Fantasia e Realidade

A Máscara (Parte I)

Com o Museu de Lisboa, viajámos até ao Império Romano no Séc. I.

Com o domínio da Península Ibérica, Lisboa – Felicitas Iulia Olisipo – é uma cidade com grande atividade piscícola, com grandes marcas da ocupação Romana e a sua privilegiada posição geográfica tornou-a na Capital Marítima da Lusitânia.

Junto ao Tejo – ou seja, Tagus – os tanques de conservas e molho de peixe ocupavam parte da costa e davam trabalho a muitos dos seus habitantes.

Animadoras do Museu de Lisboa mostrando uma planta de lisboa aos alunos

Subindo a colina surge um imponente Teatro que simbolizava o poder de Roma com uma capacidade para 4000 espetadores, desempenhando um papel propagandístico.

Animadoras do Museu de Lisboa mostrando uma representação de Lisboa aos alunos e professora

Os atores eram apenas homens que representavam diferentes personagens masculinas e/ou femininas usando sempre máscaras.

Alunos desenham máscaras dos actores romanos

Alunos desenham máscaras dos actores romanos. Adultos recortam as máscaras já coloridas

E assim, contactámos com as expressões faciais dos atores da época construindo a nossa própria máscara.

Alunos posam para foto de grupo com às mascaras

Agradecemos muito à Ana Margarida Campos e à Paula Ribeiro por esta tarde tão divertida!

A Máscara (Parte II)

Para assinalar o nosso Carnaval, realizámos um pequeno atelier de máscaras.

Alunos criam máscaras de Carnaval com diversos materiais

Aluno a colorir uma máscara

Divertimo-nos muito e aqui ficam alguns exemplares.

Aluno com máscara de Carnaval posta

Alunos com máscara de Carnaval postas

Líderes Digitais

No âmbito do Projeto Líderes Digitais e da comemoração, no dia 11 de fevereiro, do Dia da Internet + segura, desafiámos os nossos alunos a realizar um exercício de reflexão sobre perigos na Internet, em especial sobre o tema do Cyberbullying.

A ideia era imaginar quem poderá estar do outro lado do nosso ecrã, com que intenção e da forma como muitas vezes podemos ser levados a contactar com pessoas que apresentam falsos perfis.

Aluno a colorir uma ilustração sobre utilização de falsos perfis

O resultado traduziu-se em situações ilustradas muitíssimo interessantes.

Apreciem!

Imagem de olho por cima de um ecrã. Texto "O perigo espreita. Vê para além do ecrã" Página com duas personagens a aceder à  internet. Menina apaixonada a receber flores a sair do ecrã. No lado direito a morte

Do lado esquerdo alguém pensa nas redes sociais. Do lado direito pensa num rato ligado a um E vermelho com chifres e dentes afiados Do lado esquerdo computador com frases e gráficos de violência. Do lado direito um computador e um coração partido

Do lado direito palavra N@o e rapaz a sair do ecrã e menina num balão de fala. Do lado direito menino e menina a falaraem e computador ao lado Do lado esquerdo menino no computador e do lado direito computador com balões com texto "És um falhado", "És gordo"..

Bullying e Psicopatologia

Ainda dentro desta temática, a convite da Equipa de Internamento da Pedopsiquiatria e de Ligação, participámos na Reunião Conjunta de Formação de Psiquiatria da Infância e da Adolescência, onde foi feita uma reflexão sobre vinhetas clínicas de dois alunos que nós acompanhámos e também tivemos a oportunidade de dar a conhecer a todos os presentes as nossas práticas pedagógicas, no âmbito do trabalho realizado no Hospital com estes e os restantes alunos.

Imagens afixadas na parede dos trabalhos sobre segurança na internet


Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *