Feito com AMOR

Serei o que me deres que seja Amor!

Abril, mês da prevenção contra os maus tratos a crianças foi comemorado no CHULC – Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central e, de forma muito empenhada, no HDEHospital Dona Estefânia.

Laços azuis com diferentes materiais e tamanhos e em diferentes locais

Com o apoio dos nossos alunos que trabalharam ativamente na elaboração dos lacinhos que todos os profissionais exibiram na lapela das suas fardas, colaborámos com o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospital Dona Estefânia, na instalação da entrada principal do hospital.

Laço azul gigante à entrada do Hospital com o texto "Contra os maus tratos a crianças" junto a uma folha A4 com lacinhos presos e o texto "Por nós, pelo fim da violência, leve-nos consigo!"

Páginas explicativas do Mês da prevenção dos maus tratos na Infância À entrada do Hospital Folha A4 com lacinhos presos e o texto "Por nós, pelo fim da violência, leve-nos consigo!"

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”. Na origem, estavam os maus-tratos à sua neta pelos pais, os quais mataram o seu outro neto de forma brutal. E porquê azul? Porque Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante da sua luta contra os maus-tratos e pela proteção das crianças.
Pormenor de lacinho na lapela de uma bata
Abril terminou, mas que nunca termine a consciência da necessidade de protegermos as nossas crianças e jovens da violência, pois “Só o Coração pode bater!”
Porta da escola com laçao e folhas A4 com explicações sobre o Mês da prevenção dos maus tratos na infância

Museu da Marioneta – Biodiversidade e proteção das espécies

Com a proximidade do Dia da Terra, a proposta da nossa última sessão com o Museu da Marioneta foi a elaboração de uma marioneta de luva que retratasse o tema da biodiversidade e proteção das espécies, incluindo o ser humano!

Animadora do Museu da Marioneta em videoconferência mostrando uma marioneta em cada mão

Passada a fase da sensibilização feita pela nossa querida Zé, colocámos mãos à obra e, de materiais muito simples e materiais reciclados como caixas de ovos, pratos de papel ou restos de papel, nasceram seres vivos de diferentes espécies reais ou imaginadas!

Crianças a construirem as suas marioentas

Crianças a construirem as suas marioentas

Crianças a construirem as suas marioentas

Aqui ficam os resultados!

Ciranças mostram as marionetas que construiram

Dia Mundial da Terra

Cada dia que passa aumenta a consciência de que o nosso futuro e o do Planeta dependem das nossas ações e que o tempo começa a tornar-se escasso para inverter um caminho que há muito se vem mostrando de destruição.

Pensar o futuro é necessariamente alterar hábitos de consumo muito pouco ou nada sustentáveis que levam à falência do planeta Terra.

Depois de refletirmos sobre questões como aquecimento global, sustentabilidade, pegada ecológica, consumo sustentável de água e recursos energéticos, os nossos alunos do 3º Ciclo projetaram e executaram uma instalação sobre o futuro ideal exposto no placard da nossa Sala de Apoio.

Placar sobre o Dia da Terra com composição - Imagem da Terra no centro e setas a aopntar com medidas a tomar para salvar o planeta

Também pensaram nalguns hashtags que pudessem alertar para estas questões.

#nãotemosplanetab

#sótemosumaterra

#cuidardaTerraprotegeavida

#seoplanetamorremorremoscomele

#salvarnoplanetaestánasnossasmãos

Última etapa rumo ao final do Ano Letivo

Esta última etapa do nosso ano letivo é marcada pelo regresso ao ensino presencial.

Algumas das nossas crianças e jovens não tiveram o privilégio de poder voltar à escola e rever os seus professores e colegas, mas encontraram outros igualmente amigos, dedicados e divertidos! E em breve regressarão à sua escola de origem!

Até lá, continuam as suas tarefas aqui, no hospital!

Criança a trabalhar no computador

Criança a fazer nomes com letras magnéticas

Criança a fazer trabalhos no manual escolar

Criança a jogar com um tangram colorido

Criança a realizar uma ficha de trabalho

Dia da Mãe

Mãe, uma palavra tão pequena com tanto significado!

Este ano conseguimos preparar algumas surpresas personalizadas para as mães, elas que nos acompanham nos bons e nos maus momentos e que tanto conforto dão aos dias no hospital.

Criança a realizar prenda com recortes de papel

Criança a realizar prenda com recortes de papel

Criança a realizar prenda cosendo em cartão

Cada um e cada uma foi livre de escolher aquele que seria o presente favorito da sua mãe e com este gesto assinalar este dia!

Composição com texto "Alguns dos presentes feitos pelos nossos alunos para o Dia da Mãe" com flores tridimensionais e bidimensionais, pulseira, concha com uma pérola e um embrulho com uma carta

Definicão de mãe (o texto acima em formato PDF)

Até Breve!


Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *