Novo Ano Letivo, novas histórias

Histórias da Vida (Su)Real

Chegou um novo ano letivo e com ele novas histórias. “Histórias com história” será o tema presente na  jornada que agora iniciamos e ao mesmo tempo, que ligará as diferentes escolasdehospital.

Na receção ao alunos recriámos com diferentes grupos uma história que se chamou “Histórias da vida (su)real” e percebemos como cada história pode ser marcada pelo nosso cunho pessoal, pela nossa criatividade e que tudo pode fazer sentido, mesmo quando parece absurdo e surreal.

E assim foram surgindo personagens que esperamos nos acompanhem ao longo do ano letivo, em muitas histórias fantásticas e divertidas.

Desejamos a todos, um ano letivo cheio de histórias felizes!

Histórias de Outono

Chegou o Outono e com ele a vontade de contemplar a natureza e todas as histórias que ela tem para oferecer nesta época:  as sua cores, a mudança na vida dos animais, os seus frutos…escolhemos a coruja que faz parte do imaginário da floresta e de todas a histórias que ela comporta e nos oferece.

Marinheiros da Esperança

Continuamos a navegar a bordo dos “Marinheiros da Esperança”, um projeto que envolve crianças e jovens internados em Pediatrias de Portugal, Espanha e Itália.

Após a conclusão das Comemorações do V Centenário da Primeira Circunavegação da Humanidade, continuamos hoje, a navegar na descoberta de rumos e rotas para preservar a saúde dos Oceanos.

O Diário de Bordo dos Marinheiros da Esperança, um “livro” concebido pela artista italiana, Margaherita Michalazzo, feito de um único pedaço de tecido de vela, o cânhamo, dobrado várias vezes, que contém setenta bolsos escondidos e fechado com um cinto antigo feito de nó de marinheiro, foi recebido pelo Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros, o Professor Doutor João Gomes Cravinho, levado pela Senhora Doutora Ana Príncipe e por um grupo representativo das Professoras/Educadoras das Pediatrias dos Hospitais participantes (Pediatria do Hospital Garcia de Orta, Pediatria do Hospital de São Francisco Xavier e Hospital Dona Estefânia).

Também o Senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal deixou a sua mensagem neste “livro” que conta já com inúmeras mensagens de personalidades dos locais por onde passa, nas diferentes viagens solidárias.

Depois de ter já viajado no Navio Escola Sagres e no Navio espanhol Juan Sebastián de Elcano,  rumou a bordo do Navio Escola italiano Américo Vespúcio, para mais uma viagem rumo a um futuro mais sustentável.

Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário