Cuidar de Nós e dos Outros, o verdadeiro Espírito de Natal

O Museu Visita o Hospital – Museu da Marioneta

Apesar das restrições no âmbito da pandemia, não desistimos, nós e os nossos parceiros e amigos, de proporcionar atividades bem divertidas e didáticas aos nossos alunos, ainda que na modalidade online.

O Museu da Marioneta inspirado no tema Explorar, Descobrir e Cuidar pensou cuidadosamente nas atividades e que bom que foi voltarmos a fazer coisas juntos.

1ª  Sessão Online – Máscaras de Bali

Explorar… a nossa criatividade

Descobrir… o Mundo através das marionetas

Cuidar… de nós e das nossas emoções

 

 

 

 

 

 

 

 

E assim foram surgindo diferentes rostos e expressões muito apreciados por nós, pela Stella e pela Filipa que tanto nos apoiaram.

2ª  Sessão Online – Marionetas de Luva

Explorar… a criatividade e a manipulação

Descobrir… o Mundo através das marionetas

Cuidar… da tradição

Mais uma vez a Stella e a Filipa trouxeram-nos ideias de marionetas bem divertidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

É sempre uma alegria ver nascer as figurinhas saídas de uma meia velha que ganha vida e que divertem, sentem e falam como nós.

Foi sem dúvida, uma sessão bem divertida e de grande partilha, pois é impossível não pôr todas aquelas criaturinhas a interagir umas com as outras.

3ª  Sessão Online – Marionetas de Vara da Indonésia

Explorar… a nossa criatividade e a manipulação

Descobrir… o Mundo através das marionetas

Cuidar… do outro, dos nossos heróis do dia-a-dia

Desta vez, o Rafael desafiou-nos a fazer uma marioneta de varas. Inspirados pelos nossos heróis favoritos ou simplesmente pela época natalícia, surgiram bonecos inspiradores e divertidos que rapidamente se puseram a interagir uns com os outros.

 

 

 

 

 

 

E que ricos heróis!

TeleAula em modo Natal

Com novos alunos, a Matilde, a Sabrina e o João,  com os professores veteranos Vitor e Carlos, mas sempre com a mesma alegria e espírito de partilha recebemos o Clube Tecnológico da EB da Bobadela.

Nesta TeleAula em que o espírito de Natal apareceu antecipadamente, também foi muito bom ver o interesse, a alegria e a criatividade dos nossos alunos.

 

 

 

 

 

 

 

 

A proposta foi a de construir em cartão reciclado, composições que podiam depois servir de decoração das nossas casas no Natal mas, claro está, cada um acrescentou algo diferente enriquecendo este projeto.

E o resultado está à vista!

Esperamos por vós no próximo período, queridos amigos, e já agora… Feliz Natal para todos!

Espírito de Natal

Marinheiros da Esperança

Dando continuidade ao Projeto Marinheiros da Esperança, da responsabilidade do SNS – Serviço Nacional de Saúde e em parceria com as Pediatrias dos diferentes hospitais portugueses, os alunos foram convidados a realizar trabalho sobre a gastronomia dos diferentes países.

À Escola Básica Rainha Dona Estefânia coube deliciar-se com algumas maravilhas da gastronomia da Letónia.

Com a nossa colaboração e tendo presente a reciclagem e sustentabilidade, resultaram três pratos típicos deste país: pão escuro de centeio, ervilhas cinza com bacon e sopa de azedinha.

Pão escuro de centeio
Ervilhas cinza com bacon

 

 

 

Sopa de azedinha

Os trabalhos serão colocados numa mesa de Natal no Estado Maior das Forças Armadas, numa exposição que estará aberta ao público.

Bom apetite!

Ainda Marinheiros da Esperança

Mais uma edição dos Marinheiros da Esperança, mais um livro com os maravilhosos trabalhos das crianças e jovens das pediatrias dos hospitais portugueses.

Os nossos alunos também foram presenteados com a publicação dos seus trabalhos nesta edição e alguns até tiveram um lugar de destaque.

Parabéns a todos participantes!

Cartões de Natal

Os nossos alunos foram desafiados pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do CHULC – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central a realizar desenhos de Natal que serão transformados em cartões de Natal.

Inspiração não faltou, desde os mais novos aos menos novos, todos quiseram participar!

Deixamos dois exemplares mas estavam todos maravilhosos!

Árvores de Natal Make a Wish

Porque é o sonho que comanda a nossa vida, este ano o sonho de fazer uma árvore Make a Wish, ainda que de forma simbólica, tornou-se realidade. Uma não, três! Com o apoio das Educadoras de Infância e das Professoras do 1º Ciclo nasceram três árvores de sonho.

Árvore do 2º / 3º Ciclos e Secundário
Árvore do 1º Ciclo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Árvore da Educação Pré-Escolar

 É um privilégio partilhar sonhos com quem faz parte da Make a Wish e trabalha todos os dias de forma persistente e empenhada para realizar os sonhos das nossas crianças e jovens com doença crónica.

O nosso contributo, como já referimos, foi simbólico mas o resultado foi muito mais do que isso: foram os nossos corações e dos nossos alunos cheiinhos de sonhos de Natal!

        

Aqui deixamos a nossa receita de um sonho de Natal e o sonho de no próximo  ano, livres de pandemia, podermos participar no concurso da árvore de Natal das escolas.

Feliz Natal e nunca deixem de sonhar!

Mensagem de Natal

Sem que tenhamos imaginado ser tão bom, vivemos ao longo de todo o 1º Período, o verdadeiro espírito de Natal, que não é o da partilha dos bens materiais, é o da partilha de tudo o que nos enche o coração e nos faz sonhar.

Continuamos a querer muito cuidar de nós, cuidar dos outros, cuidar de todos, e essa preocupação viu-se e sentiu-se na nossa escola.

E é esta a mensagem de esperança que queremos deixar, que somos muito maiores se estivermos JUNTOS a cuidar de TODOS!

Tenham muita Saúde e Paz neste Natal!

Dulce Valverde & Júlia Forca

Texto Feliz Natal sobre foto de árvore de Natal e bola

 


Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *