Chegámos ao final de mais um ano letivo e, apesar da conjuntura complexa destes tempos que atravessamos, continuamos a acreditar numa educação pela positiva e que esse será o caminho certo para mover os múltiplos obstáculos que vão surgindo. Nesta linha de pensamento, se o apoio curricular sempre foi da maior importância, não menos importantes foram as atividades extra curriculares proporcionadas pelos nossos parceiros educativos. Fechámos o ano letivo com chave de ouro, através de duas atividades proporcionadas pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do projeto Museu visita o Hospital.
Projeto Museu visita o Hospital
Uma nova sala de aula
As nossas amigas do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian (CAM), a Rita Luiz e a Rita Cortez, trouxeram-nos a proposta Transformar a sala de aula para transformar o Mundo. Começámos por observar duas obras de artistas ingleses: School – Classroom, de Mark Wallinger, e Looking, de Michael Craig Martin.




O desafio proposto pelas Ritas foi construir em grupo uma nova sala de aula, com objetos elaborados por cada um e considerados importantes existirem nessa sala.






Aceitámos o desafio pondo “mãos à obra”. Aqui fica o registo de alguns dos objetos construídos… um caixote andante, um microfone e uma ventoinha andante, entre outros.
Uma Mini Horta
Através das nossas amigas Ana Pego e Andreia Dias, ficámos a conhecer um pouco melhor a história do Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian desde a sua criação até aos dias de hoje e a importância dos Jardins e Hortas. Aproveitou-se também para chamar a atenção da problemática ambiental, dado que a atividade se realizou no dia 5 de junho, data em que se assinala o Dia Mundial do Ambiente. Todos concordámos que é necessário libertar o planeta da poluição, promovendo uma produção e consumo sustentáveis, protegendo mares e oceanos, reparando ecossistemas e preservando a biodiversidade. E o tão aguardado momento chegou, com a proposta para cada um fazer o seu micro jardim/horta e no final desenhar o animal preferido por forma a identificar a sua horta.
A Ana trouxe-nos muitas plantinhas para podermos efetuar esta tarefa, como alface, cenoura, curgete, rúcula, tomateiro, pimenteiros, acelgas de cor verde, amarela e encarnada e cebolinho.








Resta-nos agradecer publicamente a todos os nossos parceiros educativos que connosco trabalharam diretamente neste ano letivo (Fundação Calouste Gulbenkian – CAM, MCG, Jardins – Museu da Marioneta, Museu Bordalo Pinheiro, Castelo de S. Jorge, Fundação Sporting, Hospital dos Pequeninos, Paulo Torcato, Paula Cabral, Mafalda Theyas) que tantas atividades proporcionaram às nossas crianças/jovens internados bem como às suas famílias. Através destas atividades, foi possível vivenciar momentos de partilha, de conhecimento, mas também de alegria por estarmos Juntos nesta Viagem.