Contando fevereiro e março

Teleaula com HSM

Na TeleAula com os alunos do HSM, realizámos o jogo Faz de Conta, um jogo divertido com várias atividades: mímica, desenho, adivinha, pergunta e som.
Aprendemos muito… e também nos divertimos…

Projeto Mitologia

Neste mês, explorámos a Fundação de Roma.
A cidade de Roma, que significa força, em grego, terá sido fundada, provavelmente, em 753 a.C.
De acordo com a lenda, a seguir à queda de Troia, o troiano Eneias ter-se-ia fixado junto ao rio Tibre, onde se casou com uma filha do rei Latino.
Da sua descendência, surgiram, três séculos mais tarde, os irmãos Amúlio e Numitor. Este foi afastado do trono pelo seu irmão mais novo. E para que não houvesse descendência, Amúlio fez com que a filha do seu irmão Numitor, Reia Sílvia, se tornasse numa sacerdotisa, consagrada à deusa Vesta.
Um dia, Reia Sílvia terá ido buscar água para um sacrifício a um bosque sagrado, junto ao rio Tibre, quando foi seduzida por Marte, deus romano da guerra, que a engravidou. Nasceram desta união proibida dois gémeos, Rómulo e Remo.
Amúlio, com medo que estas crianças viessem futuramente a destroná-lo, ordenou que as pusessem fora dos seus domínios, num cesto junto ao Tibre. Assim, as crianças foram abandonadas junto à colina do Palatino, onde depois nasceria Roma.
Mas o rio, em vez de as levar para o mar, levou-as para um lugar seco. Numa primeira fase, foram criados por uma loba na sua gruta e, mais tarde, foram recolhidas por um pastor chamado Fáustulo.
Rómulo e Remo, quando jovens, voltaram-se contra Amúlio, destronaram-no e mataram-no, colocando, em seu lugar, Numitor, seu avô, novo rei de Alba.
Depois, decidiram fundar uma cidade no Palatino, o local onde tinham sido salvos pela loba, a cidade de Roma.


Dia do Pai

Para o dia do pai, os nossos alunos fizeram uns lindos porta-chaves!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *