No âmbito do projeto O museu vai ao hospital, o Centro de Arte Moderna, representado pelas mediadoras culturais Andreia Dias, Rita Cortez Pinto e Rita Luiz, ofereceu-nos uma interessante experiência artística inspirada nas obras dos artistas plásticos Fernando Lemos e Leonor Antunes.
A partir da análise e interpretação da obra Cascas de vento, de Fernando Lemos, elaborámos uma pintura coletiva em várias telas com a utilização de papel de seda colorido e água.
Depois de observarmos a fotografia de uma instalação imersiva da escultora Leonor Antunes, criámos uma peça única composta por trapilhos com as medidas de partes do nosso corpo: altura, braços, pernas, pés…
Além de todo o conhecimento adquirido sobre estes artistas, aprendemos a partilhar as nossas ideias e a nossa criatividade, atitude que nem sempre é fácil de pôr em prática.
Ainda no âmbito do mesmo projeto, a mediadora cultural do Museu Condes de Castro Guimarães, Laura Feteira, dinamizou a visita-ateliê O leque, um objeto de sedução, na qual observámos alguns leques orientais e europeus, que datavam do século XVIII até ao século XX e que faziam parte da coleção deste espaço museológico.
Ficámos a saber que o leque, no século XVIII, era já um instrumento de adorno feminino, mas foi nos séculos seguintes que foi assumido como objeto de sedução com linguagem própria, o que viria a facilitar a comunicação entre jovens e casais adultos.
Por fim, decorámos um leque ao nosso gosto e imitámos alguns dos gestos codificados que aprendemos.
Por entre os momentos de trabalho curricular, chegaram as decorações e as ofertas de Natal.
A todos um Bom Natal!