Juntos pelo passado e pelo futuro

Dia Nacional dos Castelos

Defender e preservar o nosso património cultural é, ao mesmo tempo, um direito e um dever cívico, mas também uma forma de conhecer e honrar a nossa ancestralidade.

Sabiam que em Portugal existem 28 castelos?

A nossa primeira tarefa, neste dia que assinala a importância dos castelos portugueses, foi descobrir os locais onde ficam situados, seguida da montagem de uma maquete de um castelo em papel.

             

Os Legos também curam

A Ana e a Sofia, facilitadoras do Projeto Lego Serious Play, surpreenderam as Professoras do HDE com uma sessão bem divertida e, ao mesmo tempo, de grande reflexão e consciência, com o recurso a peças de lego.

         

         

A ideia é usar o lego como ferramenta de comunicação, e as técnicas de comunicação com estas peças podem ser usadas em diferentes espaços e contextos, permitindo uma comunicação mais fluida.

Esta primeira sessão foi com as professoras, mas a ideia é que os nossos alunos possam vir também a beneficiar desta experiência tão interessante.

Aqui ficam algumas das nossas criações.

Dia Mundial da Saúde Mental

No Dia Mundial da Saúde Mental, o Internamento de Pedopsiquiatria da ULSSJ, no Hospital Dona Estefânia, completou 23 anos de existência.

A Unidade foi criada em 2011 e, desde então, é uma referência a nível nacional nos cuidados de saúde mental na Infância e na Adolescência.

Na reunião comemorativa, na Sala de Conferências Lia Gama, a manhã foi de reflexão em torno dos cuidados nesta área, recordou-se o passado na voz dos fundadores do serviço e perspetivou-se o futuro com o novo projeto de hospitalização domiciliária.

No exterior, um mural sobre a saúde mental contou com a participação das crianças, jovens e pais que vieram, neste dia, ao HDE.

No Apoio Escolar também fizemos questão de assinalar este dia com alguns conselhos para jovens e pais.

O Museu visita o Hospital

Este mês demos início ao Projeto O Museu visita o Hospital com dois dos nossos parceiros de sempre, o Museu da Marioneta e o Museu Bordalo Pinheiro, mas este ano teremos também novas parcerias, como o Castelo de São Jorge.

Museu da Marioneta

A Joana e a Rita, do Serviço Educativo do Museu da Marioneta, trouxeram-nos uma oficina de marionetas de luva. Feitas com meias, as nossas marionetas transformaram-se naquilo que a nossa imaginação permitiu: heróis, animais, seres do fantástico, personagens de filmes e séries, entre muitas outras coisas.

 

 

 

 

Vejam lá se não ficaram tão criativas!

Museu Bordalo Pinheiro

A visita do Tiago, do Museu Bordalo Pinheiro, trouxe consigo as caricaturas do Bordalo: o Sr. Barrigas, Maria da Paciência, Zé Povinho, o Gato Pires (o favorito de Bordalo, que adorava gatos), entre outras. E foi através delas que compreendemos a importância das formas no desenho.

Vejam como o nosso Tiago ficou tão bem na sua caricatura

Dia Mundial da Alimentação

Assinalámos o Dia Mundial da Alimentação com a construção de um Quantos Queres bem divertido, mas com algumas perguntas que nos fizeram refletir sobre os nossos hábitos alimentares.

  • Quantas peças de fruta comes por dia?
  • Quanto tempo passas sem comer?
  • Quantas refeições fazes por dia?
  • Quantos copos de água bebes por dia?
  • Quantas vezes consomes doces por semana?

foram algumas das questões que pequenos e graúdos tiveram que responder e nem sempre da forma desejável!!!

 

 

 

Trabalho Curricular

Sabiam que o currículo e trabalhar o currículo no hospital pode ser bem divertido? Pois é, não temos tudo o que precisamos para as aulas de atividades experimentais mas, com alguma criatividade, podemos sempre resolver esta questão… até o quarto se pode transformar num laboratório!

E quando a Matemática nos ‘ataca’ no próprio quarto e acaba por se tornar uma tarefa bem divertida?

Juntos em reencontros

Dois jovens recentemente chegados da Guiné para tratarem os seus problemas de saúde, e que frequentavam a mesma escola no seu país de origem, reencontraram-se no Hospital Dona Estefânia.

Depois de algumas semanas a contactarem via telemóvel, pois não podiam sair dos seus quartos, eis que chegou o dia do reencontro na escola do hospital. Foi uma grande emoção para os dois e para quem presenciou.

A amizade é uma das melhores coisas da vida!


Sobre HDE Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e ES

Serviço de Apoio Escolar 2º/3º CEB e E. Secundário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *