Paleontólogos por um dia

Fomos paleontólogos durante uma hora.
Em primeiro lugar, visionámos uma apresentação no quadro interativo que explica a formação dos fósseis, a ciência que os estuda – a paleontologia – e as ferramentas que os cientistas utilizam para libertar ossos e outros vestígios de seres vivos do interior da terra.
Depois, estivemos a analisar as características de quatro dinossauros e adorámos saber a origem do seu nome que está relacionado com algumas particularidades do seu corpo ou do seu comportamento. Por exemplo, Stegosaurus significa “lagarto com telhado”, devido às placas ósseas que se encontram no seu dorso; Triceratops significa “cabeça com três chifres”; Tyrannosaurus rex, vulgarmente conhecido como T-rex, significa “lagarto tirano rei”, porque deve ter sido um dos mais assustadores, perigosos e maiores que existiram na Terra; Velociraptor significa veloz e ladrão, porque se refere à sua maneira de viver.

O ovo de dinossauro
O ovo foi posto a demolhar
As ferramentas preparadas
Lupas, máscaras, luvas, régua, papel absorvente
Cinzel, martelo, pincel
A dedicação de cada paleontólogo
Cada aluno trabalhou o ovo individualmente
Os alunos trabalharam devidamente equipados
A cria de dinossauro começou a aparecer
A cria foi depositada num recipiente próprio
A cria foi lavada 
A cria de T-rex a ser medida
Os apontamentos no caderno de campo

Iniciámos o trabalho de Paleontologia com a escavação de um ovo, pois os dinossauros, apesar de serem muito diferentes entre si, caracterizaram-se por serem ovíparos e por terem, na sua maioria, o corpo coberto de escamas.
As várias etapas foram assinaladas numa folha que faz parte do caderno de campo. Usámos luvas e máscaras para nos protegermos do pó.

A bancada de trabalho ficou cheia de areia
Antes de fazermos este trabalho, estivemos a decalcar fósseis verdadeiros que estão na nossa sala.

Na próxima publicação, divulgaremos a continuação do estudo sobre fósseis que trazem à luz do dia um mundo desconhecido e muito antigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *