Trabalhos artísticos em conjunto e não só

No âmbito do projeto O museu vai ao hospital, o Centro de Arte Moderna, representado pelas mediadoras culturais Andreia Dias, Rita Cortez Pinto e Rita Luiz, ofereceu-nos uma interessante experiência artística inspirada nas obras dos artistas plásticos Fernando Lemos e Leonor Antunes.

A partir da análise e interpretação da obra Cascas de vento, de Fernando Lemos, elaborámos uma pintura coletiva em várias telas com a utilização de papel de seda colorido e água.

Depois de observarmos a fotografia de uma instalação imersiva da escultora Leonor Antunes, criámos uma peça única composta por trapilhos com as medidas de partes do nosso corpo: altura, braços, pernas, pés…

Além de todo o conhecimento adquirido sobre estes artistas, aprendemos a partilhar as nossas ideias e a nossa criatividade, atitude que nem sempre é fácil de pôr em prática.

Grande plano com o conjunto de alunos, familiares, educadoras e mediadoras culturais a partilharem ideias entre si. Os participantes observam e comentam a obra de Fernando Lemos, "Cascas ao vento". Um aluno a pintar a sua tela com papel de seda e água. Um aluno a pintar a tela com papel de seda e água. Uma aluna a pintar a tela com papel de seda e água. A mediadora cultural explica como tirar as medidas do nosso corpo sob o olhar atento de alunos e familiar (avô). 

O produto final: as telas entrelaçadas entre si com cores variadas e a peça elaborada com trapilhos colocada por cima em exposição no jornal de parede. Plano aproximado do produto final: as telas entrelaçadas entre si com cores variadas e a peça elaborada com trapilhos colocada por cima em exposição no jornal de parede.

Ainda no âmbito do mesmo projeto, a mediadora cultural do Museu Condes de Castro Guimarães, Laura Feteira, dinamizou a visita-ateliê O leque, um objeto de sedução, na qual observámos alguns leques orientais e europeus, que datavam do século XVIII até ao século XX e que faziam parte da coleção deste espaço museológico.

Ficámos a saber que o leque, no século XVIII, era já um instrumento de adorno feminino, mas foi nos séculos seguintes que foi assumido como objeto de sedução com linguagem própria, o que viria a facilitar a comunicação entre jovens e casais adultos.

Por fim, decorámos um leque ao nosso gosto e imitámos alguns dos gestos codificados que aprendemos.

Plano geral da sala de aula com os alunos a escutarem atentamente a explicação da mediadora cultural que utiliza o quadro interativo como suporte de imagem.

Alguns alunos repetem os gestos codificados com o seu leque ainda sem ter sido decorado, colocando-o à frente do rosto e deixando apenas o olho direito a ver-se.

Um aluno a decorar o seu leque com motivos geométricos. Um aluno a decorar o seu leque com flores.

O grupo de alunos com os seus leques acompanhados pela professora e pela mediadora cultural.

Por entre os momentos de trabalho curricular, chegaram as decorações e as ofertas de Natal.

Trabalho de Inglês: leitura e interpretação de um conto infantil em inglês. Jogo de dominó sobre cores: trabalho de Inglês. Jogos de Matemática. Uma aluna a vestir as figuras de Natal dos presépios para oferecer. Uma aluna a pintar a porta da sala. Um aluno a pintar a porta da sala. Um aluno a ser recebido com a banda de Natal da Operação Nariz Vermelho. Os presépios para oferecer aos vários departamentos do piso da pediatria elaborados com rolhas, tecidos e colocados dentro de uma casca de coco. Um plano aproximado dos presépios. Dois alunos a oferecer presépios e a desejar Boas Festas. A nossa árvore de Natal na porta da escola elaborada com janelas e desejos para o próximo ano.

A todos um Bom Natal!

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