Janeiro, mês da Paz

TeleAula

A Paz faz-se de diálogo e nada melhor que começar o nosso ano a comunicar algo que desejamos a alguém importante.

Os nossos colegas e  amigos do Clube Tecnológico do Agrupamento de Escolas da Bobadela prepararam, fizeram a proposta e ajudaram-nos a realizar um postal com a técnica pop-up, num encontro online.

                 

Quem não teve a sorte de poder participar realizou posteriormente e cada um escreveu uma mensagem e enviou-a a quem mais desejou.

             

Museu Bordalo

Foi com muito humor e boa disposição que recebemos a Teresa e o Tiago, do Museu Bordalo Pinheiro, para nos falar de formas e de como criar personagens, sejam elas heróis ou vilões.

Aprendemos que as formas mais redondas são associadas a personagens mais “fofinhas”, simpáticas e com um temperamento/carácter mais amistoso. Já as formas mais triangulares estão associadas a personagens menos simpáticas. Na criação de Bordalo; quer no desenho ou na escultura, a teoria das formas está bastante presente.

E nada como pôr em prática a teoria que aprendemos para criar os nossos personagens.

Deixamos aqui uma pequena mostra dos heróis e vilões que surgiram da criatividade de todos os que participaram nesta atividade, tão rica como divertida!

Caminhos de Luz

Mais uma vez, as nossas amigas do Museu Gulbenkian, trouxeram-nos a possibilidade de visitar algumas das peças e obras do espólio do Sr. Calouste Sarkis Gulbenkian, desta vez, relacionadas com diferentes tipos de luz.

Conhecemos um lampadário proveniente da Arménia e uma iluminária proveniente da Síria, que se encontravam em locais sagrados, cuja função era iluminar e trazer paz e harmonia às pessoas.

Conhecemos também duas obras do pintor Jean-François Millet que gostava de pintar a natureza e as suas diferentes luzes.

Movidos por estas inspirações artísticas, demos início à construção de uma lamparina que iluminasse os nossos desejos.

Numa primeira fase, pensámos num desejo e registámo-lo em tinta da china numa transparência. Depois, decalcámos um elemento da natureza, seguindo um padrão. Por fim, com três ou mais elementos da natureza, fizémos uma composição para fazer a última camada da nossa lamparina.

O resultado final foi magnífico, principalmente, depois de iluminado.

Que os nossos desejos possam iluminar sempre as nossas vidas e concretizar-se, claro!

Dia da Não Violência Escolar e da Paz

Numa época em que tanto se fala de Paz, não quisemos deixar de assinalar o Dia Internacional da Não Violência Escolar e da Paz, que se celebrou a 30 de janeiro, para que todos juntos lutemos para que a Escola, em Portugal e no Mundo, seja um local de:

PAZ         AMIZADE        FRATERNIDADE           ALEGRIA

COMPREENSÃO  EQUIDADE  COOPERAÇÃO   RESPEITO


Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *