Bairro dos Museus

O Bairro dos Museus é um novo conceito de cultura em Cascais. Num perímetro definido geograficamente, o Bairro dos Museus integra diversos equipamentos culturais que mantêm a sua identidade e representam a memória, a tradição e o património, mas não de forma estática.

Evoluem e respondem com inovação e criatividade às expectativas de quem vive em Cascais e de quem visita este concelho, para que ninguém fique indiferente à sua dinâmica. Num concerto, numa exposição ou simplesmente num passeio são oferecidas diferentes oportunidades de fruição de cultura.

Nesta área privilegiada pela natureza, o Bairro dos Museus é um destino com uma oferta diversificada que alimenta a paixão pela arte e pelo prazer da vida.
Dezanove lugares ligados à cultura proporcionam surpreendentes experiências em Cascais.

ENVOLVE-TE

O ENVOLVE-TE Programa Cultural e Educativo do Bairro dos Museus surge como contributo para o alargamento do território da ação educativa em contexto não formal, através do diálogo e da partilha de experiências de todos e para todos.

O objetivo do Bairro dos Museus é a interação com diversas comunidades – escolares e institucionais, entre outras – promovendo o enriquecimento de todos, construindo e proporcionando espaços de fruição, aprendizagem e produção criativa. Surge igualmente da intenção de tornar visível a dimensão cultural do espaço educativo e a dimensão educativa do espaço cultural.

Em contexto de Museu ou através dos Espaços Verdes do Bairro, o programa promove o encontro e o diálogo entre públicos e mediadores culturais.

Procura envolver e transformar questões no âmbito da educação, cultura, arte contemporânea, património, paisagem/ambiente e ciência/investigação.

Pode ler os artigos sobre algumas das actividades que incluíram a participação do Bairro dos Museus.