Comunicar através dos alimentos

Conhecer alimentos diferentes do nosso quotidiano e falar de alimentação saudável foram os motes para nos lançarmos numa atividade de degustação que deixou no ar boas energias e uns cheiros maravilhosos.

Millet, quinoa, coco e seus derivados, frutos vermelhos, bebida de amêndoa, tâmaras, romã, maracujá, chocolate foram alguns dos alimentos que pudemos sentir, cheirar e provar. A propósito destes alimentos, viajámos pelos seus países de origem e soubemos informações sobre as propriedades de cada um deles.

Em seguida, ouvimos a história O lanche do senhor verde, de Javier Sáez Castán, da editora Orfeu Mini, que aborda o tema da monotonia versus diversidade através de um jogo de cores que nos transportou para um mundo mágico e surrealista.

Fizemos um jogo de adivinhas e de olhar à procura de objetos que aparecem na história e que se encontravam replicados e espalhados pela sala de aula. Seguiu-se um lanche com tostas e compotas de várias cores recheado de conversas acerca dos alimentos de que mais gostamos e aqueles de que não gostamos.

O livro "O lanche do Sr. Verde" em cima de uma secretária.

O livro aberto nas páginas onde aparece um pátio ao ar livre com uma mesa de lanche e com as mais variadas cores.

Um frasco com millet e com uma descrição das propriedades deste alimento numa rodela feita de papel. papel

Visão superior de alguns alimentos da degustação.

Um frasco com açúcar de coco e uma romã com a legenda acerca das características deste fruto.

Algumas das adivinhas escritas em papel de cartolina de várias cores.

Lamentamos a ausência de fotografias que pudessem documentar os vários momentos pelos quais passámos, mas havia apenas uma professora para alimentar os alunos sequiosos de nova experiências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *