Juntos pelo outro e pela natureza

Juntos pelo mundo, um mundo que saiba mover-se na cooperação e respeito pelo outro e pela natureza.

Veneza em Festa

Começámos o Novo Ano com a visita das “Ritas” do Museu Calouste Gulbenkian que nos trouxeram pinturas do século XVIII de dois mestres italianos: Antonio Canaletto e Francesco Guardi.

Ambos pintam a sua cidade – Veneza em Festa –  em obras onde mostram o Grande Canal, a festa de Ascensão na Praça de S. Marcos, o Bucentauro – barco especial para essas festas onde o Doge (Duque), em cortejo com outros venezianos, celebra o casamento da cidade com o mar.

Nós também participámos neste cortejo, construindo embarcações com  materiais reutilizáveis, evocando a importância da preservação dos oceanos.

             

Valor da Amizade

Também recebemos o Vicente, a Madalena, a Marta e o Rodrigo do Colégio Pedro Arrupe para dinamizar um conjunto de atividades com os nossos alunos.

Começámos por fazer um jogo de apresentação onde, entre outras coisas, cada um partilhava algo que ninguém sabia sobre si e, em seguida,  fizemos um jogo de equipa, onde tínhamos que adivinhar personagens de desenhos animados desenhados pela equipa em jogo.

Descobrimos que todas estas personagens tinham fortes ligações de amizade, sendo esta a ponte para a leitura e reflexão de um pequeno excerto de O Principezinho, onde partilhámos as nossas ideias sobre a Amizade, concluindo que, na verdade, “O essencial é invisível aos olhos”.

Obrigada pela companhia e mensagem tão especial.

As formigas serão insetos?

A atividade com a Sandra e o Ilísio do Pavilhão do Conhecimento foi surpreendente. Falámos dos insetos, o grupo mais diversificado existente na face da Terra e que desempenha várias funções tão importantes para o desenvolvimento e equilíbrio do ecossistema.

Descobrimos as suas principais características físicas, observámos alguns insetos com a lupa e descobrimos o fascinante mundo das formigas.

Mas, se as formigas não têm asas, elas serão insetos? A resposta é SIM. O que acontece é que as formigas obreiras não têm asas. Apenas a rainha e os machos possuem asas. Elas pertencem à ordem Hymenoptera que deriva do grego hymen (membrana) e ptera (asas).

Ainda observámos como criam os seus formigueiros e organizam as suas colónias. São realmente animais muito organizados e trabalhadores que devemos respeitar.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *