Comunicação e Ciência

A escola do Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria teve a primeira visita, deste ano letivo, do professor Paulo Torcato. Programámos os robots, ensinámo-los a fazer um quadrado, a desenhar o número 2 e a desviar-se de obstáculos. Também tivemos a surpresa de experimentar a realidade aumentada a partir do telemóvel.

Alunos a utilizar robots e tablet com a professora Sara e o prof Paulo Torcato

Alunos com robot e tablet

Alunos com robots e tablets

Telemóveis com aplicação de realidade aumentada

A nossa primeira TeleAula com a escola do IPO foi sobre a Língua Portuguesa no Mundo. Ficámos a saber que somos cerca de 280 milhões de falantes em todo o mundo e assinalámos no planisfério os países de língua oficial portuguesa. Depois jogámos ao jogo Acorda para o acordo onde recordámos as regras do acordo ortográfico.

Aluna com mapa mundo - TeleAula com IPO

Aluna com mapa mundo - TeleAula com IPO

Aluna a jogar Acorda para o acordo

Com a Sandra do Pavilhão do Conhecimento fizemos uma videoconferência em que estudámos a ciência que está por trás das catapultas, a influência do centro de massa e experimentámos vários materiais em construções à prova de terramotos! Foi uma tarde beeeemmmmmm divertida e interessante.

Sandra em videoconferência com alunos e professora Sara

Professora Sara e alunos com catapulta

Alunos com catapultas artesanais

Jogo físico Angry birds

A Sandra e a Ana também nos trouxeram do Pavilhão do Conhecimento uma mão cheia de experiências. Viajámos com a matemática, a física e a química. A estrela da tarde foi o gelo seco e a reação que ele provocou.

Alunos, professoras e educadoras com visitantes do Pavilhão do conhecimento

Técnicas do Pavilhão do Conhecimento, aluno e prof Diana - passar por dentro de uma folha

Alunos realizam experiência

Experiência com latas de refrigerante

Experiência com latas de refrigerante

Experiência - encher um balão no gargalo de uma garrafa

Experiência com gelo seco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *