Histórias de Primavera

Museu Bordalo Pinheiro

Desta vez, a Inês e a Francesca do Museu Bordalo trouxeram-nos três temas muito importantes inspirados nas obras e vida de Bordalo: a alimentação, a liberdade e a casa de Bordalo.

Bordalo à Mesa

Inspirados na obra de Bordalo Mesa Posta, uma obra que retrata a alimentação da época deste artista, os nossos jovens artistas pensaram e retrataram um Bordalo à Mesa mais atual e saudável.

                           

Acorda Zé Povinho!

Célebre pela sua irreverência, o Zé Povinho, esta criação icónica de Bordalo, que continua a manter-se atual ainda hoje, veio contar-nos um pouco das necessidades, contestações e reivindicações do seu tempo.

               

Mais veio também lembrar-nos que apesar da  liberdade conquistada, ainda há muitas coisas pelas quais temos de lutar.

                           

A Casa de Bordalo

O Museu Bordalo veio à escola e visitámos os recantos mais bonitos e importantes, bem como algumas obras e a estátua caricaturada de Bordalo que tanto encanta todos os que por lá passam.

A Primavera chegou à casa de Bordalo e ele que tanto gostava dela retratando-a com as suas andorinhas de cerâmica que se tornaram um símbolo não só de Lisboa, mas de Portugal.

E nós, viajámos até ao Museu, retratando-o como verdadeiros artistas.

               

               

Clube Tecnológico da EB da Bobadela

Este período, os nossos colegas e amigos da Escola Básica da Bobadela e os seus professores, trouxeram-nos uma proposta de trabalho muito engraçada, o mocho da sabedoria que também podia ser transformado em mocho dos sentimentos, pois pela sua forma tridimensional podia alterar as suas formas.

E foi com muita atenção à explicação dos colegas que foram surgindo, ‘do lado de cá’, os nossos mochinhos que nos divertiram imenso.

             

             

Museu Gulbenkian

Faraós Superstars – que histórias vamos inventar?

Que sorte que tivemos! A exposição Faraós Supertsar visitou-nos no hospital e trouxe toda a magia de um período histórico que continua a alimentar o nosso imaginário até aos dias de hoje.

Esta exposição desenvolve-se em torno da figura do Faraó e no lugar que este tem ocupado no imaginário coletivo ao longo de 5000 anos. Esta exposição comemora também dois feitos muito importantes, os 100 anos da descoberta do túmulo de Tutankhamon e os 200 anos da decifração dos hieróglifos.

Então, inspirados em figuras como Tutankhamon, Cleópatra, Nefertiti, entre outras, criámos os nossos Faraós Superstars.

               

               

A Viagem da Corça

O Jardim da Gulbenkian é fonte de inspiração para muitas histórias e Sofia e a Andreia vieram contar-nos uma história tão antiga, tão antiga, e tão anterior às histórias que nem se chamava história, chamava-se mito.

             

Criaram um ambiente mágico, cheio de sons, música e canções à capela que nos transportaram numa viagem para esse tempo tão antigo, mas tão presente, e para a Viagem da Corça.

E foi nesse ambiente que nos inspirámos para, com elementos da natureza recolhidos no próprio jardim Gulbenkian, criar a nossa protagonista da história, a corça.

             

Grupo Lobo e a sua Mascote

Este ano comemorámos o início da Primavera e o Dia da Árvore e Dia da Floresta conhecendo uma associação – Grupo Lobo, associação não-governamental de ambiente, com uma missão muitíssimo importante, preservar a espécie animal lobo, nomeadamente o lobo Ibérico.

Veio também a sua mascote, o Signatus, que pôde visitar todos aqueles que não puderam vir à sala de apoio escolar do 2º/3º ciclo e secundário vê-lo e que fez as delícias de pequenos e graúdos.

              

             

             

E esta foi a nossa forma de passar, neste dia, a mensagem da necessidade de proteger os animais, os seus habitats e o Planeta Terra em geral!

Histórias caseiras de Páscoa

E chegámos ao fim de mais um período escolar e para comemorar decidimos fazer uma aula de culinária bem docinha como a Páscoa merece, que animou todos os jovens que participaram, mas também alguns Encarregados de Educação e profissionais de saúde.

Houve até quem colocasse à prova os seus dotes artísticos na culinária e saíram umas panquecas em forma de coração.

Depois, houve quem quisesse fazer alguma artes manuais, enquanto outros decidiram jogar, numa manhã muito bem passada, num convívio onde imperou a alegria e o espírito de união.

Para quem quiser experimentar, aqui fica a receita das nossas deliciosas panquecas.

Resta-nos desejar a todos uma Páscoa Muito Feliz e Muita Saúde!


Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *