No atual contexto pandémico, o nosso trabalho na Escola do Hospital de Santa Maria incidiu, acima de tudo, no apoio escolar individualizado, uma vez que não foi possível manter a dinamização dos restantes projetos por requererem a presença de alunos na nossa escola ou uma ligação forte e estável à internet.
De forma a dar continuidade ao percurso escolar dos alunos, contactámos as suas escolas de origem e, de acordo com as suas orientações, acompanhámos os alunos na realização de diferentes tarefas, nomeadamente, estudo com apresentações multimedia, fichas de trabalho, atividades de pesquisa e fichas de avaliação.
O nosso acompanhamento foi feito nos respetivos quartos de isolamento, nas enfermarias, em hospital de dia e em domicílio via zoom, e-mail ou WhatsApp.
Privilegiámos metodologias de aprendizagem diversificadas de acordo com as necessidades e interesses de cada aluno, promovendo o trabalho autónomo e também o desenvolvimento de competências digitais.
A colaboração com as Educadoras das unidades de internamento foi constante, quer na referenciação dos alunos que necessitavam de apoio escolar, quer na participação em atividades dirigidas aos mesmos.