa de Natal e das múltiplas artes que a Equipa do Serviço de Pediatria descobre que consegue fazer…

Este ano foi feita uma pequena homenagem às origens dos nossos meninos. Cada região de onde são oriundos foi figurada, cantada e dançada pela Equipa.

Sentimos que os pais e as crianças apreciaram e se sentiram representados…

Professora a dançar

Duas educadoras/professoras dançam o vira O grupo a interpretar o cante alentejano Professoras/educadoras interpretam dança folclórica Educadoras/professoras em dança russa  Professoras/educadoras em dança do ventre

Comunicando de várias formas!

Projeto TeleAula

Explorando o tema anual, os nossos alunos e os alunos da Escola do HSM descobriram as línguas mais faladas no mundo.

Foi com agrado que perceberam que a nossa língua está muito representada no mundo.

Alunos identificam regiões no mapa-mundi com marcadores coloridos Alunos identificam regiões no mapa-mundi com marcadores coloridos

Com os alunos da EBI da Bobadela navegámos pelo mundo musical, outra forma de comunicação, através da construção de instrumentos.

Criação de instrumentos musicais com cápsulas de café Instrumentos musicais a partir de cápsulas de café Criação de instrumentos musicais com tubos plásticos Alunos constroem instrumentos musicais Criação de instrumentos musicais com tubos plásticos e balão Aluna experimenta instrumento musical

Projeto Mitologia

Iniciámos,  neste ano letivo, o Projeto Mitologia  com a apresentação dos doze principais deuses do Olimpo. Conhecemos as suas qualidades e defeitos que nos aguçaram a curiosidade sobre as histórias que iremos conhecer ao longo do ano.

Alunos atentos aos dinamizadores do projecto Mitologia

Navegando por outubro

Exposição “Desenhar Contigo na Pediatria”

No passado dia 24 de outubro foi inaugurada a exposição Desenhar contigo na pediatria, no átrio da estação de metro da Praça de Espanha. Esta exposição conta com desenhos originais de crianças que se encontram em tratamento no IPOLFG. Estes desenhos foram realizados por alguns dos nossos alunos, no âmbito do atelier orientado por Teresa Ruivo com o apoio dos Urban Sketchers.

Cartazes da exposição na estação de metro

Alunos e professoras junto à exposição

Alunos, professoras e mães junto à exposição

Professoras e profissionais do IPO com mascotes do metro

TeleAula “Língua Portuguesa no Mundo”

No dia 26 de outubro, no âmbito do Projeto TeleAula com os alunos da Escola do HSM, foi possível explorar o mapa mundo e descobrir os países onde se fala a língua portuguesa.

E para relembrar a ortografia e algumas regras desta língua tão rica, os alunos jogaram o jogo Acorda para o acordo! Este jogo possibilitou trabalhar algumas competências essenciais na vida escolar dos nossos alunos.

Teleaula por telemóvel

Mapa mundo com bandeiras

Alunos do IPO em TeleAula

Halloween

E para acabar o mês em festa, no Serviço de Pediatria comemorou-se o Halloween em grande folia!!

Mesa com cobertura laranja, morcegos e chapéus de bruxa

Professoras do IPO e outros profissionais com coroas de Halloween

Um novo ano!!!

A Escola como fundamento do conhecimento

No início deste ano letivo conhecemos muitas caras novas! É sempre bom saber que a escola tem um papel importante e que, apesar de um contexto difícil, a escola consegue mobilizar as crianças e as famílias num sentido de vida positivo.

Uma das primeiras atividades que realizámos foi proposta pela escola de um dos nossos alunos. 

Pedra pintada de vermelho com toques de amarelo e verde

Entendendo a Escola como a pedra basilar do conhecimento, pintámos uma pedra como símbolo do que a Escola e o conhecimento representam no nosso quotidiano. 

A implantação da República

No âmbito da comemoração da implantação da República e considerando que temos muitos alunos que, por motivos de saúde, chegaram há pouco tempo a Portugal, realizámos diferentes atividades para dar a conhecer um pouco da nossa história recente e dos símbolos que representam a nossa Pátria.

Aluno escolhe lápis de cor para pintar bandeira portuguesa Aluno pinta a bandeira portuguesa Página com bandeira portuguesa e poema

Viver o Património

Chegámos ao fim de mais um ano letivo!!!

Um ano enriquecedor, cheio de novas descobertas onde a vontade de aprender esteve sempre presente.

No que respeita ao trabalho transversal, o tema deste ano, Viver o património, foi o mote para diferentes atividades que nos permitiram aprofundar conhecimentos sobre os valores da nossa civilização, a dinâmica da cultura portuguesa e as especificidades locais, indo ao encontro dos diferentes  projetos desenvolvidos na nossa escola: Projeto TeleAula, Projeto Mitologia e Projeto Academia Código Júnior.

Este tema revelou-se pertinente e com grande potencialidade, permitindo trabalhar o encontro de culturas e o sentimento identitário. Os nossos alunos colaboram ativamente nas atividades desenvolvidas neste âmbito trocando experiências e conhecimentos num trabalho colaborativo.

Não podemos deixar de valorizar o empenho dos alunos e das famílias que apesar de todas as dificuldades tomaram a escola como uma prioridade e alcançaram com sucesso os seus objetivos escolares.

Deixámos algumas notas que os pais nos escreveram:

“Os primeiros dias são assustadores, confusos, tudo parece ser um problema. Na realidade porque tudo nos é totalmente desconhecido. De repente lembramo-nos que alguém nos disse a determinada altura que até ao final do ano a nossa filha não voltaria mais à escola. Pronto. Pânico total! E perde o ano? E os colegas amigos? Como vai ser?”

“Direi que depois da saúde, para nós, pais da XXX, vem a educação, é o que de melhor podemos dar à nossa filha para que possa tornar-se naquilo que quiser por ter-se aplicado muito ao longo dos anos e ter assim cumprido todo o percurso académico. “

“… mais uma vez o IPO surpreendeu-nos porque é “top”! Agora sim, a todos os níveis! Tem uma escola…”

“Recebem na escola vários meninos de várias idades e diferentes níveis de conhecimento, ensinam verdadeiramente, (não se limitam a entretê-los com desenhos e brincadeiras – não durante aquele momento de aulas!), cumprem os programas escolares com rigor,  vão aos quartos angariar voluntários que queiram aprender, e ainda ensinam individualmente os que estão no isolamento! Extraordinário!”

“… aqueles momentos na escolinha ajudam a passar o tempo, como ajudam a manter os conhecimentos em dia, como ajudam a exercitar o raciocínio, a mostrar que são uns guerreiros cheios de força e sobretudo permitem que todas as crianças sintam a rotina das suas vidas ali dentro. Afinal, nem tudo mudou!

“Melhor que tudo, permitem que o tempo não pare e em breve cada um regresse à sua escola e prossiga o caminho sem mais interrupções, ao lado dos colegas amigos tal como era antes. É fantástico!”

“Haverá pior do que depois de viver/superar esta aventura depararem-se com uma nova turma, e a repetição do ano escolar? Não…chega de desafios…o problema não é mesmo os tais 1, 2 ou 3 anos mas sim o que pode representar nas emoções de cada um. “

Em busca do Património Cultural

Raízes da nossa cultura – A fundação de Roma

Eneias protagoniza a ligação do mundo grego e romano e as suas aventuras fazem parte do nosso património cultural.

Mais uma vez, os nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer as raízes da nossa cultura através do projeto Mitologia que lhes tem permitido conhecer importantes aspetos da Cultura Clássica de uma forma lúdica e divertida.

Mãos sobre imagens de personagens da mitologia clássica

Uma visita muito animada!

A EBI da Bobadela fez-nos uma agradável surpresa! Um grupo de alunos e os seus professores de Educação Tecnológica vieram visitar-nos.

A fábrica da loiça de Sacavém foi o mote para diferentes atividades. Os alunos da Bobadela trouxeram-nos muitas informações sobre esta antiga e importante indústria com imagens dos seus produtos. Conseguimos identificar peças que encontramos em casa das nossas avós…

Com imagens alusivas à fábrica, trouxeram-nos diferentes tangram com os quais foi possível fazermos construções, algumas bem complexas…Tangram concluído com a imagem de um prato Peças de tangram e algumas formas possíveis

Descobrir Lisboa

Lisboa é linda…

Devíamos conhecer melhor esta cidade que tantos turistas atrai.

Praça do Comércio, Marquês de Pombal, Aqueduto das Águas Livres, Castelo de S. Jorge… Cada viagem é uma descoberta!

Os nossos alunos que não conhecem Lisboa ficaram curiosos e entusiasmados.

Dia da Europa

A Europa, berço da cultura “Ocidental”, é, por vezes, desconhecida dos nossos alunos. A propósito do Dia da Europa realizámos várias atividades que nos permitiram conhecer um pouco melhor a Europa e, sobretudo,  os países da União Europeia (UE).

Interpretámos a lenda da Europa e analisámos o mapa da Europa assinalando os países da UE.

A partir dos conhecimentos dos alunos fomos descobrindo imagens dos diferentes países e caraterísticas da sua cultura.

Foi uma viagem que nos deixou com vontade de conhecer mais…

Monumentos europeus

Mapas da europa com símbolos e monumentos dos países

Património das Mitologias Clássicas

Durante este período, exploramos o património das mitologias clássicas!

Navegamos pelas aventuras de Jasão e os Argonautas e descobrimos diversos mitos em que pessoas são transformadas em animais ou em plantas.

Jasão e os Argonautas

Jasão era filho do rei Éson e irmão de Éson. Éson usurpou o trono ao irmão e obrigou-o juntamente com a sua mãe a fugirem da cidade de Lolco.

Passados anos, Jasão voltou a Lolco e reivindicou o trono de seu pai. Pélias concordou, desde que Jasão fosse buscar o velo de ouro, que estava escondido numa árvore na Cólquida.

Jasão construiu então um navio, a que chamou Argos, e reuniu uma tripulação de 50 homens que partiram para a Cólquida. Entre os tripulantes estavam Peleu, pai de Aquiles, o médico Asclépio e o poeta Orfeu.

Durante a viagem, Jasão e os argonautas enfrentaram muitos perigos.

Para entrar no Mar Negro, precisavam de passar pelas simplégades, enormes pedras que se fechavam se um navio tentasse passar por elas. Para vencer esse obstáculo, Jasão soltou uma pomba, que passou rapidamente pelas simplégades. No momento em que as simplégades recuavam, o Argos conseguiu passar rapidamente.

Para chegar até o bosque onde estava a árvore com o velo de ouro, Jasão deveria matar um dragão e semear um campo com os dentes do dragão. Quando os dentes fossem semeados, de cada um deles sairia um soldado armado. Com a ajuda da bruxa Medeia, Jasão tornou-se invulnerável ao fogo do dragão. Matou-o e semeou os dentes. Quando os soldados surgiram da terra, Jasão escondeu-se e atirou uma pedra a um deles. Sem saberem de onde a pedra tinha saído, os soldados engalfinharam-se e mataram-se uns aos outros.

Cumprindo a promessa, Jasão casou-se com Medeia e apoderou-se do velo de ouro. Na viagem de volta, os argonautas precisaram de atravessar a região onde viviam as sereias, criaturas metade mulher e metade peixe que atraíam os marinheiros para a morte com o seu belo canto. No entanto, o canto de Orfeu era mais belo e, graças à arte do grande poeta, os argonautas conseguiram resistir às sereias e voltar a Tessália.

Metamorfoses

Nas diversas Mitologias Clássicas são diversos os mitos em que pessoas são transformadas em animais ou, mais frequentemente, em plantas. Apesar de uma tal mudança ser ainda impossível no mundo de hoje, o seu propósito literário é simples.

A criação destes mitos assenta na necessidade da humanidade em compreender e aceitar o mundo que a rodeia. Assim, a existência de diversos animais, bem como plantas e fenómenos terrenos, era justificada através desses mitos, possibilitando aos Antigos uma fácil compreensão de todas essas realidades.

Um dos mitos mais apreciado pelos nossos alunos foi o mito de Narciso e de Eco.  Narciso e Eco foram punidos pelos deuses. Narciso viria a ser transformado na flor a que hoje dá o nome. Eco teve uma estranha condenação: jamais teria a oportunidade de falar em primeiro lugar, mas teria sempre a última palavra.

Navegando pelo projeto TeleAula

No mundo da construção

No dia 28 de fevereiro, com os alunos da EBI da Bobadela, os nossos alunos construíram um cesto de basquetebol. Foi uma atividade que provocou muitos sorrisos, principalmente para os nossos alunos mais habilidosos!

Muitos cestos foram marcados!!!

Materiais para construção de cesto de basquete Construção do cesto de basqueteCesto de basquete de mesa - resultado final

Explorando construções antigas

No dia 7 de março, em parceria com os alunos da escola do Hospital de Santa Maria, viajámos pelos mais belos castelos de Portugal:

  • Castelo de Guimarães
  • Castelo de Santa Maria da Feira
  • Castelo de Tomar
  • Castelo de Almourol
  • Castelo de Porto de Mós
  • Castelo de Lisboa
  • Castelo de Marvão
  • Castelo de Silves

Uma descoberta do nosso património que nos deixou com muita  vontade de viajar no nosso país.

Alunos à volta da mesa na escolinha Mapa de Portugal com imagens dos castelos