Luz e Mitologia

Os pontos de Luz no mundo

Continuando na exploração da Luz e indo ao encontro do currículo da Geografia, os nossos alunos estiveram a explorar os pontos mais iluminados do mundo.
Foi uma atividade que despertou muito interesse nos nossos alunos!
A partir deste trabalho perceberam que a Terra, à noite, é um mundo de escuridão, mas também de muita luz.
As áreas mais iluminadas e povoadas situam-se no hemisfério norte, sobretudo ao longo da costa.
Também aprenderam que algumas regiões são pouco iluminadas porque correspondem às zonas desertas do nosso mundo.

Mitologia Grega

No dia 10 de abril recebemos a visita do Pedro e do Eduardo da Faculdade de Letras de Lisboa. Nesta visita exploramos os deuses olímpicos. Os nossos alunos adoraram e querem repetir a experiência!

Na primeira sessão, um dos primeiros deuses de que falámos foi Zeus, o deus dos céus, que salvou os seus irmãos da fúria do pai, que os devorava com medo de ser destronado por um deles. Zeus teve dois irmãos, Hades (deus do submundo) e Posídon (deus dos mares), e três irmãs, Deméter (deusa da agricultura), Hera (deusa do casamento) e Héstia (deusa do fogo da casa).
Zeus casou com Métis, deusa da inteligência, que tinha a capacidade de prever o futuro e de se transformar no que quisesse. Métis previu que um dos filhos de Zeus o iria destronar, assim como aconteceu com o seu pai. Então, quando Métis ficou grávida, Zeus, preocupado, desafiou-a para uma competição: saber qual dos dois seria capaz de se transformar em mais coisas. Um dia, Métis transformou-se numa gota de água e Zeus aproveitou e engoliu-a. Como Métis estava grávida, a filha dos dois acabou por nascer da cabeça do pai. Era Atena, a deusa da sabedoria, e já nasceu crescida e armada.
Mais tarde Zeus casou com Hera. Os dois tiveram quatro filhos: Ares (deus da guerra violenta), Hebe (deusa da juventude), Hefesto (deus ferreiro) e Ilítia (deusa dos partos).
Zeus também teve outros filhos. Os mais conhecidos são: Atena (deusa da sabedoria e da guerra justa), Hermes (deus mensageiro) e os gémeos Ártemis (deusa da caça) e Apolo (deus das artes, da medicina e da profecia).

Um comentário em “Luz e Mitologia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *