Entre currículo e museus, chegou o Natal

Recebemos a visita virtual das mediadoras culturais Eugénia e Rita, do Museu do Mar Rei D. Carlos, Bairro dos Museus de Cascais, que nos apresentaram o espaço museológico através de uma visita guiada que nos permitiu visionar objetos, fósseis e animais marinhos.
Na segunda sessão, abordámos a problemática do lixo nos oceanos, dando principal ênfase ao plástico, com o visionamento de filmes e de imagens, seguido de debate.
Por fim, aprendemos a fazer papel reciclado com os kits gentilmente cedidos por este museu. Ao papel adicionámos motivos de Natal com a utilização da técnica do guardanapo.

Os alunos ouvem atentamente as palavras da Rita através de videoconferência.

Uma aluna segura um dos kits (uma peneira que escorre a água e segura a folha).

Um aluno retira o excesso de água da peneira.

A folha já feita a secar.

Uma das folhas de papel, depois de seca, com motivos de Natal e outros incorporados.

Uma folha de papel com motivos de Natal incorporados.

Uma folha de papel com motivos de Natal incorporados.

Uma folha de papel com motivos de Natal incorporados.

Uma folha de papel com motivos de Natal incorporados.

Uma folha de papel com um anjo incorporado.

Para complementar o estudo das retas, das figuras geométricas, da mistura de cores e ainda para dar um salto até Piet Mondrian, um aluno construiu uma árvore de Natal original.

O aluno pinta a sua árvore em tons de verde.

Uma árvore triangular feita em cartão reciclado com várias divisões feitas com fita cola castanha e com circunferências feitas a partir de pinturas de Mondrian.

Para celebrar a chegada do Natal, houve uma interrupção nas atividades curriculares propostas pelas escolas de origem dos alunos que foram substituídas por uma hora de conto onde se refletiu sobre o significado desta época, se recordou o Natal na terra de cada um e, por fim, se pôs as mãos na massa para moldar presépios que serão presentes para os vários departamentos do Serviço de Pediatria. Durante a última semana, ainda conseguimos fazer os postais com um poema da Tânia também para oferecer.

Os dois contos lidos: "O Menino que nasceu em dezembro" e "AS filhós de Natal".

A professora conta as histórias aos seus alunos.

Uma aluna faz os decalques na massa de moldar.

Um aluno faz os decalques na massa de moldar.

Um aluno faz os decalques com as figuras de Maria e José na massa de moldar.

Abecedário do Natal: A de amor; B de bolo-rei; C de carinho; D de dar; E de empatia, F de festa; G de gesto; H de humildade; I de igreja; J de Jesus; L de luz; M de mãe Maria.

O abecedário do Natal: N de nascimento; O de oração; P de presépio; Q de querido é o Pai Natal; R de renas; S de sorrisos; T de tranquilidade; U de união; V de véspera de Natal; X de xilofone; Z de zangado fica o Pai Natal e não dá presentes.

Discos moldados com as figuras do presépio e da árvore de Natal com o fio para pendurar.

Postais redondos com um árvore de Natal em origami.

Os postais têm colado na aparte de trás o poema sobre o Natal.

O Natal é festa, é alegria,
É oferta, é paz,
Amor e carinho.

Gosto do Natal,
Porque ficamos
Juntos com a nossa
Família.

Vem celebrar o Natal!
Traz o que tiveres de melhor.
Vamos construir um mundo fantástico.

3 comments:

  1. Parabéns!
    Todos diferentes, todos iguais!
    Estes trabalhos fantásticos retratam bem, que com Amor pelo que se ensina, conseguem-se resultados maravilhosos.
    Bem hajam

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *